Violência Doméstica

Iniciado por Valkyrie, Abril 28, 2016, 01:37:34

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 4 Visitantes estão a ver este tópico.

Valkyrie

Abro este tópico com o intuito de saber a vossa opinião sobre este assunto. Aqui também se insere a violência entre casais de namorados.

Começo por deixar algumas questões iniciais e cada um está à vontade para contribuir com outras.

- O que é para vocês a violência doméstica? Só é considerado violência quando se parte para agressões fisicas ou conta também as psicológicas?

- Durante o namoro, que situações podem ser inseridas neste contexto?

- Acham correcto a intervenção de outrém de forma a alertar as autoridades ou são apologistas da velha frase de "entre marido e mulher, não se mete a colher?"
"My manner of thinking, so you say, cannot be approved. Do you suppose I care? A poor fool indeed is he who adopts a manner of thinking for others!"
― Marquis de Sade

Fleite

     Já chamei a policia por me aperceber que um casal vizinho estava à porrada. Acho que isto sintetiza a minha opinião.

Mestre Cruz


_Indigo_

Há uns anos atrás quando vinha do trabalho, apanhei o comboio para vir para casa.
Normalmente costumo ficar de pé, próximo da porta de saída. Houve um casal na casa dos 20/21 anos que entrou na estação depois da minha, e o rapaz vinha a falar com bastante agressividade com a moça.. creio que ele lhe deva ter dar algum estalo, pois ela vinha com a cara vermelha dum lado.
Eu comecei a observar a discussão dele para ela e ele topou que eu o estava a observar.
Automaticamente parou de discutir com a moça e começou a querer conversa comigo. Raramente digo seja o que for quando me ameaçam. Mas quando tentam colocar a mão em mim, dão-se mal.

Mandei-lhe um pontapé na barriga, que até caiu das escadas do comboio.
Saiu caladinho que nem um rato e deixou a rapariga sozinha.
Tive pena dela.

smaiza

Citação de: Fleite em Abril 28, 2016, 01:42:35
     Já chamei a policia por me aperceber que um casal vizinho estava à porrada. Acho que isto sintetiza a minha opinião.

Eu também... Mas a Sr.a que, supostamente estava a ser agredida, pelos vistos estava a gostar.  Quando foi abordada pelas autoridades, disse que se tratava de um mal entendido porque só estava a "conversar" com o marido.

A próxima vez, que como toda a certeza voltará a existir, não serei eu a tomar qualquer tipo de medidas.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
(Confúcio)

Victoria

1 - O que é para vocês a violência doméstica?
É toda a violência praticada na e pela família: entre marido e mulher, contra os idosos, crianças, pessoas com deficiência, pessoas fragilizadas por algum motivo.

2 - Só é considerado violência quando se parte para agressões fisicas ou conta também as psicológicas?
Há vários tipos e todos deixam marcas: violência física, psicológica (gritar, falar mal, chamar nomes, etc), económica (limitar o acesso ao dinheiro, por exemplo), usar a fragilidade de um idoso ou criança e não dar o tratamento adequado (medicação, alimentação, etc)
Note-se que a violência da mulher contra o marido também existe: alguns homens são agredidos e só a gora tomam a atitude de apresentar queixa às autoridades.

3 - Durante o namoro, que situações podem ser inseridas neste contexto?
Bater, chamar nomes, agredir verbalmente, etc

4 - Acham correcto a intervenção de outrem de forma a alertar as autoridades ou são apologistas da velha frase de "entre marido e mulher, não se mete a colher?"
Acho correcto, desde que ultrapasse uma simples discussão (as pessoas apercebem-se quando não é uma simples discussão)

Céu Azul


Luna

Citação de: Mestre Cruz em Abril 28, 2016, 01:53:51
Eu como sou moda antiga...acho que está  tudo dito...

Bom dia e desculpe a pergunta mas o que quer dizer moda antiga ???

Também gosto de muito coisa antiga,mas nunca aceitei ou vou aceitar que um homem me bata se levar troco :-[ ou no caso contrario uma mulher bater num homem,porque também o há :(

Concordo com a Aurora em tudo ;) 

A vida é curta.Quebre as regras,perdoe rapidamente,beba lentamente,ame verdadeiramente,ria incontrolavelmente  e nunca se arrependa de nada que te faça sorrir!

:)

Blue Star

Concordo a 100% com a Aurora.
Muitas das vitimas, senão quase todas, mentem às autoridades e minimizam a situação..acham que a culpa é delas e que aquela violência a que estão sujeitas não é nada de especial. Isto devido a essa mesma violência que lhes faz uma "lavagem cerebral".
Acho que as pessoas que se apercebem da violência, devem mesmo alertar as autoridades, apesar de muitas vezes isso lhes trazer bastantes inconvenientes e incómodos, mas são essas mesmas pessoas que vão acabar com a situação e talvez salvar uma vida.

