Bem-vindo ao Your Souls - A sua Alma , O seu ser.... Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
406
Total de mensagens
23.195
Total de tópicos
3.859
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Citação de: misticopt em Maio 01, 2016, 05:22:54
Adão e Eva estavam sozinhos no mundo, mas por própria contradição Bíblica diz que um dos filhos de Adão se casou com uma rapariga de um povo vizinho. Então não eram só dois no mundo? Com isto no meu ver incentiva o acto sexual entre pessoas da mesma família. Para Adão/Eva e os seus descendentes povoar o mundo teria que haver Relações entre pais e filhos e irmãos? Isto é correto?

Jesus diz-nos que tal como um corpo gera um corpo, um espírito gera um espírito. Será isto possível?

De onde vêm os bebes? Não é do ventre da Mãe? para ele lá estar o Pai e a Mãe não teve que dar os seus genes para que o corpo se forma-se?

Deus não é Espírito? Se Deus é Espírito, quem cria o Espírito? Não é correto usar a afirmação de Jesus que o Espírito gera o Espírito?

Adão e Eva são alegorias Bíblicas, muito antes de Adão e Eva a Terra já era povoada. Há registos de civilizações de há 6mil anos atrás.


     Você com a afirmação que faz no 1º paragrafo toca nas fundações de todas as religiões que existem. Como acreditar num deus que dita ao profeta uma história que logo no principio peca por defeito? E repare que todas as religiões se baseiam no mesmo principio de criação com pequenas variantes.

     Contudo e em minha opinião, embora não me acredite nesse deus como um verdadeiro deus, julgo ser verdade o que está escrito.

     Caim, um dos filhos de Adão e Eva casou-se com uma mulher da tribo de Node. Não diz na bíblia (mas raciocinando um pouco chega-se lá), que essa tribo era de homens e não de humanos. Quero eu dizer com isto que os habitantes de Node não tinham alma.

     A ciência também nos auxilia a compreender tudo isto quando nos apresenta provas da existência de homens que durante milhares de anos habitaram a terra sem que tenham dado provas de possuírem uma inteligência aliada a uma consciência própria. Antes do homo-Sapiente os homens eram assim como que animais que pouco mais possuíam que um instinto mais desenvolvido que os demais. Sem que ninguém saiba como, nem mesmo a ciência, adquiriu consciência dos seus atos e foi um vê se te avias a inventar e evoluir.

     A bíblia diz que foi Eva a primeira a ter inteligência (por comer uma maça?) e de seguida a convencer o Adão a adquiri-la também (ao dar-lha a comer). Poderia acrescentar aqui uns pormenores mas fica para depois se houver interesse.

     A consciência a que deus se refere é a alma, responsável pela inteligência. Ele mesmo diz: "- Eis que o homem se tornou como um de "nós", sabendo do bem e do mal". Caim e Abel nasceram humanos, portanto com alma ou espírito, como lhe queiram chamar.

     Caim ao procriar com uma mulher da tribo de Node teve filhos também com alma, de quem nasceram filhos e filhas também com alma e assim sucessivamente. É normal que seres inteligentes tenham imposto a sua descendência e provocado a extinção dos primeiros homens, e se o não fizeram totalmente o dilúvio acabou por o fazer.

     A ciência prova que humanos inteligentes viveram na terra enquanto homens não inteligentes também o faziam e isto durante milhares de anos até que se deu a extinção dos segundos.

     Com isto se comprova que somente um humano com espírito pode gerar outro humano também com espírito, sem recorrer a teorias que impliquem fé. Aqui também se enquadra a afirmação de Jesus quanto ao facto da alma ser gerada.

     Do restante que escreveu, peço desculpa mas não dá para entender se está a pôr questões ou se está a responder com respostas.

Estava a fazer as 2 coisas. Então no seu ver no universo conhecido pela ciencia que estima haver cerca de 100bilhões de sois e 200bilhões de planetas se existir seres viventes não têm Alma? Se ainda hoje não compreendemos a existência da vida, como a iam entender e decifrar a 5mil anos atrás. Por isso toda a Biblia está estruturada com simbolos e alegorias. E está tão bem organizada que o Antigo Testamento decifra varias passagens do Novo.

