Bem-vindo ao Your Souls - A sua Alma , O seu ser.... Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
406
Total de mensagens
23.195
Total de tópicos
3.859
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
     Aproveito este pequeno texto bíblico que o "escriba" também fez questão de publicar, para dele retirar pormenores que demonstram que a reencarnação aos olhos de Jesus não acontece da forma que o espiritismo a apresenta.

Novo Testamento, João 3:1-15:

     E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
     Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
     Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
     Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
     O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
     Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
     O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
     ......
     Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?


     Neste relato, Jesus apresenta-nos uma segunda vida não como reencarnação integral do espírito, mas sim como a geração (do verbo gerar) de um espírito de uma forma em tudo idêntica à geração de um corpo. Num corpo são as células do pai e da mãe que se fundem e dão origem a um novo corpo. No espírito são os átomos energéticos do pai e da mãe que se fundem e dão origem a um novo espírito.

      Parece coisa sem lógica ou sentido, mas é interessante notar que está escrito na bíblia que os filhos pagam pelos pecados dos pais até à quarta ou quinta geração.

     Somente se uma parte do espírito dos pais, por muito pequena que seja, continuar a viver no espírito do filho, se compreende esse pagamento sem ter que acusar deus de estar a punir os filhos por coisas que não fizeram, o que só por si seria sadismo.

     Esta forma de entender as coisas do espírito até conseguem justificar o porquê de Jesus se dizer filho de deus, pois deus poderá ter incorporado em José e dessa forma ter praticado o coito com Maria e desse acto ter nascido Jesus, que seria filho carnal de pais físicos e espiritual de deus e Maria. Esta teoria só não é facilmente aceite por qualquer crente porque tira o milagre ao acontecimento e as pessoas gostam dessas coisas.

     De notar que algumas seitas praticam atos sexuais com os médiuns incorporados por espíritos, e disso talvez o Astaroth nos possa falar noutro tópico, se assim o entender.

     Para um leigo nas coisas do espírito até pode parecer não ter sentido, mas aos olhos de um médium minimamente conhecedor das capacidades de alguns espíritos,é um assunto que merece reflexão.

     Mas sobre isso também Jesus disse: -"Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais (espirituais)?".  Será que nas coisas celestiais sabemos agora mais que os fariseus daquela altura?

     Se houver interessados podemos continuar a desenvolver este tema que nos pode dar uma visão muito diferente da vida.

Fleite

  Parece coisa sem lógica ou sentido, mas é interessante notar que está escrito na bíblia que os filhos pagam pelos pecados dos pais até à quarta ou quinta geração.

Esta passagem, interpreto como sendo a "punição" por erros que a alma cometeu em existências pretéritas. Uma alma pode reencarnar na mesma família, em várias gerações (antes foi avô, depois nasce como neto e por aí fora).

Fleite, admiro o seu empenho em chegar a conclusões raciocinadas. Só quem procura a verdade consegue encontrá-la. Aplaudo-o por isso. Se me permite, vou tentar explicar este assunto à minha maneira, não para contrariar o seu raciocínio mas para dar a minha colaboração no sentido de uma visão diferente.

Jesus refere-se à reencarnação, sem utilizar este termo porque ele só começou a ser utilizado séculos mais tarde. Nascer de novo, e reencarnar é a mesma coisa. Nós não somos um corpo - temos um corpo, provisoriamente. Somos espíritos imortais. O espírito que precisa reencarnar, começa a sua ligação ao novo ser humano no momento da concepção.  O espírito necessita reencarnar para evoluir no plano físico, prestando provas, expiando faltas ou auxiliando outros espíritos. Quando reencarna, o espírito vem à Terra como outra pessoa: homem ou mulher; pobre ou rico ....

