• Bem-vindo ao Your Souls - A sua Alma , O seu ser....

Talvez aqui encontre o meu destino

Iniciado por Pedro guevara, Maio 31, 2016, 10:18:48

Tópico anterior - Tópico seguinte

Pedro guevara

Citação de: _Indigo_ em Junho 03, 2016, 12:10:50
Caro Pedro Guevara

A sua ideia no início do tópico, não é de todo impossível.
Existem tribos em zonas remotas do mundo, que vivem segundo as ideias que mencionou.

Apresento-te TAMERA, uma comunidade em Portugal, parece-te uma tribo?

_Indigo_

Creio já ter ouvido ou lido algo, sobre TAMERA.
Pelo vídeo que colocou não se assemelha a uma tribo, porém, desconheço se você entendeu a minha ideia sobre a tribo.

Hugão

Sim, o que o índigo quer dizer, é que é possivel viver em perfeita comunidade, e comunhão com a natureza, e a prova disso são as várias tribos espalhadas pelo mundo que o fazem... Nomeadamente, na selva da amazónia, no perú, e até na lapónia... Não me parece que o termo tribo que o índigo usou fosse no sentido depreciativo.. Aliás, quando ouço essa palavra, penso sempre em coisas boas e puras...

Aliás... Basta ver o meu avatar...

Valkyrie

A ideia em si, não é má. Viver numa comunidade que prima por uma vida mais simples, autosuficiente e que acima de tudo visa proteger a natureza, é no geral algo bastante positivo.

No entanto há muita coisa que impede passar da teoria à prática. As que já passaram, sujeitam-se a ter problemas destes:
1 - Sair da sociedade, para ir para uma comunidade é basicamente sinónimo;
2 - Impossível haver meios para chegar ao tão desejado "autosuficiente", sem existir um grande investimento e o dinheiro não estava fora da equação?;
3 - Com as alterações climatéricas, secas ou incêndios, essa comunidade iria ruir como um castelo de cartas. Pois tudo é muito bonito até dar para o torto;
4 - Como seriam os cuidados de saúde e fármacos? Não caem das árvores;
5 - Se efectivamente conseguissem passar nos pontos anteriores com êxito e em equipa, o mundo exterior iria acabar por destruir o que a tal comunidade conquistou. É isso que o ser humano faz 99% das vezes, destruir o que é bom.
"My manner of thinking, so you say, cannot be approved. Do you suppose I care? A poor fool indeed is he who adopts a manner of thinking for others!"
― Marquis de Sade

rocha19

Não sei se percebi muito bem , mas queres ir viver para o meio do monte ? é isso? com homens e mulheres todos nus ?  ::)
E teres relações com eles todos  ::) tudo a monte ? é isso ?  ::) ::) ::)
Adoro conviver com toda a gente....

Pedro guevara

Citação de: rocha19 em Junho 03, 2016, 04:04:47
Não sei se percebi muito bem , mas queres ir viver para o meio do monte ? é isso? com homens e mulheres todos nus ?  ::)

Esta comunidade por exemplo (TAMERA) Praticasse o multi amor, ou amor livre, ali não existem ciumes ;)

Victoria

Citação de: Pedro guevara em Junho 03, 2016, 06:51:14
Citação de: rocha19 em Junho 03, 2016, 04:04:47

Esta comunidade por exemplo (TAMERA) Praticasse o multi amor, ou amor livre, ali não existem ciumes ;)

Olha o rocha a ficar interessado.

Para mim, isso não dava: gosto muito de exclusividade, não há partilhas.

Xena

Citação

Rocha é a tua oportunidade,  e ainda por cima ao ar livre, e sempre a trocar de parceira... ai como irias ser um homem feliz e realizar todas as tuas fantazias, alinha  ;D ;D ;D ;D
O amor verdadeiro é eterno...

maryn

É demasiado pra frentex oh Pedro Guevara lol o que é meu é so meu. Os filhos podem não saber quem é o verdadeiro pai biológico lol  ;D ;D vou me calar, fiquei com uma ideia estranha da coisa  ;D :-X :-X :-X
A verdade anda aí fora

