Bem-vindo ao Your Souls - A sua Alma , O seu ser.... Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
406
Total de mensagens
23.195
Total de tópicos
3.859
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
Em princípio, cabe lembrar que a Doutrina Espírita nada proíbe. No entanto, dota os indivíduos de elementos para reflexão para que decidam conscientemente. Não é a utilização de tatuagens que desmerecerá o caráter de uma pessoa. No entanto, alguns tipos de tatuagens, com motivos funestos, classificam-se como inconvenientes e impróprias para um trabalhador espírita.

Segundo Divaldo Pereira Franco, respeitado médium e orador espírita, pessoas que tatuam o corpo inteiro ou o enchem de piercings, são almas que ainda trazem reminiscências vivas de encarnações em épocas bárbaras, quando guerreiros sanguinários se utilizavam desses meios para se impor frente aos adversários.

Necessário sairmos da superficialidade. A questão cultural é muito importante para entendermos porque alguns povos adotam certos costumes estranhos a outras culturas. Na Tailândia, fronteira com Myanmar, antiga Birmânia, existe uma tribo isolada onde as mulheres cultuam pescoços longos. Para tal, utilizam argolas no pescoço, desde a infância, para provocar o aumento do pescoço.

Para os integrantes da tribo, todo este procedimento é muito natural, pois faz parte de suas crenças e seus costumes. Trata-se de culto ao corpo e a beleza, sem conotação de auto-agressão.

Nota-se que a compreensão espiritual dos nativos dessa tribo é bastante diferenciada do restante do mundo. Essas particularidades de entendimento implicam em conseqüências diferentes no mundo espiritual, pois cada qual está na situação de elevação espiritual que já tenha conquistado.

É necessário compreender o indivíduo de forma integral. As reações expressas no corpo são conseqüências de seus pensamentos e estes resultados das crenças, experiências e visão de mundo. Tudo é muito relativo até que se descubra como funcionam determinadas Leis Divinas. A Doutrina dos Espíritos não proíbe - esclarece. Não condena - conscientiza. Não se coloca 'em cima do muro', mas mostra como construir e trilhar o melhor caminho.

Uma tatuagem por si só não faz ninguém melhor ou pior. No entanto, perguntemos o que está por trás dessa tatuagem? Quais sãos os sentimentos, os anseios, as crenças daqueles que cobrem seus corpos com tais símbolos?

É preciso compreender as razões de alguém tatuar todo o corpo, camuflando-se de si mesmo. Grande parte o faz conduzido pelo modismo. Outros tantos ainda se encontram presos a hábitos de outras encarnações, que transitam do inconsciente para o consciente do indivíduo, resultando na transfiguração do indivíduo.

O Espiritismo não julga, porém compreende que, com o amadurecimento, o Espírito cultivará apenas os valores que nortearão sua verdadeira vida. Tatuagens, piercings, são todas práticas transitórias. Convém perceber, contudo, se tais pessoas estão abaladas, desequilibradas emocional e espiritualmente. O que as faz quebrar a barreira do bom senso e do discernimento? Por que provocam para si as dores e sofrimentos?

Frente a tais perguntas, a Doutrina Consoladora busca no íntimo do ser o seu real problema. Convida-o ao auto-conhecimento e ao exercício do auto-aprimoramento. Recomenda bom senso, amor a si mesmo, equilíbrio e a busca incessante ao Pai Criador, o único que poderá nos preencher de alegria e felicidade.

Hoje a moda cobre o corpo de desenhos e objetos. Amanhã o mundo será coberto de almas verdadeiramente engajadas no trabalho de servir, deixando de lado o culto exterior – superficial – para as conquistas de valores espirituais duradouros.

Analisemos a alma para descobrir o porquê do estado do corpo. Compreendamos o profundo para entender claramente o superficial. O certo e o errado, o bem e o mal nada mais são que experiências condizentes ou não com as Leis Naturais. Valorizar o corpo e a alma é ensinamento que todos os homens compreenderão e, então, já não discutiremos assuntos superficiais, mas assuntos da alma. Deixando do lado o embrulho para valorizar o conteúdo.
A amizade é um amor que nunca morre.

Penso que a doutrina espirita não proíbe. Pessoalmente, não gosto de piercings nem de tatuagens, acho que fica mal.

Incertus
ficar mal ainda é o menos...  ::)

e quando são um erro?





in: http://www.megacurioso.com.br/tatuagens/98666-12-pessoas-que-se-arrependeram-amargamente-das-tatuagens-que-fizeram.htm?utm_source=megacurioso.com.br&utm_medium=internas&utm_campaign=destaquestopo

Não acredito que seja qual for a tatuagem não tenha algum tipo de influencia psicológica no Espírita ou em quem quer que seja... eventualmente poderá ser uma influencia positiva...


Pois eu gosto de tatuagens, tenho uma, e não teria qualquer problema em fazer 2 ou 3 se assim entendesse.

