Bem-vindo ao Your Souls - A sua Alma , O seu ser.... Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
406
Total de mensagens
23.195
Total de tópicos
3.859
0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.
O mal existe?

Certo dia, um professor ateu desafiou seus alunos com a seguinte pergunta: Deus fez tudo o que existe?

Um estudante respondeu corajosamente: Sim, fez!

Deus fez tudo, mesmo? - Insistiu o professor.

Sim, professor, respondeu o jovem.

O professor replicou: Se Deus fez todas as coisas, então Deus fez o mal, pois o mal existe. E, considerando-se que nossas ações são um reflexo de nós mesmos, e somos a imagem e semelhança de Deus, então Deus é o mal.

O estudante calou-se diante de tal afirmativa e o professor ficou feliz por haver provado uma vez mais que a fé era um mito.

Outro estudante levantou sua mão e disse: Posso lhe fazer uma pergunta, professor?

Sem dúvida, respondeu-lhe o professor.

O jovem ficou de pé e perguntou: Professor, o frio existe?

Mas que pergunta é essa? Claro que existe, você por acaso nunca sentiu frio?

O rapaz respondeu: Na verdade, professor, o frio não existe. Eu não sou especialista no assunto, mas, segundo as leis da Física, o que consideramos frio é, na realidade, ausência de calor.

Todo corpo ou objeto pode ser estudado quando tem ou transmite energia, mas é o calor e não o frio que faz com que tal corpo tenha ou transmita energia.

O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe.

Criamos esse termo para descrever como nos sentimos quando nos falta o calor.

E a escuridão, existe? - Continuou o estudante.

O professor respondeu: Mas, é claro que sim.

Novamente o senhor se engana, a escuridão tampouco existe. A escuridão é, na verdade, a ausência da luz.

Podemos estudar a luz, mas a escuridão não. O prisma de Newton decompõe a luz branca nas várias cores de que se compõe, com seus diferentes comprimentos de onda.

A escuridão não. Um simples raio de luz rasga as trevas e ilumina a superfície que a luz toca.

Como se faz para determinar quão escuro está um determinado local do espaço?

Apenas com base na quantidade de luz presente nesse local, não é mesmo? Escuridão é um termo que o homem criou para descrever o que acontece quando não há luz presente.

Finalmente, o jovem estudante perguntou ao professor: Diga, professor, o mal existe?

Ele respondeu:  Claro que existe. Como eu disse, no início da aula, vemos roubos, crimes e violência, diariamente, em todas as partes do mundo. Essas coisas são o mal.

Então o estudante disse:  O mal não existe, professor, ou, pelo menos, não existe por si só. O mal é simplesmente a ausência do bem.

O mal, como acontece com o frio e o calor, é um termo que o homem criou para descrever essa ausência do bem.

Assim sendo, Deus não criou o mal.

Deus criou o amor, a fé, que existem como existe a luz e o calor.

Já o mal é resultado da falta de Deus nos corações. É como o frio que surge quando não há calor, ou a escuridão que acontece quando não há luz.

Diante da lógica da argumentação do aluno, o professor se calou, pensativo.

*   *  *

O mal não tem vida própria, é apenas a ausência do bem.

Onde o bem se faz presente, o mal bate em retirada.

Já o amor é de essência Divina, e está presente nos corações de todos os homens, mesmo que em estado latente, esperando a oportunidade de germinar, crescer e florescer.

http://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=1028&let=M&stat=0
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
(Confúcio)

É claro que o mal existe. Não é preciso grande filosofia para explicar a verdadeira face do mal.

Muitos pensam: O diabo! Kim Jong Un! Estado Islamico! Magos Negros! A corrupção, dizem muitos.
Sim, de facto isso são facetas do mal, mas de um mal distante de nos, daquele mal que só vimos na TV. O verdadeiro e derradeiro mal encontra-se escondido por detras daquelas pessoas que pensas que sao uma coisa mas no fundo sao outras, bem diferentes daquilo que tu pensavas. Cobras em pele humana por assim dizer. O verdadeiro mal está dentro desse tipo de escoria e lixo que dizem te uma coisa agora, e amanha ou daqui a cinco minutos mostram-te uma realidade bem diferente, pois desmascaram-se a eles mesmos, assim que lhes estala o verniz. E para esses, a minha magia negra até que estejam destruidos.

O mal com mal maior se paga.


Oh Malik... ha pessoas tao egoistas e egocentricas, que para alem de nao merecerem bem algum, nao conseguem compreender sequer o conceito do que é o "bem".

Não somos todos iguais, meu amigo, pelo contrario, somos predadores.

Abraço!

_Indigo_
"Digo-vos: praticai o bem. Porquê? O que ganhais com isso? Nada, não ganhais nada. Nem dinheiro, nem amor, nem respeito, nem talvez paz de espírito. Talvez não ganheis nada disso. Então por que vos digo: Praticai o bem? Porque não ganhais nada com isso. Vale a pena praticá-lo por isto mesmo."

Fernando Pessoa

E só mais uma pequena observação sobre o "mal":

Há muita gentalha por esse mundo afora que, de tanto que receiam o "mal", acabam por atraí-lo. Pessoazitas e gentalha em geral, os quais se dizem "seres de luz" e "eu só faço bem aos outros", mas que no íntimo são legitimos lobos em peles de cordeiro, os quais odeiam, desprezam e detestam os seus semelhantes, apenas por que sim, sem motivos ou razões, e que provocam, deliberadamente, o mal a outras pessoas. Gente assim é especialista em rotularem-se a si mesmos como os "bons da fita"  e todos os outros como "seres das trevas".