Citação de: misticopt em Maio 01, 2016, 09:08:04
Estava a fazer as 2 coisas. Então no seu ver no universo conhecido pela ciencia que estima haver cerca de 100bilhões de sois e 200bilhões de planetas se existir seres viventes não têm Alma? Se ainda hoje não compreendemos a existência da vida, como a iam entender e decifrar a 5mil anos atrás. Por isso toda a Biblia está estruturada com simbolos e alegorias. E está tão bem organizada que o Antigo Testamento decifra varias passagens do Novo.


     Acredito que nalguns planetas existentes no universo existam seres dotados de alma e inteligência, assim como também alguns em que a natureza aprimora seres para que possam vir a tornar-se seres possuidores de inteligência.

     Não julgue menos inteligentes os humanos de à 5 mil anos atrás. Lembre-se que eles fizeram obras de arquitetura que nem você, nem eu, nem nenhum humano deste mundo saberia fazer nos dias de hoje.

     As alegorias que diz existirem na bíblia propiciam que ela possa ter a leitura mais conveniente de acordo com os interesses que quem gere a religião possa ter em determinado momento. Parece escrita com essa intenção, tal o excesso de organização.

     Quanto ao facto de no AT se falar em coisas que aconteceram no NT, você sabe tão bem como eu que a um espírito não é difícil provocar no futuro um acontecimento que no passado decidiu que iria concretizar. Tempo não lhes falta e quem os ajude também não.

Citação de: escriba em Maio 01, 2016, 06:40:50
Fleite,

Li o seu texto com toda a atenção mas não compreendo a sua teoria, nem poderia, pois no meu ponto de vista, ela parte de pressupostos errados.

4 - Surpreendentemente, concordo com a sua conclusão final "espiritualmente todos somos deuses porque temos como origem a energia criadora do universo".


Afinal, porque nos digladiamos tanto com palavras se o nosso raciocínio aponta para a mesma direção?
Verdades absolutas, não as sabe você nem as sei eu.
Perceber e explicar a criação é um exercício que devemos fazer cordialmente, contribuindo cada qual com o que tem para dar.
Eu não tenho nada de mim para acrescentar ao conhecimento. Divulgo apenas o que nos foi transmitido por aqueles que, tendo já ascendido a uma posição mais elevada na escala evolutiva, nos explicam.


     Será que os pressupostos estão mesmo errados?

     Somente a teoria da evolução espiritual os faz estar errados. Não fosse o conceito de que estamos aqui para pagar pelos erros que fizemos no passado e a ideia de que temos que atingir um nível de evolução que nem mesmo deus possui, e teríamos a resposta à pergunta que incomoda todos os homens e que se traduz no de onde vimos e para onde vamos.

     Viveríamos a nossa vida de uma forma livre e sem estar obcecados pelo futuro para além da morte.

     Reli tudo o que escrevi e não vejo que tenha falhado na cordialidade. Vejo-me forçado a falar no espiritismo, pois é com textos espíritas que a todo o momento as minhas opiniões são refutadas. Se as minhas ideias contrariam o que eles ensinam não me resta outra opção senão falar delas, mas sempre com o devido respeito.

     Agora ponho eu umas questão em relação ao seu ultimo paragrafo:
 
     - Quem me garante que os espíritos que transmitem as mensagens tenham mesmo atingido essa tal escala evolutiva de que eles mesmos falam?

     -Não continuarão eles a falar usando de alegorias visto a nossa inteligência não ser assim tão elevada como parece?

     -Não mudarão eles o seu diálogo se a ciência provar que existem lacunas no seu discurso?

     - Não é isso que a religião tem feito consoante a ciência e a dúvida dos homens os tem posto em dúvida?