Todas as experiências são necessárias para uma completa aprendizagem. Se cumprir a sua missão, eleva-se a um plano superior mas o objectivo é sempre evoluir pela aprendizagem e trabalho. Vou citar um pequeno texto ilustrativo do que acabo de escrever:

"Sois Espíritos colocados durante certo tempo em um vestuário de carne, a fim de vos preparardes para uma vida espiritual mais elevada, na qual colhereis o fruto da seara semeada no passado. Não vos espera um fabuloso céu, de torpor eterno, mas sim uma atividade útil, progressiva, que vos ajudará evolutivamente, sempre para mais altas perfeições" (William Stainton Moses in Ensinos Espiritualistas).

Outra forma de expressão de nós mesmos nasce para nova aprendizagem ou reparação, sucessivamente, até que tenhamos suficiente conhecimento e moralidade para não mais precisarmos de passar por experiências limitados a um corpo de matéria densa.

Cada espírito, apenas tem que corrigir os próprios erros em que incorreu no passado (esta ou outras encarnações). O que acontece é que muitas vezes nascemos na mesma família porque na família deixámos de cumprir obrigações. Vou inventar uma pequena história, apenas para ilustrar a ideia que quero transmitir. «Dois irmãos herdam uma fortuna e um mata o outro para ficar com toda a herança. Mais de um século depois, no plano espiritual, prepara-se a reencarnação, primeiro de um e vinte anos mais tarde do outro. Desta vez serão mãe e filho para que se reconciliem pelo amor e cuidados que terão um com o outro ao longo de muitos anos.»

Um erro grave cometido, pode realmente ser corrigido mais tarde por um descendente, só que esse descendente pode ser o espírito faltoso.

Filhos de Deus somos todos, no sentido em que Ele é o Criador e nós somos as criaturas criadas por Ele.
Jesus é filho de Deus, Maria é filha de Deus, José é filho de Deus, eu e você somos filhos de Deus...
Não há milagres de nascimento. Os corpos nascem de corpos. O espírito imortal utiliza o corpo para ter experiências físicas, necessárias à sua evolução.
Mais uma vez repito: somos espíritos. Os corpos são veículos de evolução dos seres.
Fomos criados como seres simples e ignorantes. Seremos um dia espíritos elevados e o mérito será nosso.

Não conhecemos ainda a verdade toda, porque ela é revelada progressivamente, na medida das nossas capacidades.
Hoje sabemos muito mais do que os fariseus do tempo em que Jesus viveu fisicamente na Terra.
Rejeito os dogmas e aceito o que para mim faz sentido

Citação
CitaçãoParece coisa sem lógica ou sentido, mas é interessante notar que está escrito na bíblia que os filhos pagam pelos pecados dos pais até à quarta ou quinta geração.

Esta passagem, interpreto como sendo a "punição" por erros que a alma cometeu em existências pretéritas. Uma alma pode reencarnar na mesma família, em várias gerações (antes foi avô, depois nasce como neto e por aí fora).
bom dia , nao sei se tem haver com reformulação do dna?? a barbara ann brennan refere no seu livro um caso de um homem que reencarna na mesma vida sem falecer.

Não percebo porque tanto se esforçam para combater a Doutrina Espirita.  Se estamos no caminho errado, não se preocupem, que o tempo que é senhor de tudo, nos mostrara o caminho certo.

Malik, só assim temos o mérito da evolução. O Mestre Jesus não nos disse "Eu trabalho e meu Pai também trabalha até hoje."

Se jesus e o Pai Celestial trabalham incansavelmente, porque teriamos de ser criados já perfeitos sem esforço proprio? Mesmo no Mundo Corporeo, algo se obtem se trabalho e esforço?

Citação de: Malik em Maio 01, 2016, 10:25:32
Citação de: escriba em Maio 01, 2016, 12:38:20

Fomos criados como seres simples e ignorantes.

