Bem-vindo ao Your Souls - A sua Alma , O seu ser.... Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
406
Total de mensagens
23.195
Total de tópicos
3.859
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
JPS
Citação de: Fleite em Maio 02, 2016, 12:17:40



     O tópico sobre o transplante de órgãos foi colocado no PP, não por mim mas por outro membro e citava conclusões de médicos e psicólogos que eu me limitei a transcrever, por isso mesmo usei como exemplo. Julgo eu que médicos sabem do que falam.

      Pela sua forma de comunicar não pretende explicação mas sim criar polémica, para o evitar da minha parte, faço-lhe eu uma pergunta.



Olá Fleite,

   Li alguns posts seus no PP, mas não esse sobre o transplante.
   Quanto à ciência médica, dentro das variadas, há algumas que ainda não tem em conta sequer a existência da alma/espiritos ou o que quiser chamar.
   Eu ao referir o caso do transplante do coração do torcedor corintiano numa outra pessoa que nem gostava de futebol e depois do transplante passou a gostar do corinthians, era por isso mesmo. Os médicos não sabem, o Espiritismo dá uma hipotese.

Citação de: Fleite em Maio 02, 2016, 12:17:40
      - Explique-me na integra o processo de reencarnação de um espírito segundo o espiritismo, porque muita gente julga que o espírito desprovido de todas as anteriores recordações, é colocado no útero da mãe onde fica à espera do nascimento do novo ser.

   como assim?
   Vou explicar na integra segundo uma ideologia o que outras pensam?? Quem são essas outras? Tem essas outras que tipo de conhecimento??

   Posso sim, lhe indicar, que a afirmação que dos "atómos dos pais é gerado um novo espirito", é erróneo! E foi essa a afirmação que o amigo fez, logo no primeiro post de abertura e que eu questionei.

  Como primeiro argumento, é que ninguém sabe a criação do espirito, que só por acaso, na Doutrina espirita começa no atomo. E que passa em vários estágios,(mineral,vegeta, animall até ser "humanizado"), como deve sabe saber.
  Logo dizer que é dos atomos dos pais é criado um espirito, é erróneo. Esse espirito já está criado, não por atomos de espiritos já sucessores.
  Até porque sendo Atomo já é o principio do espirito.
  Isto segundo a doutrina espirita.

  A minha questão manteve-se, agora já sem lhe questionar se sabe o que é espirito,atomo ou o uso da palavra "energético",e já fiquei com uma ideia, e queria apenas que defende-se a sua questão do "átomos dos pais geram espiritos"...
  Mas grato pela troca,

Tudo de Bom abraço,

Citação de: onetruth em Maio 02, 2016, 02:21:30

O que haveria sobre Reencarnação nos vários livros da Bíblia já deve ter sido removido há muito tempo. Não vejo Reencarnação nestes excertos, apenas o apelo à renovação interna.
A Bíblia é um conjunto de livros, com conteúdos filtrados, reescritos, traduzidos e moldados em função daquilo que se pretendia divulgar. Conhecem o jogo do telefone avariado?

  Olá onetruth,

   Durante quase 500 anos, nessa "biblia" estava a reencarnação. Apenas em 553 DC, no concilio de Constantinopla, é que foi mudado. Investigue. Será agradável.
   No entanto. o apelo à renovação interna, está correctissimo, talvez do mais que é indicado em toda esta história, quase a razão de tudo isto. O conhecer a nós próprios, o o trabalharmos, e por fim, termos essa noção na relação com os outros.

Abraço,
 
 

Citação de: onetruth em Maio 02, 2016, 02:21:30
Penso que este "nascer de novo" corresponde apenas à compreensão de que a pessoa deve mudar os maus hábitos, a sua forma de pensar, de agir, de funcionar e melhorar-se a si própria.

Simples e literal ;) Tentar encaixar uma interpretação literal nisto seria erróneo e o conceito iria acabar na reencarnação. Nascer de novo é o processo de morte do antigo e criação do novo, nesta vida.

Citação de: JPS em Maio 03, 2016, 06:00:11
Citação de: onetruth em Maio 02, 2016, 02:21:30

O que haveria sobre Reencarnação nos vários livros da Bíblia já deve ter sido removido há muito tempo. Não vejo Reencarnação nestes excertos, apenas o apelo à renovação interna.
A Bíblia é um conjunto de livros, com conteúdos filtrados, reescritos, traduzidos e moldados em função daquilo que se pretendia divulgar. Conhecem o jogo do telefone avariado?