JPS
Olá F Leite.
  «Neste relato, Jesus apresenta-nos uma segunda vida não como reencarnação integral do espírito, mas sim como a geração (do verbo gerar) de um espírito de uma forma em tudo idêntica à geração de um corpo. Num corpo são as células do pai e da mãe que se fundem e dão origem a um novo corpo. No espírito são os átomos energéticos do pai e da mãe que se fundem e dão origem a um novo espírito.»

   Tem a noção do que escreve, ou escreve apenas por orgulho?

   Gostaria saber se sabe o que é espirito, o que é um atomo, e sequer se sabe o que é energético..
   Não sei como pode criar um post dentro da categoria Espiritismo.
   explique lá como àtomos energéticos do pai e mãe se fundem e dão origem a um novo espirito...

abraço,

JPS
Citação de: Malik em Maio 01, 2016, 10:28:53
Vamos evitar, observando as regras, colocar duas mensagens seguidas;

Vamos evitar, observando as regras e o bom senso, terminologia agressiva ou a roçar o insulto;

Por mais polémicos e/ou controversos que sejam os assuntos e/ou os membros intervenientes, o respeito tem que estar presente!
Olá Malik,

   Se o meu post ferir as regras pode apagar.

Abraço,

Citação de: Malik em Maio 01, 2016, 10:25:32
Citação de: escriba em Maio 01, 2016, 12:38:20

Fomos criados como seres simples e ignorantes.

Porquê? Porque o Criador nos criaria assim?

   Por Justiça.
   Pela Igualdade para com todos.
   Como gosta que um filho tenha as mesmas ferramentas a nivel escolar como todos outros, na sua eduação

abraço,


JPS
Citação de: Malik em Maio 01, 2016, 10:52:45
[
Criou-nos ignorantes por justiça? Por igualdade? A minha questão não ia por aí...
Olá,

   Não. a Justiça está em todos nós partimos no mesmo ponto de partida. era essa justiça ou igualdade que falei.
   Não seria justo, uns serem criados diferentes de outros e começarem com vantagens sobre outros.

  Mas então qual é a questão? Sinceramente não percebi.

Abraço,

Tenho-me estado a controlar desde o inicio deste tópico...mas todas as religiões, seitas, teorias, etc deviam começar por partilhar primeiramente a humildade. Ninguém tem a razão absoluta. Todos tem a aprender com todos. Não gosto que façam a mim e aos outros passar por ignorantes...é coisa que me chateia...

Citação de: JPS em Maio 01, 2016, 10:03:54
Olá F Leite.
  «Neste relato, Jesus apresenta-nos uma segunda vida não como reencarnação integral do espírito, mas sim como a geração (do verbo gerar) de um espírito de uma forma em tudo idêntica à geração de um corpo. Num corpo são as células do pai e da mãe que se fundem e dão origem a um novo corpo. No espírito são os átomos energéticos do pai e da mãe que se fundem e dão origem a um novo espírito.»

   Tem a noção do que escreve, ou escreve apenas por orgulho?

   Gostaria saber se sabe o que é espirito, o que é um atomo, e sequer se sabe o que é energético..
   Não sei como pode criar um post dentro da categoria Espiritismo.
   explique lá como àtomos energéticos do pai e mãe se fundem e dão origem a um novo espirito...

abraço,

     Senhor JPS, eu sei o que é o espírito e o que são atomos, mas também sei que devo escrever de uma forma simples para que todos possam entender as minhas ideias. Poderia falar-lhe de fotões, protões e neutrões que somente serviria para confundir quem lesse o que eu escrevo.

     Duvido que não tenha entendido o que pretendo exemplificar no texto que cito, mas compreendo-o assim como o motivo da sua critica que eu aceito como válida no que diz respeito aos nomes utilizados para definir o tipo de energia de que é feito o espírito.

     Não vejo outra categoria que não seja Espiritismo para falar do espírito a menos que aqui, espiritismo só esteja vocacionado a divulgar teorias Kardecistas. Se assim for peço que me dêem conhecimento de que é essa a intenção que preside a este fórum e eu retirar-me-ei de imediato pois não estou aqui com intenção de ofender ninguém.