Blue Star

Citação de: maryn em Junho 03, 2016, 09:48:50
É demasiado pra frentex oh Pedro Guevara lol o que é meu é so meu. Os filhos podem não saber quem é o verdadeiro pai biológico lol  ;D ;D vou me calar, fiquei com uma ideia estranha da coisa  ;D :-X :-X :-X
;D ;D ;D
Nunca tinha pensado dessa maneira. Será do Tico, do Teco...é da comunidade!  ;D

onetruth

Seja qual for o modelo de cada comunidade (com multi-amores e sem), o que antevejo é que ao surgir uma comunidade "interessante", o seu modelo servirá para inspirar outros e introduzir na população em geral. Servirá como um projecto-piloto.
É assim que costumam funcionar certas ideias: experimenta-se num sítio e se funcionar, replica-se e generaliza-se.

No início até poderão existir comunidades destas que falham e depois são acusadas de não serem realistas, mas nenhum produto empresarial entra no mercado tal como foi concebido inicialmente. Há sempre lugar a erros, correcções e testes. Nem os diversos modelos económicos e políticos que o Homem tem tido funcionam convenientemente e já têm muitos anos...
Porque apesar de tantas crenças, opiniões e perspectivas, a verdade é só uma...
Pode ser extensa e complexa, mas é só uma...

Pedro guevara

E esta a terra para onde quero ir.

O projeto é este se alguém estiver interessado, não para ir comigo, mas sozinho/a com o namorado/a etc...

http://vegoa.org/en/joining/vegan-hills/

onetruth

O projeto é este se alguém estiver interessado, não para ir comigo, mas sozinho/a com o namorado/a etc...

Um conselho muito importante: vê a água existente nesse terreno.
É o recurso com mais impacto. E altera completamente o valor comercial do terreno. Pelas imagens/vídeos o local pareceu relativamente seco (eu acredito que tenham filmado numa estação quente, mas percebe-se isso) e não vi locais com (muita) água. Vi também eucaliptos (que bebem muita água) e danificam os solos em poucos anos (20-40), desgastando-os.

Têm de pensar em cenários em que chove menos (e tem sido o caso) e ver se ainda assim têm água disponível para 1 família, quanto mais dezenas.

Vou-te dar uma opinião muito sincera. E informada, não é uma mera opinião desta vez.
Pelas imagens que vi, pelo que conheço e tendo em conta o estilo de vida que se propõe, para esse terreno em concreto eu não iria. Em jeito de brincadeira, teria de ir roubar água aos vizinhos. De certeza que há terrenos melhores. O local é excelente para passeios, acampar, mas mesmo depois de alterações, como construção de lagos e mecanismos de retenção de água...

Precisam de um local com água a sério, com fontes, com ribeiras, com poços (ou façam furos). É na Primavera e Verão que os produtos agrícolas mais precisam de água e mesmo que multipliquem a água que vi nas imagens, pode ser escasso. O pensamento que estou a ter e estava a evitar escrever é "naquele terreno eles não sabem naquilo em que se estão a meter".
E porquê? Porque conheço a sensação de ir para o campo, de estar na Natureza em sossego, a conviver com os amigos, a fazer uns trabalhos na terra, a respirar ar puro e de alterar o terreno para obter aquilo que se pretendo. Dá uma enorme satisfação ver aquele esforço recompensado quando se vêem os resultados de 1 ou 2 dias, ou até uma semana. Mas isso é um efeito derivado de 3 coisas:
1. de se saber que temos uma casa mais confortável noutro local e um sistema integrado de apoio às nossas necessidades;
2. de não sabermos realmente o que é viver durante muito tempo naquele tipo de condições (mudar de casa requer habituação, até num apartamento);
3. da ilusão de que todos os dias serão sempre solarentos (meteorologicamente e psicologicamente);

Atenção: eu até recomendo este estilo de vida e admiro-os por terem a coragem (inocência/ingenuidade  ;D ) de o fazerem. O que não me agrada é o terreno em si.

Podia dar um conselho final, mas mesmo que fosse considerado, não iria a tempo: escolher outro terreno. Existem mais terrenos naquelas zonas. Ainda que sejam noutros preços, seria preferível dar 30.000€/pessoa por um local com mais água. Falem com pessoas da zona e perguntem-lhes o que acham do terreno para fazer agricultura para dezenas de pessoas. Ouçam as opiniões das pessoas que lá vivem e conhecem. Talvez já o tenham feito eventualmente. Ou não.