  Olá onetruth,

   Durante quase 500 anos, nessa "biblia" estava a reencarnação. Apenas em 553 DC, no concilio de Constantinopla, é que foi mudado. Investigue. Será agradável.
   No entanto. o apelo à renovação interna, está correctissimo, talvez do mais que é indicado em toda esta história, quase a razão de tudo isto. O conhecer a nós próprios, o o trabalharmos, e por fim, termos essa noção na relação com os outros.

Abraço,
Acredito que tenha estado durante algum tempo até uma revisão (sem aspas) à Bíblia. Já li que foi o que aconteceu, mas não fixei em que momento. Provavelmente foi esse de 533 DC (estou a escrever sem confirmar por questões de tempo).

Para mim, este este excerto é o tal apelo à renovação interna, o que não invalida a existência Reencarnação nem a sua menção na Bíblia.
O objectivo neste âmbito é sempre a melhoria contínua de nós próprios de acordo com o nosso potencial e não de acordo com o potencial dos outros. A falta desta perspectiva faz-nos entrar num jogo competitivo para sermos melhores do que os outros e não melhores do que já somos, até atingir o nosso máximo potencial de acordo com as condicionantes do ambiente.
Porque apesar de tantas crenças, opiniões e perspectivas, a verdade é só uma...
Pode ser extensa e complexa, mas é só uma...

JPS
Citação de: onetruth em Maio 03, 2016, 06:17:17
Acredito que tenha estado durante algum tempo até uma revisão (sem aspas) à Bíblia. Já li que foi o que aconteceu, mas não fixei em que momento. Provavelmente foi esse de 533 DC (estou a escrever sem confirmar por questões de tempo).

Para mim, este este excerto é o tal apelo à renovação interna, o que não invalida a existência Reencarnação nem a sua menção na Bíblia.
O objectivo neste âmbito é sempre a melhoria contínua de nós próprios de acordo com o nosso potencial e não de acordo com o potencial dos outros. A falta desta perspectiva faz-nos entrar num jogo competitivo para sermos melhores do que os outros e não melhores do que já somos, até atingir o nosso máximo potencial de acordo com as condicionantes do ambiente.

   Olá onetruth,
 
  Sim, é isso mesmo. Perfeito.
  Mas não é competitivo, mas indulgente. No aspecto de conheceres as tuas qualidades sem julgares quem ainda não as adquiriu, como não te rebaixares para com as qualidades adquiridas por outros. Ser conhecedor das qualidades e defeitos próprios e ter o conhecimento de que os outros tambem estão a trabalhar e a aprender, nesta e noutras jornadas, torna-nos humildes, e essa competitividade não existe.
  O nosso e o outro desaparece, ao ganharmos consciência que ambos terão essas qualidades e que trabalharam esses defeitos.

  Quanto á citação biblica, e até colocada uma versão correcta por F.leite, onde é indicada por "àgua e Espirito" e não por "àgua e espirito santo", é referente à questão colocada por nicodemos a Jesus, sob seus "milagres", à qual o mesmo, refere que devemos nascer e renascer para entender tais factos.
  Como compreender até nos dias de hoje a mediunidade de cura? como compreender o Mesmerismo, o magnetismo? A àgua era referente ao elemento material e o espirito à espiritualidade..
  Nicodemos não lhe questionou o porquê de certas atitudes pessoais, de niveis morais do Ser, mas sobre os "milagres" que embora reconhecendo não percebia como tal era possivel.. E Jesus, lhe disse, o tal para compreender "há que renascer de novo"... e ainda dá um valente puxão de orelhas ao afirmar, que ( e fala plural) que fazemos certas coisas terrenas e mesmo assim não percebes, como falar de coisas do Céu?? Foi ou não foi?

  Em termos de reforma intima, existe muito, mas esta conversa, tratavase mesmo sobre a mediunidade, que só seria compreendida com a consciência da possibilidade da reencarnação. Sobre a reencarnação , a parte relata mais explicita, é a parte de João e Elias.

Abraço,

Nota: não vejo a opção para lhe dar um Like, pois desapareceu, mas dou por escrito.


