Violência Doméstica

Iniciado por Valkyrie, Abril 28, 2016, 01:37:34

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 4 Visitantes estão a ver este tópico.

smaiza

E eu ainda acrescento. Nem me daria ao trabalho de retribuir.  ;)
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
(Confúcio)

Incertus

Citação de: smaiza em Maio 08, 2016, 07:05:59
Incertus, tendo em conta que estamos off topic, convido-o a abrir um novo tópico, com este mesmo tema. Terei todo o prazer em trocar algumas ideias consigo. ;D

oh... pronto... vou antes calar-me que é melhor...  ::) ...isto porque eu não acho que seja offtópic...  :P

afinal tanto mentir como trair são duas formas de Violência psicológica... doméstica...  ::)

No entanto a ideia de abrir um tópico com esse tema não é má... se estiver para aí virada abra um que eu vou lá atirar-lhe com umas postas de pescada...  ;D

strong

"When you gonna wake up and fight for yourself?"

onetruth

Violência doméstica é o tema.
Transformado em homens versus mulheres. A culpa é dos homens! Não, é das mulheres!
Se a pessoa ora nasce como homem ora como mulher, não é violência contra nós próprios seja qual for o género?

Vejamos o seguinte. Se a "culpa" é do homem ou da mulher (conforme a opinião) contra o outro do género diferente, então pressupõe-se que existe um conflito cuja variável é a dinâmica que existe entre as características masculinas e femininas, certo?
E quando a violência doméstica é entre casais do mesmo sexo? Para onde foi morar a variável dinâmica entre géneros? Não haverão um conjunto de variáveis, independentes do género, que levam à violência doméstica?
Enquanto se achar que a causa está no género, vão gastar as vossas energias a debater Homem vs Mulher e não chegam às causas deste tipo de violência.

Citando:
«Facto: A violência doméstica é, sobretudo, uma questão de poder e do seu exercício e controlo. Nas vivências violentas homo ou heterossexuais, o exercício desse poder através da violência não se traduz apenas em violência física, mas também psicológica, social, económica. Mesmo relativamente à violência física, o facto de serem dois homens ou duas mulheres não significa que exista um equilíbrio de poder ou de força física.»

Qual é a razão para a violência entre colegas raparigas de turma, entre irmãos homens, entre vizinhos, entre países? É o género?
Porque apesar de tantas crenças, opiniões e perspectivas, a verdade é só uma...
Pode ser extensa e complexa, mas é só uma...

RicardodeMatos

Boa tarde

Pessoalmente partilho da mesma opinião da Strong. Violência, não faz parte do meu ser.
Mas respondendo às questões da Valkyrie:

O que é para vocês a violência doméstica? Só é considerado violência quando se parte para agressões físicas ou conta também as psicológicas?

Para mim, a violência doméstica é todo o tipo de agressões que a mulher ou o homem, está sujeito durante um relacionamento. Podem ser agressões físicas, psicológicas, verbais.

Durante o namoro, que situações podem ser inseridas neste contexto?

A violência doméstica não ocorre apenas no namoro. Mesmo num casamento ou união de facto poderá surgir violência doméstica.
Mas usando apenas a opção de namoro, acredito que as inseguranças num casal possam criar estes problemas.
Haverá sempre aquele sentimento de posse e querer controlar o companheiro ou companheira, levando-o/a a verificar constantemente a privacidade um do outro. Controlar as chamadas e as sms que recebe no telemóvel, controlar as amizades que possui nas redes sociais, controlar as saídas com amigos ou amigas, etc.
Muitas pessoas não aguentam a pressão de ver a sua cara-metade partilhar interesses com outras pessoas, daí mais tarde surgir a violência, porque o clima entre ambos acabará por ficar insustentável.
Quando há confiança um no outro não há necessidade de discutir ou agredir.

Acham correcto a intervenção de outrém de forma a alertar as autoridades ou são apologistas da velha frase de "entre marido e mulher, não se mete a colher?

Em qualquer situação em que há violência, considero que seja correcta a intervenção. Muitos homens e mulheres criam uma ilusão na cabeça e julgam que tudo isso irá acabar um dia. Também há quem tenha vergonha e se sinta demasiado/a humilhado/a para pedir auxílio.
Quando verifico que há violência e sentir que posso ajudar, com certeza o farei. Ninguém merece viver infeliz uma vida inteira.

Valkyrie

Exacto, tal como disse anteriormente não referi géneros, apesar de haver uma incidência maior de homens contra mulheres. Mas lá está, muitos homens também sofrem na mão das mulheres.

Achei pertinente terem respondido na questão do namoro (pois agora começa logo nessa altura), o ciume excessivo, proibições, o controlo exercido, etc. Era ai que eu queria chegar.

Recuando mais um pouco também foi falado que quem é vitima de relações abusivas acaba por relevar certas coisas com o passar do tempo.