Porquê? Porque o Criador nos criaria assim?
´

Esta sucessão de vidas tem como objetivo vivermos experiências para evoluirmos até sermos seres perfeitos.
Não somos vítimas de um Deus irado. Somos Sua criação, filhos da mesma substância (à falta de termo melhor) e co-criadores do universo.
Colaboramos na criação começando por nós mesmos, evoluindo "do átomo ao arcanjo". Esta expressão foi  utilizada no tempo em que a porção menor de matéria que se conhecia era o átomo. Fomos criados assim porque, como bem disse o mitiscop, "só assim temos o mérito da evolução".

Rejeito os dogmas e aceito o que para mim faz sentido

"Fui mineral, morri e me tornei planta,

como planta morri e depois fui animal,

como animal morri e depois fui homem, porque teria eu medo?

Acaso fui rebaixado pela morte?

Vi dois mil homens que eu fui, mas nenhum era tão bom quanto sou hoje.

Morrerei ainda como homem, para elevar-me e estar entre os bem-aventurados anjos.

Entretanto, mesmo esse estado de anjo terei de deixar."

Al Rumi – Poeta Islâmico  1207-1273

O conceito e o objectivo da reencarnação está explícito, não apenas no Novo Testamento como em diversas religiões e doutrinas filosóficas.

Existem registos do conceito de reencarnação nos Vedas, conjunto de quatro obras escritas em sânscrito no oriente, por volta de 1500 a. C. ou talvez antes.

Platão falava das almas que se preparavam para nascer ...

... e a doutrina espírita ainda não tinha sido codificada quando o poema de Al Rumi, postado por misticopt, foi escrito!
Rejeito os dogmas e aceito o que para mim faz sentido

Citação de: escriba em Maio 01, 2016, 12:38:20

Jesus refere-se à reencarnação, sem utilizar este termo porque ele só começou a ser utilizado séculos mais tarde. Nascer de novo, e reencarnar é a mesma coisa.
Citação de: escriba em Maio 01, 2016, 12:10:30
O conceito e o objectivo da reencarnação está explícito, não apenas no Novo Testamento como em diversas religiões e doutrinas filosóficas.

Existem registos do conceito de reencarnação nos Vedas, conjunto de quatro obras escritas em sânscrito no oriente, por volta de 1500 a. C. ou talvez antes.

... e a doutrina espírita ainda não tinha sido codificada quando o poema de Al Rumi, postado por misticopt, foi escrito!


     Existe uma profunda contradição nos dois textos que escreveu. Num diz que ainda não era falado e no outro que já era mais que conhecido.

     Na verdade o hinduísmo já pregava esse conceito 5 mil anos antes de Cristo, além de que já era uma das bases fundamentais de religiões do Antigo Egipto, portanto se Jesus quisesse dizer que o espírito reencarnava tê-lo-ia dito por forma a não confundir mais ainda o pobre do Nicodemos.

     Jesus tentou-nos esclarecer e ensinar coisas que ele sabia e que os homens desconheciam, mas não tem culpa que as religiões alterem e dêem significados que as suas palavras não tinham.

     Para o espírito, e ao contrário do que você diz, nascer de novo é muito diferente de reencarnar. Se quiser saber as diferenças, diga que eu publico o texto que escrevi em que mostro a diferença, mas desde já aviso que é um texto longo.

Citação de: misticopt em Maio 01, 2016, 10:38:53
Não percebo porque tanto se esforçam para combater a Doutrina Espirita.  Se estamos no caminho errado, não se preocupem, que o tempo que é senhor de tudo, nos mostrara o caminho certo.


     Não se trata de combater a doutrina espírita nem qualquer outra. Ao inserir esta exclamação no seu texto como resposta, acusar-me de eu o estar a fazer. Simplesmente da mesma forma que aqui são publicados textos de livros religiosos espíritas e não só, que expõem uma verdade diferente da verdade de outras religiões, julgo-me também no direito de poder expor uma possível verdade, baseada na lógica, e que por esse motivo forçosamente irá também contra a verdade das várias religiões.