Sabes a localização exacta? Sabendo isso posso dar mais opiniões.

Pedro guevara

Um conselho muito importante: vê a água existente nesse terreno.
É o recurso com mais impacto. E altera completamente o valor comercial do terreno. Pelas imagens/vídeos o local pareceu relativamente seco (eu acredito que tenham filmado numa estação quente, mas percebe-se isso) e não vi locais com (muita) água. Vi também eucaliptos (que bebem muita água) e danificam os solos em poucos anos (20-40), desgastando-os.

Têm de pensar em cenários em que chove menos (e tem sido o caso) e ver se ainda assim têm água disponível para 1 família, quanto mais dezenas.

Vou-te dar uma opinião muito sincera. E informada, não é uma mera opinião desta vez.
Pelas imagens que vi, pelo que conheço e tendo em conta o estilo de vida que se propõe, para esse terreno em concreto eu não iria. Em jeito de brincadeira, teria de ir roubar água aos vizinhos. De certeza que há terrenos melhores. O local é excelente para passeios, acampar, mas mesmo depois de alterações, como construção de lagos e mecanismos de retenção de água...

Precisam de um local com água a sério, com fontes, com ribeiras, com poços (ou façam furos). É na Primavera e Verão que os produtos agrícolas mais precisam de água e mesmo que multipliquem a água que vi nas imagens, pode ser escasso. O pensamento que estou a ter e estava a evitar escrever é "naquele terreno eles não sabem naquilo em que se estão a meter".
E porquê? Porque conheço a sensação de ir para o campo, de estar na Natureza em sossego, a conviver com os amigos, a fazer uns trabalhos na terra, a respirar ar puro e de alterar o terreno para obter aquilo que se pretendo. Dá uma enorme satisfação ver aquele esforço recompensado quando se vêem os resultados de 1 ou 2 dias, ou até uma semana. Mas isso é um efeito derivado de 3 coisas:
1. de se saber que temos uma casa mais confortável noutro local e um sistema integrado de apoio às nossas necessidades;
2. de não sabermos realmente o que é viver durante muito tempo naquele tipo de condições (mudar de casa requer habituação, até num apartamento);
3. da ilusão de que todos os dias serão sempre solarentos (meteorologicamente e psicologicamente);

Atenção: eu até recomendo este estilo de vida e admiro-os por terem a coragem (inocência/ingenuidade  ;D ) de o fazerem. O que não me agrada é o terreno em si.

Podia dar um conselho final, mas mesmo que fosse considerado, não iria a tempo: escolher outro terreno. Existem mais terrenos naquelas zonas. Ainda que sejam noutros preços, seria preferível dar 30.000€/pessoa por um local com mais água. Falem com pessoas da zona e perguntem-lhes o que acham do terreno para fazer agricultura para dezenas de pessoas. Ouçam as opiniões das pessoas que lá vivem e conhecem. Talvez já o tenham feito eventualmente. Ou não.

Sabes a localização exata? Sabendo isso posso dar mais opiniões.

O terreno já foi comprado, passa lá um ribeiro que vai desaguar diretamente no Mar, são 100 hectares, e perto da praia excelente para quem quer realizar negócios. Vai dar certo :)

onetruth

Então esse terreno tem costa? E a água é suficiente ou estão a pensar tirar o sal da água do mar?  ;D
O ribeiro começa dentro do terreno ou muito antes? Há alternativas? Há soluções para obter água potável nesse terreno?
Se pensam em cultivar a comida (a 100%) tem de haver condições duráveis, independentemente das oportunidades de negócio. E que negócios em potencial são?

É suposto conseguirem ser auto-sustentáveis ou é mais na vertente de viverem no campo, no sossego, fazerem alguma agricultura para consumo próprio e aproveitarem o potencial comercial do local para com o exterior? Perto disso fazem as pessoas que vivem nesses locais há 100 ou 200 anos, mas é porque não têm mais nada.
100 hectares não é muito, mas para alimentar algumas dezenas de famílias é mais do que suficiente.