Assim, esse tipo de "gente", entre aspas por que não o são, não passam de hipocritas estupidos que acabam por atrair para si mesmos o verdadeiro mal, por merecimento e por terem outorgado às suas "vitimas" o direito sagrado de as aniquilar.

E o mal, o autentico, vem de onde menos se espera. De várias formas, seja através de um isolamento subito de tudo o que os rodeia, um diagnóstico clinico, uma má disposição, e por fim uma vontade irresistivel de dar fim a propria vida e atirar-se de uma ravina abaixo.

Como veem, muitas vezes o "bem" atrai o verdadeiro mal. E quando este vem, nada ha que os proteja por que mereceram.

Incertus
é em tópicos como estes que dou razão ao espiritismo...

de facto, existe por um lado o amor... e por outro a ignorância... que como o próprio nome indica é o desconhecimento do Amor.

Maior amor é o que se tem por si próprio. Se nao houver amor por si mesmo, nunca conseguiremos amar seja quem for.

Solipsismo é a verdadeira ignorancia.

Incertus
pensei que era o contrário... "Ama os outros de forma a que consigas amar-te a ti próprio"...  ::)

Incertus
não complica em nada...  :)

essa parece a questão do ovo e da galinha... quem apareceu primeiro? ...mas se analisar-mos com um pouco mais de atenção a resposta está à frente dos nossos olhos.

nós vivemos basicamente num universo "electromagnético"...

ou seja... toda a energia que enviar-mos vai-nos ser devolvida na mesma proporção... tal como o Karma parece mostrar...

assim sendo...

CitaçãoPorque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação. 2 Timóteo 1:7

CitaçãoAmados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.
Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.
Amados, se Deus assim nos amou, também nòs devemos amar uns aos outros.
1 João 4:7-11

tá a ver? ...foi ELE quem deu o empurrão inicial... ;)

 As sagradas escrituras, quanto a mim não servem de prova. Apenas são válidas para quem nelas acredita..

Apesar disso concordo com um bocadinho de tudo o que foi dito aqui, por todos.

Já agora deixo-vos aqui os meus dois principais lemas de vida:

-Planto o bem para colher o amor.
-Não existem coincidências, só consequências.

Perdoem o que vou escrever,se ofender alguns.O mal é o caminho mais fácil,o mal é animal,o mal é instinto...Quem é ferrado e responde com ferradela é o animal!O homem tem uma ferramenta com poderes inimagináveis que Deus nos deu para que sejamos diferentes dos animais,somos seres pensantes e interagimos entre nós com uma coisa linda que se chama linguagem!

Se eu posso levar aquela pessoa que me fez mal a compreender que nada ganhou com isso é bom pra mim e bom pra ela pois pode canalizar doravante as suas energias pra fazer o bem e ainda livro um monte de gente de sofrerem as maldades seguntes dessa pessoa.Mas ensinar a fazer o bem é trabalhoso,as pessoas n querem,querem o mais fácil,responder na mesma moeda e xau!Assim perde-se a oportunidade de construir uma sociedade melhor.

NINGUEM NASCE MAU!As pessoas simplesmente aprendem que ser mau é  mmais fácil,rapido e eficaz pra resolver questões a curto prazo mas a longo prazo só se enterram e n existe ninguém que lhes possa dispensar 5 minutos  do seu dia pra explicar que quem planta com amor,carinho e respeito colhe bons frutos,quem planta à balda e nem  se interessa colhe fruta podre,minada pelo bicho e de sabor amargo igualzinho ao sabor do que consegue as vitorias fazendo o mal.

Combater o mal com o mal é o  que de mais desumano um ser humano pode dizer pela boca fora pois não há qualquer desculpa pra fazer mal,a não ser a preguiça...
Não fales do que não sabes/Não te metas onde não podes/Não te eleves onde não chegas...DEUS NO COMANDO....

Quando eu era jovem e cheia de ideais, um senhor na altura com 60 anos, disse-me que o homem é por natureza mau e que a sociedade é que o tornava bom...eu teimei com ele, na minha inocência,e disse-lhe que era precisamente o contrário. Agora, olho para trás, e dou razão a esse senhor.
Já assisti a tanta nojeira feita pelo ser humano, que quando vejo uma pessoa boa, chego à conclusão que afinal ainda não está tudo perdido, ainda vale a pena por essas pessoas.
O mal existe e com força!

O mal existe porque o ser humano é imperfeito. O mal não se justifica a si mesmo, no entanto, se o ser humano lutar contras os seus maus instintos, torna-se mais forte moralmente e evolui no caminho do bem e do aperfeiçoamento moral.

 Existe um livro muito bom, dum escritor que neste momento está um pouco desacreditado, que fala precisamente sobre a natureza humana.. Chama-se "O demónio e a senhorita Primm", do escritor Paulo Coelho.

Incertus
Citação de: Hugão em Abril 19, 2016, 07:35:32
Existe um livro muito bom, dum escritor que neste momento está um pouco desacreditado, que fala precisamente sobre a natureza humana.. Chama-se "O demónio e a senhorita Primm", do escritor Paulo Coelho.

Ora aqui está um livro que vale a pena ler...   :)

e de facto o seu conteúdo tem potencialidade para lançar umas luzinhas sobre este tópico... ou no minimo "alargar perspectivas"... ;)