     Quanto à não preocupação pela possibilidade de estarem no caminho errado é uma forma errada de pensar. Todos sabemos que o E.I. comete as atrocidades de que temos conhecimento em nome de um deus, seja lá ele quem for. Ameaçam o mundo com as suas ideias religiosas que nos querem impor. Devemos esperar que assassinem milhões de inocentes que professam religiões diferentes, até que cheguem à conclusão por eles mesmos, ou que o seu deus lhes mostre que estão errados?

     Dizemos que a doutrina deles é um absurdo e que não tem lógica nenhuma, mas esse é também o problema de todas as religiões que se baseiam unicamente na fé. Usam a fé para justificar o injustificável e sempre usando a coação para absorver adeptos.

     Eu tenho por hábito julgar o que digo e o que faço antes de julgar os outros, e não com medo de contrair um karma ou qualquer outro castigo divino, mas simplesmente para poder viver em paz com a minha consciência, livrando-me assim dos remorsos por fazer o que não devia.

Eu não acuso ninguém, se tomar um pouco de atenção verá que em todos os seus posts expondo as suas ideias, o que acho correto, menciona sempre a Doutrina Espirita como a errada no seu ver. O que a Doutrina ensina não é correto no seu ponto de vista então está mal. Se a Doutrina não está de acordo com as suas crenças e já reparei que nada da Doutrina está de acordo com o que pensa é errado. Porque não expõe as suas ideias sem mencionar religiões?
O Espiritismo não pratica o Proselitismo, assim que não importa o numero de seguidores, mas cada um se importa com a sua consciência.
A Doutrina Espirita é o Consolador prometido por Jesus, Ele próprio o disse que teria muitas coisas para nos dizer mas que na altura não éramos capaz de suportar. Não há nenhuma ciência, filosofia ou religião que trouxe tanto conhecimento do mundo Espiritual como o Espiritismo.
Ninguém lhe aponta uma arma a cabeça e lhe manda rebentar-se, matando milhares de inocentes, quem se junta e o faz, faz de sua livre e expontanea vontade.

Sabe que o fanatismo religioso também é uma prova que o Espírito tem que suportar.

Fleite, o que eu disse (ou o que quiz dizer) foi que o conceito de reencarnação é muito antigo e que o termo "reencarnação"
é muito recente. Não há contradição nenhuma.

Eu não rejeito tomar conhecimento de pontos de vista diferentes dos meus.
Publique o seu texto e eu o lerei com toda a atenção.
Rejeito os dogmas e aceito o que para mim faz sentido

Citação de: escriba em Maio 01, 2016, 04:52:42
Fleite, o que eu disse (ou o que quiz dizer) foi que o conceito de reencarnação é muito antigo e que o termo "reencarnação"
é muito recente. Não há contradição nenhuma.

Eu não rejeito tomar conhecimento de pontos de vista diferentes dos meus.
Publique o seu texto e eu o lerei com toda a atenção.

Reencarnação foi uma palavra cunhada por Allan Kardec, de certo e lógico que não aparece em nenhum dos textos antes da Codificação da Doutrina.

A Palavra que aparece no textos mais antigos creio que é palingenesia que é a mesma coisa que reencarnação

Significado de Palingenesia

s.f. Eterno retorno.
Renovação, regeneração, renascimento.
Reaparição periódica dos mesmos fatos, vidas e almas.
Princípio filosófico e religioso admitido primeiramente pelos pitagóricos e estóicos.
Crença na persistência da humanidade através dos ciclos históricos, segundo Vico.
Definição de Palingenesia

Classe gramatical: substantivo feminino
Separação das sílabas: pa-lin-ge-ne-si-a
Plural: palingenesias

Fonte: Dicio / Dicionário online Português

***********


Perfeição é a meta. Reencarnação é o caminho." (Emmanuel)

Iniciando nossa participação neste espaço dedicado ao médium de Pedro Leopoldo, apresentaremos, a partir de hoje, algumas pequenas (porém sinceras) contribuições acerca da obra Chico, Diálogos e Recordações...