     Para lhe explicar como é que uma parte do espírito do pai se funde com o espírito da mãe para gerar um novo espírito eu já dei o exemplo do transplante de órgãos. Quem ler o que você escreveu ficará a pensar que eu não sei do que fá-lo e só por isso lhe respondo que busque na net sobre átomos de energia e ficará elucidado sobre o assunto.

     Classificar um espírito como sendo de luz ou negativo, implica que ele na energia de que é formado tenha átomos polarizados, como em tudo o resto que existe no Universo. De outra forma a teoria da evolução cai por terra por não haver nada que se altere na composição do espírito que reflicta essa mesma evolução.

JPS
Citação de: Blue Star em Maio 01, 2016, 11:18:41
Tenho-me estado a controlar desde o inicio deste tópico...mas todas as religiões, seitas, teorias, etc deviam começar por partilhar primeiramente a humildade. Ninguém tem a razão absoluta. Todos tem a aprender com todos. Não gosto que façam a mim e aos outros passar por ignorantes...é coisa que me chateia...

Olá BlueStar,

   É que o Espiritismo não é religião.
   E mesmo sendo sensato, a tentar ignorar tal perspectiva, tentado trazer tudo que é filosofia, ciências, conhecimentos globais, mesmo assim, parece que há uma má interpretação sobre o mesmo. Não se trata de fazer outros por ignorantes, mas ao menos tentar questionar suas teorias, pois podem ser mais prejudiciais do que parece.
   Eu posso criar uma ideologia, e escrever as maiores barbaridades, e se não houver bom senso dos que possam ler, e questionar, as minhas barbaridades seriam ou podiam ser tomadas como verdades por outros.
   Eis a função de um forum.
   Com respeito, podemos (acho eu) questionar a opinião/visão dos outros dentro do respeito.

Abraço,

Eu não me estava a referir especificamente ao Espiritismo, mas à conversa no seu todo. Só leio frases decoradas e redundantes, ninguem lê o que o outro escreve. Todos querem mostrar a SUA razão.

JPS
Citação de: Fleite em Maio 01, 2016, 11:27:37
    Para lhe explicar como é que uma parte do espírito do pai se funde com o espírito da mãe para gerar um novo espírito eu já dei o exemplo do transplante de órgãos. Quem ler o que você escreveu ficará a pensar que eu não sei do que fá-lo e só por isso lhe respondo que busque na net sobre átomos de energia e ficará elucidado sobre o assunto.

Olá F.leite,

   A sério?
   Esta a indicar que aquando de um transplante de orgãos, como por exemplo, o tal que recebeu um coração de um corintiano, passou a ser corintiano, é justificativa para que "àtomos de parentes gerem espiritos"??
   Explique se fizer favor. Não li nem outro post seu noutros tópicos, por isso ou me indica qual o post ou o reproduz.

   
   E acho que, não há espiritos de luz ou escuridão, e a polaridade atómica, está muito longe do que quer associar.
   
   E já agora, Kardecismo, existe apenas no Brasil, aquando da ditadura militar, os espiritas acolheram, os umbamdistas, cabomblés, etc. para não serem perseguidos e continuarem com seus trabalhos, e para diferenciarem criaram esse termo. Percebe?


Abraço,

Citação de: Blue Star em Maio 01, 2016, 11:37:04
Eu não me estava a referir especificamente ao Espiritismo, mas à conversa no seu todo. Só leio frases decoradas e redundantes, ninguem lê o que o outro escreve. Todos querem mostrar a SUA razão.
Por isso é que me afastei da igreja...

  Olá Blue star,

  As religiões são um caminho, para uma melhoria pessoal.
  Segue o teu, segue o teu coração, e sentiras o que é do mais certo do menos certo. E de tudo certo que obteres ainda é apenas um pouco do correcto.
  As conversas, os post, de uns para com outros, é apenas isso, o fazer meditar sobre tal assunto. Do orgulho religiosos de uns pode ter consequências benéficas noutros.
Abraço,
   

Citação de: JPS em Maio 01, 2016, 11:52:05
Citação de: Fleite em Maio 01, 2016, 11:27:37
    Para lhe explicar como é que uma parte do espírito do pai se funde com o espírito da mãe para gerar um novo espírito eu já dei o exemplo do transplante de órgãos. Quem ler o que você escreveu ficará a pensar que eu não sei do que fá-lo e só por isso lhe respondo que busque na net sobre átomos de energia e ficará elucidado sobre o assunto.

