• Bem-vindo ao Your Souls - A sua Alma , O seu ser....

Talvez aqui encontre o meu destino

Iniciado por Pedro guevara, Maio 31, 2016, 10:18:48

Tópico anterior - Tópico seguinte

Pipoca2

Citação de: smaiza em Junho 01, 2016, 04:53:05
Citação de: Pipoca2 em Junho 01, 2016, 04:50:33
A ideia é boa é bonito mas não me parece nada funcional http://www.yoursouls.pt/Smileys/emotions/cool.gif

Qual Pipoca? Tudo ao molho e fé em Deus? ;D ;D ;D ;D

Não a ideia de ser autossuficiente e o dinheiro não valer nada e não ser preciso para nada cultivar a terra etc etc.

smaiza

Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
(Confúcio)

Mestre Cruz

Pedro guevara

É baseado numa vida simples, não se vai ter os luxos que tem quem vive dentro da sociedade, mas com certeza irei ser mais feliz. Eu vou sozinho ou acompanhado, apenas seria diferente começar algo que também é novo para mim junto de alguém especial.

Victoria

Citação de: Pedro guevara em Junho 01, 2016, 06:11:46
É baseado numa vida simples, não se vai ter os luxos que tem quem vive dentro da sociedade, mas com certeza irei ser mais feliz. Eu vou sozinho ou acompanhado, apenas seria diferente começar algo que também é novo para mim junto de alguém especial.

Eu não adiro. Estou muito habituada à vida na cidade.
Vamos ver quem adere: tudo ao molho e fé em Deus.

Rosemunde

Eu é que não ia mesmo! Ainda estou muito apegada as comodidades da vida moderna!

maryn

chamem-lhe luxos... quando começarem a ver que cavar batatinhas, ordenhar vaquinhas etc etc etc é dificil, vão ver se eles não voltam para cá outra vez :)
A verdade anda aí fora

Pedro guevara

Citação de: maryn em Junho 01, 2016, 09:18:02
chamem-lhe luxos... quando começarem a ver que cavar batatinhas, ordenhar vaquinhas etc etc etc é dificil, vão ver se eles não voltam para cá outra vez :)

Sempre vivi em meio rural e estou habituado a essas tarefas, estou a ver que não compreendem... Qualidade de vida!

DoceLuar

Citação de: Pedro guevara em Junho 01, 2016, 11:00:19

Sempre vivi em meio rural e estou habituado a essas tarefas, estou a ver que não compreendem... Qualidade de vida!

Diga antes, a 'minha qualidade de vida'  :)

maryn

oh Pedro eu também vivo no campo, sei bem o que são esses trabalhos e não é por aí que dispenso do dinheiro e vou viver do que cultivo...
A verdade anda aí fora

Pedro guevara

Marin Nessas comunidades podemos abrir negócios ganhar o nosso próprio dinheiro, mas o essencial vem do que produzimos , isso e levar uma vida mais tranquila é a grande diferença, mas claro que é muito difícil libertarmo-nos e compreendo as vossas duvidas :)

onetruth

Esse tipo de sociedade (ou uma variante dela) será o futuro, como já foi o passado, mas será boa ideia aproveitar as tecnologias já existentes, nem que seja o fabrico de ferramentas, do vidro e do plástico. A agricultura pode aparentar ser auto-suficiente, mas em algum momento requer objectos de outros ofícios.
Haverá sempre a necessidade de um elemento comum para transacções de bens, seja dinheiro ou um equivalente. Nem sempre é possível fazer trocas directas justas.
Essas tarefas não são difíceis. Mas são repetitivas e dependentes do meio ambiente, e nem todos estão mentalmente preparados para isso, além dos conhecimentos necessários para tornar tudo isso sustentável.

Podemos alcançar um meio termo.
Porque apesar de tantas crenças, opiniões e perspectivas, a verdade é só uma...
Pode ser extensa e complexa, mas é só uma...

Hugão

Bom... Excelente tópico, de muito interesse para mim... Ora bem.. Eu sou adepto de bushcraft e sobrevivência, e acredito na independência e liberdade que advéem desse tipo de vida... Simplesmente não acredito nessa independência e liberdade a partir do momento em que se vive em sociedade... Vou tentar explicar melhor... Esse tipo de vida em Portugal é quase impossível, pois se tiveres um furo, tens de pagar taxa, se tiveres paineis solares, tens de pagar taxa, para teres animais, tens de os registar, contratar veterinários e dar-lhes vacinas, antibióticos etc, etc.. bom... se tiveres um lugarzinho só teu, uma quinta, em que vivas assim, está tudo bem, se começas a levar para lá gente... vai ficar tudo estragado. garanto-te.. a beleza da natureza, é ser natureza, um cavalo selvagem é mais bonito se fôr selvagem, concordo com uma existência autosuficiente desse género, mas sem gente á volta, porque a partir do momento em que convidas companhia, acaba-se o descanso... então eu fujo do bulicio da cidade e depois convido a malta para vir para ao pé de mim??? nop. não quero. quero ser caçador, agricultor, pescador, recolector, ferreiro e carpinteiro, mas sozinho e sem ninguém a chatear-me... 

Pedro guevara

Citação de: Hugão em Junho 02, 2016, 10:34:57
Bom... Excelente tópico, de muito interesse para mim... Ora bem.. Eu sou adepto de bushcraft e sobrevivência, e acredito na independência e liberdade que advéem desse tipo de vida... Simplesmente não acredito nessa independência e liberdade a partir do momento em que se vive em sociedade... Vou tentar explicar melhor... Esse tipo de vida em Portugal é quase impossível, pois se tiveres um furo, tens de pagar taxa, se tiveres paineis solares, tens de pagar taxa, para teres animais, tens de os registar, contratar veterinários e dar-lhes vacinas, antibióticos etc, etc.. bom... se tiveres um lugarzinho só teu, uma quinta, em que vivas assim, está tudo bem, se começas a levar para lá gente... vai ficar tudo estragado. garanto-te.. a beleza da natureza, é ser natureza, um cavalo selvagem é mais bonito se fôr selvagem, concordo com uma existência autosuficiente desse género, mas sem gente á volta, porque a partir do momento em que convidas companhia, acaba-se o descanso... então eu fujo do bulicio da cidade e depois convido a malta para vir para ao pé de mim??? nop. não quero. quero ser caçador, agricultor, pescador, recolector, ferreiro e carpinteiro, mas sozinho e sem ninguém a chatear-me...

É uma comunidade não apenas de uma pessoa, mas de dezenas delas que vivem e trabalham para o bem comum da comunidade, isto pode ter parecenças com o que se vive em sociedade, mas a grande diferença é que tentam viver em equilíbrio, sem excessos, e principalmente em contacto com a natureza.

Claro que temos de seguir as leis do país onde vivemos, temos que contactar com o mundo exterior, ninguém quer ficar fechado a sete chaves e esconder-se, pelo contrario, a promoção deste estilo de vida é um dos grandes desafios para quem vive nestas sociedades, pois quantos mais formos, melhor o mundo será.

Desapego, espiritualidade, Amor, equilíbrio em todas facetas da vida e claro qualidade de vida em comunhão com a Natureza, esse é o lema.

_Indigo_

Caro Pedro Guevara

A sua ideia no início do tópico, não é de todo impossível.
Existem tribos em zonas remotas do mundo, que vivem segundo as ideias que mencionou.