Posto isto:
- O que acham que se poderia fazer para evitar estas situações?
- De quem é a culpa?
"My manner of thinking, so you say, cannot be approved. Do you suppose I care? A poor fool indeed is he who adopts a manner of thinking for others!"
― Marquis de Sade

Anark

Olá bom dia,

Vou dar a minha humilde opinião, que vale o que vale..

- O que é para vocês a violência doméstica? Só é considerado violência quando se parte para agressões físicas ou conta também as psicológicas?

Violência doméstica para mim, começa no momento em que a outra pessoa começa a afectar o bem estar da pessoa com quem está.
E isto começa no psicológico, no verbal, no atingir a auto estima ... E atrevo-me a dizer que muitas das vezes quando uma das partes parte para a violência física é algo que, não quero dizer que já se espera, mas que é o mais óbvio que aconteça ... A violência doméstica começa no controlo excessivo, nos ciúmes doentios, na obsessão .. há uma data de comportamentos que podemos identificar...

- Durante o namoro, que situações podem ser inseridas neste contexto?
Tal como referi em cima, e não serve apenas para namoro, mas em qualquer relação entre duas pessoas, as situações de controlo excessivo, ciúmes doentios, obsessão, sensação de propriedade da pessoa, objetificação da outra pessoa, destruição da auto estima, redução da personalidade, o forçar a outra pessoa a ter relações, a fazer coisas que não quer, que não gosta, sob ameaça de fim da relação, até porque consegue convencer a outra parte que não vai haver mais ninguém interessada nela ...

- Acham correcto a intervenção de outrém de forma a alertar as autoridades ou são apologistas da velha frase de "entre marido e mulher, não se mete a colher?"
Não só acho correto como uma intervenção atempada, poderá evitar uma desgraça.
Essa velha frase já não existe nos dias que correm, e quem ainda concordar com a mesma é porque não tem noção da gravidade.

Concordando com o RicardodeMatos .. sim, existe todo um conjunto de situações que levam ao silêncio.
A vergonha, a ridicularização, a não compreensão das pessoas que nos rodeiam "Como é que tu deixaste que isto acontecesse?!", o medo que se vive diariamente, as ameaças que se sofrem, tudo isto contribui para que não haja abertura para a pessoa dizer BASTA. E vai-se protelando uma situação, por tempos sem fim, porque na verdade ainda se acredita que "foi só daquela vez" ou que na verdade "a culpa até foi minha", e é esta culpabilização da vítima que na grande parte dos casos faz com que a mesma não denuncie a situação. A vítima sente-se tão culpada, que consegue realmente acreditar que é violentada fisica/psicologicamente porque merece esse tratamento...

Valkyrie, acho que na parte da culpa consegui responder-te ... a culpa é de quem tem conhecimento da situação e não denuncia, de quem julga antes de apoiar, de quem recrimina sem passar pela situação, de quem aponta o dedo sem saber o que se passa na verdade .. porque .. só quem está no convento é que sabe o que vai lá dentro ..
O que se poderia fazer?!
Nada.
Educar melhor os nossos filhos.
Passar-lhes os valores correctos.
E denunciar as situações que temos conhecimento. Mesmo que na altura a pessoa se vire contra nós...
"Love all, trust few, do wrong to none...."

RicardodeMatos

Boa tarde

Recuando mais um pouco também foi falado que quem é vitima de relações abusivas acaba por relevar certas coisas com o passar do tempo.

Posto isto:
- O que acham que se poderia fazer para evitar estas situações?
- De quem é a culpa?


A meu ver, a calma e o diálogo serão sempre necessários para tentar não agravar mais a violência. Muitas vezes podemos agir de cabeça quente quando nos fazem algo violento, o que poderá fomentar mais agressividade e violência.
Se o diálogo calmo não resolver, então será necessário pedir ajuda a alguém e fazer participação nas autoridades. Se houver testemunhas que presenciem o caso, mais força a queixa ganha nas autoridades.

Em relação à culpa, aí poderá depender de vários factores. Normalmente, os ciumes são um dos principais factores. As mentiras num relacionamento e as traições, também podem ser outros factores, etc.
É necessário compreender que cada pessoa possui um feitio diferente. Há pessoas que actuam com mais calma e serenidade, resolvendo a questão de forma pacifica. Mas também há aquelas pessoas, pouco tolerantes e que reagem mal à frustração de saberem que foram humilhados/as pela pessoa que amam ou amavam, daí partirem para a agressividade como forma de castigo/vingança. Mas também há aquelas pessoas que sabem que são humilhadas e humilham também quem as humilhou, como por exemplo, nas traições matrimoniais ou num namoro, o homem e a mulher traírem-se mutuamente e vivem assim o casamento/namoro deles. Acaba por ser uma grande mentira para ambos.