Logo nas primeiras páginas do livro, o autor, com zelo didático, traz referências de outras importantes obras. Em uma delas, o termo Palingenesia nos é ofertado como uma preparação, um antepasto para o banquete que se serviria a seguir.

O termo deriva do grego palin (repetição) + genes (nascimento). Ou seja, o princípio da reencarnação antecede, em muito, a própria Doutrina Espírita. Sua origem remonta aos primórdios da civilização, passando pelos Vedas, Egípcios e Persas, e influenciando pensadores como Pitágoras (responsável por introduzir o conceito na Grécia) e Platão (discípulo da escola pitagórica).

À Doutrina Espírita coube o papel de abordar e organizar a temática da reencarnação sob as bases científica, filosófica e religiosa, oferecendo um arcabouço robusto e incontestável em defesa desta Lei Universal. (se bem que a própria sobrevivência da "teoria" através dos tempos é prova mais que suficiente de sua força, pois suportou em si mesma sua justificação e perenidade).

Assim, podemos afirmar que a Palingenesia (reencarnação) é uma Lei natural, imutável, a que todos nós, independente do matiz religioso, científico ou filosófico, estamos submetidos.

Porém, para nós, Espíritas, a reencarnação vai além de uma Lei natural, pois se trata de uma Proposta Pedagógica Única, onde cada um de nós pode se tornar, ao mesmo tempo, educador e educando, caminhando e evoluindo sempre, tendo como Referencial Maior o Mestre Jesus.

E por último, ressaltamos que o conhecimento e o estudo sobre o tema devem servir a um fim útil, sério e construtivo, esquivando-nos sempre da mera curiosidade.

Fonte: chico-xavier.com/2011/06/21/palingenesia/

     No texto bíblico que serve de base a este tópico e que transcreve as palavras de Jesus está bem explicita a frase: O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Noutras traduções da bíblia a frase é: O que foi gerado da carne é carne, o que foi gerado do espírito é espírito.

     Nascido ou gerado nada tem a ver com reencarnar. Nascido ou gerado pressupõe que existiu uma semente a partir da qual e por divisão ou multiplicação celular se formaram novas células que foram buscar a matéria de que se compõem ao ambiente que as rodeia, seja na forma de alimento ou de energia.

     Reencarnar pelo contrário, pressupõe que o espírito já existe com uma forma e conteúdo e que se "apodera" de um corpo para aí viver uma nova existência. Seria assim como uma incorporação vitalícia.

     O que jesus diz tem lógica e dissipa imensas dúvidas para as quais os conhecimentos sobre a vida espiritual atuais não têm resposta que não seja pela fé.

     Por exemplo temos esta questão: Se no principio eram somente dois, Adão e Eva, de onde vieram os espíritos já formados que reencarnaram nos milhares de milhões de seres que somos agora?

     No contexto espírita esses espíritos vieram de outros mundos (digamos assim) e de onde trouxeram um karma para cumprir ou uma lição para ensinar. Se aceitarmos essa explicação como verdade impõe-se outra pergunta: E como apareceram esses espíritos nesses mundos em que habitavam antes de virem para cá? E mesmo antes disso, qual foi a sua origem? A estas perguntas só a fé pode responder.

     Se atentarmos na resposta de Jesus ao fariseu temos a resposta concreta a todas essas perguntas sem ter que recorrer à fé como apoio à compreensão.

     Jesus diz-nos que tal como um corpo gera um corpo, um espírito gera um espírito. Será isto possível?

     Se procurarmos atentamente encontramos facilmente indícios de que é isto que acontece. Aquando do PP, alguém pôs lá um tópico em que falava de alterações de personalidade aquando de transplantes cirúrgicos. Depreendia-se que algo da consciência (alma ou espírito) do dador passava para o recetor do órgão, como se uma parte da alma estivesse impregnada no órgão doado a qual se somava aos sentimentos do recetor somando-se ou alterando a sua personalidade.