Citação de: JPS em Maio 03, 2016, 07:23:12
Citação de: onetruth em Maio 03, 2016, 06:17:17
Acredito que tenha estado durante algum tempo até uma revisão (sem aspas) à Bíblia. Já li que foi o que aconteceu, mas não fixei em que momento. Provavelmente foi esse de 533 DC (estou a escrever sem confirmar por questões de tempo).

Para mim, este este excerto é o tal apelo à renovação interna, o que não invalida a existência Reencarnação nem a sua menção na Bíblia.
O objectivo neste âmbito é sempre a melhoria contínua de nós próprios de acordo com o nosso potencial e não de acordo com o potencial dos outros. A falta desta perspectiva faz-nos entrar num jogo competitivo para sermos melhores do que os outros e não melhores do que já somos, até atingir o nosso máximo potencial de acordo com as condicionantes do ambiente.

   Olá onetruth,
 
  Sim, é isso mesmo. Perfeito.
  Mas não é competitivo, mas indulgente. No aspecto de conheceres as tuas qualidades sem julgares quem ainda não as adquiriu, como não te rebaixares para com as qualidades adquiridas por outros. Ser conhecedor das qualidades e defeitos próprios e ter o conhecimento de que os outros tambem estão a trabalhar e a aprender, nesta e noutras jornadas, torna-nos humildes, e essa competitividade não existe.
  O nosso e o outro desaparece, ao ganharmos consciência que ambos terão essas qualidades e que trabalharam esses defeitos.

  Quanto á citação biblica, e até colocada uma versão correcta por F.leite, onde é indicada por "àgua e Espirito" e não por "àgua e espirito santo", é referente à questão colocada por nicodemos a Jesus, sob seus "milagres", à qual o mesmo, refere que devemos nascer e renascer para entender tais factos.
  Como compreender até nos dias de hoje a mediunidade de cura? como compreender o Mesmerismo, o magnetismo? A àgua era referente ao elemento material e o espirito à espiritualidade..
  Nicodemos não lhe questionou o porquê de certas atitudes pessoais, de niveis morais do Ser, mas sobre os "milagres" que embora reconhecendo não percebia como tal era possivel.. E Jesus, lhe disse, o tal para compreender "há que renascer de novo"... e ainda dá um valente puxão de orelhas ao afirmar, que ( e fala plural) que fazemos certas coisas terrenas e mesmo assim não percebes, como falar de coisas do Céu?? Foi ou não foi?

  Em termos de reforma intima, existe muito, mas esta conversa, tratavase mesmo sobre a mediunidade, que só seria compreendida com a consciência da possibilidade da reencarnação. Sobre a reencarnação , a parte relata mais explicita, é a parte de João e Elias.

Abraço,

Nota: não vejo a opção para lhe dar um Like, pois desapareceu, mas dou por escrito.
Pois, isso dos likes desapareceu, mas sempre poupamos um click extra ao dedo. :) Isto dos likes não interessa nada :) Não sobrevivemos e prosperámos por milhares de anos sem likes?  :D

Concordo com a frase a negrito acima. Acontece que somos levados a ser competitivos porque cada um tem medo de ser pisado pelo outro e perder o seu lugar ou oportunidade. E isso cria uma mentalidade competitiva em vez de colaborativa.

Tive um livro sobre magnetismo/mesmerismo. Dizia que era um magnetismo animal (porque é o que nós temos como humanos) e foi o primeiro significado de magnetismo. Depois descobriu-se o magnetismo dos imans e afins e este magnetismo "apoderou-se" da palavra. E o magnetismo inicial/original ficou no saco das capacidades paranormais/esotéricas. Parece ter semelhanças com os efeitos do Reiki, embora com menos teoria associada e anterior ao Reiki de Mikao Usui no século XX. Se me lembrasse diria o nome do livro. Era de um jornalista francês. Encontrei!

As curas não me parecem milagrosas. Elas acontecem devido a um mecanismo. Conhecido ou por descobrir. Apenas isso.
Não é milagroso algo tão aceite como um pequeno comprimido branco que entra pela boca, desce até ao estômago e elimina uma dor na cabeça?

A referência a João Baptista e Elias é muito mais fortemente associada à reencarnação. É difícil encontrar uma interpretação que não passe por ela.
Porque apesar de tantas crenças, opiniões e perspectivas, a verdade é só uma...
Pode ser extensa e complexa, mas é só uma...