Olá F.leite,

   A sério?
   Esta a indicar que aquando de um transplante de orgãos, como por exemplo, o tal que recebeu um coração de um corintiano, passou a ser corintiano, é justificativa para que "àtomos de parentes gerem espiritos"??
   Explique se fizer favor. Não li nem outro post seu noutros tópicos, por isso ou me indica qual o post ou o reproduz.

   
   E acho que, não há espiritos de luz ou escuridão, e a polaridade atómica, está muito longe do que quer associar.
   
   E já agora, Kardecismo, existe apenas no Brasil, aquando da ditadura militar, os espiritas acolheram, os umbamdistas, cabomblés, etc. para não serem perseguidos e continuarem com seus trabalhos, e para diferenciarem criaram esse termo. Percebe?


Abraço,


     O tópico sobre o transplante de órgãos foi colocado no PP, não por mim mas por outro membro e citava conclusões de médicos e psicólogos que eu me limitei a transcrever, por isso mesmo usei como exemplo. Julgo eu que médicos sabem do que falam.

      Pela sua forma de comunicar não pretende explicação mas sim criar polémica, para o evitar da minha parte, faço-lhe eu uma pergunta.

      - Explique-me na integra o processo de reencarnação de um espírito segundo o espiritismo, porque muita gente julga que o espírito desprovido de todas as anteriores recordações, é colocado no útero da mãe onde fica à espera do nascimento do novo ser.

     Fleite

Citação de: Blue Star em Maio 01, 2016, 11:37:04
Eu não me estava a referir especificamente ao Espiritismo, mas à conversa no seu todo. Só leio frases decoradas e redundantes, ninguem lê o que o outro escreve. Todos querem mostrar a SUA razão.
Por isso é que me afastei da igreja...

  Olá Blue star,

  As religiões são um caminho, para uma melhoria pessoal.
  Segue o teu, segue o teu coração, e sentiras o que é do mais certo do menos certo. E de tudo certo que obteres ainda é apenas um pouco do correcto.
  As conversas, os post, de uns para com outros, é apenas isso, o fazer meditar sobre tal assunto. Do orgulho religiosos de uns pode ter consequências benéficas noutros.
Abraço,

[/quote]

Eu sigo o meu coração, e tenho a minha religião...sou católica, mas não frequento a igreja porque não gosto o que os homens fizeram dela.
Gosto de saber um pouco de todas as crenças, não imponho a minha porque sei que todas as outras são igualmente válidas.
A troca de opiniões é muito saudável, mas por vezes a forma como se dá as mesmas é que não o é ;)
Peço desculpa pelo Off Topic

Penso que este "nascer de novo" corresponde apenas à compreensão de que a pessoa deve mudar os maus hábitos, a sua forma de pensar, de agir, de funcionar e melhorar-se a si própria.

Ao melhorar-se, a pessoa, embora no mesmo corpo de 30, 40 ou 80 anos, transforma-se numa nova pessoa.

Este tipo de ensinamentos são os que puxam os seguidores da Bíblia a transformarem-se internamente em direcção aos princípios do Cristianismo.

O que haveria sobre Reencarnação nos vários livros da Bíblia já deve ter sido removido há muito tempo. Não vejo Reencarnação nestes excertos, apenas o apelo à renovação interna.
A Bíblia é um conjunto de livros, com conteúdos filtrados, reescritos, traduzidos e moldados em função daquilo que se pretendia divulgar. Conhecem o jogo do telefone avariado?
Porque apesar de tantas crenças, opiniões e perspectivas, a verdade é só uma...
Pode ser extensa e complexa, mas é só uma...