     O mesmo acontece ao gerar um novo ser. A semente do espírito está no sémen e no óvulo dos pais pois todas as células do nosso organismo estão impregnadas de energia espiritual.

     Talvez por isso mesmo muitos filhos apresentam traços de personalidade que os fazem parecidos com um ou ambos os progenitores. Como essas são características  emocionais o novo espírito só pode ter herdado essas características da alma dos pais.

     Falta falar da parte mais fantástica de tudo isto. Se no principio da gestação, o novo espírito era uma ínfima porção do espírito dos pais, onde vai ele buscar a energia espiritual com que se vai moldar até atingir também a forma adulta?

     Como qualquer médium doutrinador sabe, sempre que é necessário prestar auxilio a um espírito perdido ou obsessor, tentamos que ele siga para a "luz", essa mesma luz que é vista por quem experimenta uma EQM. Ninguém sabe o que está para lá dessa luz, se ela é um portal para algum lugar ou uma energia em si mesma, visto que nunca ninguém voltou de lá com a consciência do que lá se passa.

     Segundo o espiritismo por lá passamos todos antes de reencarnar. Eu concordo com o facto de por lá passarmos todos, mas para renascer e não para reencarnar.

     Para procurar lógica num acontecimento temos que procurar na natureza as respostas para as perguntas antes de partir para o fantástico.

     O alimento para o corpo que se vai transformar na matéria de que somos formados, vamos buscá-lo às plantas e à carne dos animais com que nos alimentámos. As células do nosso corpo têm forma de as transformar em novas células e assim o corpo cresce e adquire uma forma adulta. Não somos fisicamente feitos da matéria de uma só planta ou de um só animal, mas sim de pedaços de milhares de plantas e animais que consumimos ao longo da vida. Até a água que hoje bebemos já foi moléculas de suor, lágrimas e até urina dos nossos antepassados.

     Por cada célula nova que se forma na nossa carne também se forma um novo átomo no nosso espírito que copia essa nova célula na forma de energia. Por isso mesmo o espírito desencarnado é visto pelos videntes, como a imagem do corpo e mantendo a cópia das lesões físicas (inclusive nos órgãos internos), que tinha na hora da morte física.

     Toda essa energia tem que vir de uma fonte que a forneça átomo a átomo, consoante o espírito dela necessita para se formar. A fonte só pode ser essa Luz para onde vão os espíritos quando finalmente abandonam este mundo material.

     A existência dessa fonte é compreensível fora do contexto religioso de evolução espiritual uni-pessoal, pois só pode ser explicada como a necessidade que essa energia espiritual tem, como um todo, de vivenciar uma experiência ligada à matéria.

     Podemos justificá-la como sendo a energia criadora que após ter dado origem a tudo (estrelas, planetas, plantas e animais), e nada mais tendo para criar, arranjou forma de se "juntar" às células do corpo humano, que ela própria fez evoluir em forma e atributos físicos, para dessa forma continuar o seu trabalho criador.

     Somos o único animal que além de um cérebro mais evoluído, possui braços e pernas convenientemente colocados e proporcionados para a manipulação das matérias primas que existem na natureza e com elas criar coisas novas e duradoiras. Não fossem os humanos e a criação da natureza teria estagnado por nada mais haver para criar. Os humanos são por isso uma necessidade e não uma consequência da criação.

    A fonte do espírito será essa energia criadora, a "Luz", para onde seriam atraídos todos os espíritos após a morte, se não fossem mantidos junto a nós pelos nossos apelos e chamamentos. Já vários espíritos me disseram que se queriam ir embora, mas que não o podiam fazer por serem chamados pelos que cá ficaram.