rocha19

Eu já levei umas lambadas de uma namorada >:( e tudo começou com uma discussão eu não lhe dei uma coça ,porque não fui educado assim...
"bater em mulheres" fiquei muito doente com essa situação , claro que nunca contei a ninguém , é a primeira vez que conto aqui  >:(
Ás vezes lembro me do que aconteceu e estou arrependido de não lhe ter partido a cara toda  >:(
Não sei se fiz bem ou mal não bater ou não me defender, nunca contei a ninguém para não ser gozado, mas devo dizer que já aconteceu á 6 ou 7 anos
e ainda hoje é o dia que me lembro sempre >:( deixou me algumas marcas até nos relacionamentos que tive , tive sempre receio de dizer o que sinto ou até desejos sexuais...com receio de ser novamente mal tratado e levar mais umas bofetadas, acho que muitos membros agora compreendem certas perguntas e dúvidas que tenho tido e tenho perguntado no "FÓRUM PRIVADO daqui Your Souls" toda a gente tem sido uma grande ajuda a ultrapassar grandes traumas que tenho, obrigado ás amigas e amigos que lá tenho ;D acho que até ao verão estou curado com as terapias do fórum privado 8) 8) 8)
Adoro conviver com toda a gente....

Céu Azul

rocha19, independentemente dos dissabores que esse episódio te trouxe, tomaste a atitude correcta. É nisso que tens de te concentrar. Fizeste o que estava certo. Não bater de volta. Se o fizesses, serias igual a ela, certo? Amor com amor se paga, mas violência... nem pensar.

Bem hajas! E vais ultrapassar isso, tenho a certeza!

rocha19

Dizes que fiz bem , mas não é normal uma pessoa defender se? Devemos deixar ser mal tratados? Eu por acaso agi assim, mas não sei se voltava agir da mesma forma, obrigado pelas tuas palavras ;)
Adoro conviver com toda a gente....

Céu Azul

Eu acho que te defendeste. Pelo que eu entendi não ficaste com ela, pois não? Essa é a tua defesa. Não deixaste ser maltratado, pois essa relação teve um fim, ok? Nunca penses duas vezes, fizeste o correcto. Já pensaste nas implicações de lhe bateres de volta? Até mesmo psicologicamente, hoje estarias a pensar "mas que raio de homem sou eu que fui bater numa mulher"? Mesmo sendo em defesa... percebes o que quero dizer?
Não te arrependas, pelo contrário, orgulha-te. You did good.  ;)

Hugão

 Concordo com o que foi dito aqui grande Rocha, fizeste muito bem, isso é de homem. Na minha profissão já defendi várias mulheres, até mesmo uma que estava a pedir para levar na tromba, mas a verdade é que o ser humano consegue descer ao mais baixo nivel nestas situações... Tenho muita pena que as pessoas sejam agressivas, e não saibam utilizar as duas faculdades que nos distinguem dos demais animais, de forma a entenderem-se....

Planto o bem para colher o amor..

nocturna

Bem,este é um assunto complexo.Nao vou estar aqui com rodeios,já me bateram em relacionamentos e eu também já bati.Por vezes a relação entre um casal não é fácil,dai que já estou no meu 3ro casamento.Aquilo que eu sinto,por experiencia própria é que à medida que os relacionamentos abusivos vao passando aquilo que n permitíamos no 1ro passamos a relevar no 2do e por aí em diante talvez por uma espécie de cançaso,resignação,por acharmos que mesmo depois de termos tido tantas experiencias afinal "é tudo igual"....O conselho aqui é que n aceitem o inaceitável,n deixem que isso se entranhe na vossa vida ou vao passar a achar que isso é normal.

Outra coisa eu sei,o abuso psicológico é 30vezes pior e mais marcante que o físico.Ja faz uns anos largos,tive um namoro de cerca de 2 meses que conseguiu arruinar-me mais que um casamento de anos de convivência. Conheci essa pessoa e ao inicio mostrou-se encantador,trabalhador,um verdadeiro gentleman,protector,tratava-me bem,elogiava-me...Em pouco tempo começou a censurar o que eu vestia,as minhas amizades,a controlar a minha vida,as minhas saídas,o que fazia,onde ia,o que comprava,tudo!Eu,em busca daquele sentimento do inicio que me deixava tao bem comecei a mudar para "merecer" aquele homem.Isolei-me de todos,deixei de ser eu própria,comecei a vestir-me quase como uma freira,se pusesse um decote ele n gostava,se vestisse uma saia ou uns calções também não,sofria muito com os jogos psicológicos dele,emagreci ate pesar menos 10 kilos,isso no primeiro mês.Tive a sorte de ter amigos que me ajudaram muito com os quais no inicio lutei pra n sair daquilo(achava que estava bem) mas consegui abrir os olhos e saltar fora.Os meus amigos foram ameaçados por essa pessoa,eu também fui ameaçada e passei quase 1 ano a ser perseguida por ele de todas as formas o que só acabou quando mudei de cidade.

Resumindo,existem muitas formas de violência domestica e quem diz que nunca passou por isso de uma maneira ou de outra mente.Ajudar uma vitima de violência é difícil muito por cauda da "lavagem cerebral"que o agressor lhe faz.Se forem vizinhos de alguém que sofre dessa situação é quase impossível ajudarem pois se chamarem a PSP muitas vezes ficam mal vistos n só pelo agressor como pela vitima.Se forem amigos esforcem-se ao máximo,interessem-se,vigiem,conversem...E tentem ao máximo mostrar àquela pessoa que existe vida pra lá da vida com aquele companheiro.
Não fales do que não sabes/Não te metas onde não podes/Não te eleves onde não chegas...DEUS NO COMANDO....