Tendo em conta que, o corpo é meu e que não implica prejuízo de terceiros, não vejo qualquer justificação lógica ou coerente, não o fazer.

Com toda a certeza, Deus estará bem mais "interessado" em avaliar o meu carácter, as minhas acções, do que propriamente, no número de tatuagens que fiz no corpo.



Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
(Confúcio)

Incertus
mas para que é que foi falar em Deus?  ::)

Citação28 Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor.
Levítico 19,28

Citação de: Incertus em Abril 24, 2016, 06:24:47
mas para que é que foi falar em Deus?  ::)


Porque é-me completamente indiferente, a forma como a doutrina espirita encara o tema, bem como  religião católica, protestante, evangélica...

Eu ajo, consoante a minha consciência e a minha interpretação de Deus.

Tudo o resto é eco.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
(Confúcio)

Incertus
Citação de: smaiza em Abril 24, 2016, 06:34:32
Citação de: Incertus em Abril 24, 2016, 06:24:47
mas para que é que foi falar em Deus?  ::)


Porque é-me completamente indiferente, a forma como a doutrina espirita encara o tema, bem como  religião católica, protestante, evangélica...

Eu ajo, consoante a minha consciência e a minha interpretação de Deus.

Tudo o resto é eco.

assim é que eu gosto... uma resposta frontal...  :)

parabéns pela resposta...

e pela resposta...  ;)

Eu penso que sim que não existe problema a menos que achem que estão a profanar o corpo mas penso que não é por aí.

Incertus
dependerá da simbologia que tiver tatuada...  ;)

cada símbolo terá a sua "energia"... eventualmente haverá símbolos que não vão atrair as energia "correctas"...

Eu diria que são os teus pensamentos e acções que, definem quem te "acompanha".

Os simbolos valem o que valem, e depende do intuito com que os fazem (neste caso).

E digo o que digo, porque à uns anos atrás, depois de uma situação menos boa, fiz a única tatuagem que tenho, e que por acaso é um diabito. :)

Não comungo da ideia, que irá atrair energias menos boas.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
(Confúcio)

Incertus
sou gajo para ir a bola consigo...

mas tem que admitir que a energia desta imagem...



é diferente da energia desta imagem...



assim como desta...  ::)



por isso é que eu digo que eventualmente uma imagem "mal escolhida" pode trazer energias indesejadas...

O primeiro diabito, é um caso a pensar!  ;)

O 2º é feio como um raio! :(

E o último, é um abuso!  ;D

O meu é um diabito simpatico! ;D
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
(Confúcio)

Achei curioso ter recebido uma mensagem pessoal a informar-me sobre este tópico, tendo em conta que ninguém me conhece. E é curioso porque eu tenho 7 tatuagens (sendo uma delas de grande dimensão), sendo por isso também da opinião que é o carácter da pessoa e as suas acções que são realmente relevantes, independentemente do que o Espiritismo, a religião ou culto possam afirmar.

Mas deixem-me discordar de algumas coisas que foram ditas no início deste tópico:

"É preciso compreender as razões de alguém tatuar todo o corpo, camuflando-se de si mesmo. Grande parte o faz conduzido pelo modismo. Outros tantos ainda se encontram presos a hábitos de outras encarnações" - ERRADO! Quem se tatua, não se camufla, pelo contrário, faz do seu corpo uma tela, onde expõe o seu lado mais profundo. Não é uma moda (embora alguns vejam como tal - poucos) e duvido que haja alguma relação com outras encarnações, já que por vezes as tatuagens representam fases importantes da nossa vida actual.

"Tatuagens, piercings, são todas práticas transitórias. Convém perceber, contudo, se tais pessoas estão abaladas, desequilibradas emocional e espiritualmente. O que as faz quebrar a barreira do bom senso e do discernimento? Por que provocam para si as dores e sofrimentos" - Há por aí gente de fato e gravata bem mais desequilibrada. A dor é só no momento... esta rapidamente passa (ao contrário do sofrimento que por vezes a vida nos presenteia e que chega a ser representado em alguma tatuagem).

"Hoje a moda cobre o corpo de desenhos e objetos. Amanhã o mundo será coberto de almas verdadeiramente engajadas no trabalho de servir, deixando de lado o culto exterior – superficial – para as conquistas de valores espirituais duradouros." - Não é moda e nem é superficial (ao contrário das coisas materialistas que vamos adquirindo ao longo da vida) - é arte!

Quem vê caras, não vê corações. Ou diria antes, quem vê corpos, não vê almas.

Citação de: Malik em Abril 26, 2016, 09:22:00
Citação de: arteycuerpo em Abril 26, 2016, 02:56:32
- Há por aí gente de fato e gravata bem mais desequilibrada.

Verdade!

Porque a sociedade, insiste em avaliar as pessoas, pelo aspecto fisico. Como se isso, definisse o que que quer que seja.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
(Confúcio)