     A energia criadora é um todo e após a morte do corpo físico, o espírito acabará mais tarde ou mais cedo por se juntar a esse todo, perdendo a sua individualidade, e as memórias das experiências vividas passarão a também fazer parte desse todo.

     Comparemos a energia criadora a um imenso areal. O nosso espírito atraí desse areal grãos de areia para se preencher no corpo que ocupa, mas quando já não tiver corpo fisico regressará a esse areal onde ficará misturado de novo com a areia aí existente. No futuro desse aglomerado de areia sairão milhões de grãos que formarão um novo espírito que terá assim na sua composição a areia que já foi de centenas de outros espíritos.

     A vida espiritual individual, será assim um recurso arquitectado pela energia criadora para poder ela mesma usufruir da obra criada. Dessa forma espiritualmente todos somos deuses porque temos como origem a energia criadora do universo.

Fleite
     

     
     


Adão e Eva estavam sozinhos no mundo, mas por própria contradição Bíblica diz que um dos filhos de Adão se casou com uma rapariga de um povo vizinho. Então não eram só dois no mundo? Com isto no meu ver incentiva o acto sexual entre pessoas da mesma família. Para Adão/Eva e os seus descendentes povoar o mundo teria que haver Relações entre pais e filhos e irmãos? Isto é correto?

Jesus diz-nos que tal como um corpo gera um corpo, um espírito gera um espírito. Será isto possível?

De onde vêm os bebes? Não é do ventre da Mãe? para ele lá estar o Pai e a Mãe não teve que dar os seus genes para que o corpo se forma-se?

Deus não é Espírito? Se Deus é Espírito, quem cria o Espírito? Não é correto usar a afirmação de Jesus que o Espírito gera o Espírito?

Adão e Eva são alegorias Bíblicas, muito antes de Adão e Eva a Terra já era povoada. Há registos de civilizações de há 6mil anos atrás.

Fleite,

Permita-me que faça quatro observações relativamente ao seu texto e um comentário final.

1 - "Se no principio eram somente dois, Adão e Eva". Isso é uma alegoria e como tal não pode ser interpretado à letra.

2 - "No contexto espírita esses espíritos vieram de outros mundos". Errado.
Os espíritos não são gerados "já prontos" mas desenvolvem-se em estádios, como já foi referido e explicado anteriormente "do átomo ao arcanjo".
O espírito só o é na fase humana do seu desenvolvimento, porque os humanos são a única espécie na Terra que tem raciocínio contínuo.
Até chegar a esta fase, é apenas princípio inteligente que confere à matéria animada pelo princípio vital, a sua individualidade (vontade, inteligência e consciência).
O espírito é a individualização do princípio inteligente, abundante no universo.
Não é verdade que no contexto espírita tenham que ter vindo espíritos de outros mundos para, no seu dizer, se apoderarem de corpos aqui na Terra.
Vieram muitos de Capela mas foi por outra razão, que poderá ser discutida em outro tópico.

3 - A partir daqui e até ao penúltimo parágrafo, não tenho nada a dizer.
Li o seu texto com toda a atenção mas não compreendo a sua teoria, nem poderia, pois no meu ponto de vista, ela parte de pressupostos errados.

4 - Surpreendentemente, concordo com a sua conclusão final "espiritualmente todos somos deuses porque temos como origem a energia criadora do universo".


Afinal, porque nos digladiamos tanto com palavras se o nosso raciocínio aponta para a mesma direção?
Verdades absolutas, não as sabe você nem as sei eu.
Perceber e explicar a criação é um exercício que devemos fazer cordialmente, contribuindo cada qual com o que tem para dar.
Eu não tenho nada de mim para acrescentar ao conhecimento. Divulgo apenas o que nos foi transmitido por aqueles que, tendo já ascendido a uma posição mais elevada na escala evolutiva, nos explicam.
Rejeito os dogmas e aceito o que para mim faz sentido