Bem-vindo ao Your Souls - A sua Alma , O seu ser.... Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
406
Total de mensagens
23.195
Total de tópicos
3.859
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Você ama a Deus?

Ou será que você tem medo de Deus?

Ainda nos dias de hoje se ouve a expressão: Cuidado, Deus castiga.

Ou então: Ele é um homem temente a Deus. Temente quer dizer que teme, que tem medo.

As frases são muito infelizes. E não verdadeiras. Por que temer a Deus?

Se ficarmos com o conceito de Moisés, o grande legislador do povo hebreu, com certeza teremos medo da Divindade.

Porque, ao apresentar a ideia de Deus aos homens daquela época, mais ou menos quatro mil anos atrás, Moisés O apresentou como ciumento, vingativo.

Um Deus injusto, pois punia um povo inteiro pela falta do seu chefe.

Era o Deus dos exércitos que presidia aos combates contra o Deus dos outros povos.

Um Deus que recompensava e punia só pelos bens da Terra. Que fazia se acreditasse que havia felicidade na escravidão dos outros povos.

Mas, depois de Moisés veio Jesus. E uma das partes mais importantes da revelação do Cristo é o ponto de vista pelo qual Ele nos apresentou Deus.

O Pai que ama aos Seus filhos. Soberanamente justo e bom. Cheio de mansidão e de misericórdia.

Pai que perdoa as faltas dos Seus filhos e dá a cada um segundo as suas obras. O Pai de todas as criaturas, que estende a Sua proteção por sobre todos os Seus filhos.

Deus que diz aos homens: A verdadeira pátria não é deste mundo.

Deus de misericórdia que diz: Perdoai as ofensas se desejais ser perdoados, fazei o bem em troca do mal. Não façais o que não quereis que vos façam.

Deus grande que vê o menor pensamento de Seus filhos e que não dá importância à forma com que esses filhos O honram.

Não é um Deus para temer. É um Deus para amar.

Tudo na Criação revela o amor de Deus por Seus filhos. O Universo é um poema de beleza e perfeição.

A Terra preparada até os mínimos detalhes para que o homem nela possa viver e progredir.

As sementes que reproduzem segundo sua espécie e saciam a fome.

Os rios, lagos e vertentes que propiciam o líquido precioso.

As estações com suas características. As variedades infinitas de plantas, de animais.

Deus que cria Espíritos simples e ignorantes e os coloca nas Suas moradas, os mundos, para progredirem, conquistarem sabedoria até a perfeição.

Deus que ama.

*   *   *

Deus quer o seu progresso. Deus quer o seu bem-estar, que seja fruto de uma vida saudável, que resulta de um aprimoramento moral.

Deus quer a sua paz legítima, depois de acalmados os anseios do seu coração e regularizados os débitos da sua consciência.

Deus quer o seu amor, superadas as instabilidades da sua emoção.

Deus quer o melhor para você.

Se você ainda não descobriu como, guarde a certeza de que Ele concede todos os dias os meios para conseguir tudo isto, em definitivo. Sem chance de perder.

http://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=3165&stat=0
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
(Confúcio)


Citação de: smaiza em Abril 15, 2016, 01:13:37

Você ama a Deus?

Ou será que você tem medo de Deus?

Ainda nos dias de hoje se ouve a expressão: Cuidado, Deus castiga.

Ou então: Ele é um homem temente a Deus. Temente quer dizer que teme, que tem medo.

As frases são muito infelizes. E não verdadeiras. Por que temer a Deus?


http://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=3165&stat=0


A humanidade não sabe definir Deus, por essa razão tem-lhe atribuído os adjectivos que mais convém em cada época histórica.
O domínio de minorias elitistas sobre os povos dominados, exercícia-se através da imposição da força e do medo. O nome de Deus "era" utilizado para exercer algum domínio sobre os povos, mas nem sempre pelos piores motivos. Exemplo: quando Moisés dizia "Não matarás", o seu povo indisciplinado só acatava a decisão se a sua transgressão implicasse um castigo.

  • Ainda hoje, muitas pessoas cumprem as leis do seu país porque existem punições.
  • Ainda hoje, o nome de Deus é utilizado para intimidar e para atrair pessoas a juntarem-se às nossas causas.
Felizmente, o Deus impiedoso de épocas passadas, já não tem tantos "seguidores".
E eu uso o meu raciocínio e da minha liberdade para crer em Deus de Amor.
Rejeito os dogmas e aceito o que para mim faz sentido

Como está escrito neste post introdutório, no passado houve duas versões do mesmo Deus. Assim sendo por que motivo uma delas é mais validada que a outra?
"My manner of thinking, so you say, cannot be approved. Do you suppose I care? A poor fool indeed is he who adopts a manner of thinking for others!"
― Marquis de Sade

Deus quer o seu progresso. Deus quer o seu bem-estar, que seja fruto de uma vida saudável, que resulta de um aprimoramento moral.

isso é muito importante :)

Citação de: Valkyrie em Abril 17, 2016, 02:31:15
Como está escrito neste post introdutório, no passado houve duas versões do mesmo Deus. Assim sendo por que motivo uma delas é mais validada que a outra?

Deus foi apresentado na antiguidade como castigador para ser aceite pela humanidade naquela fase evolutiva.
Hoje, já podemos compreender que o "castigo" não é produto da vingança divina mas sim consequência dos nossos actos.

Deus fez as Leis justas e imutáveis, entre as quais se encontra a lei do Retorno ou de Causa e Efeito. A partir daí, é connosco.  Tudo o que fizermos, tem consequências. O bem e o mal que fizermos, retorna a nós.

O Deus revelado à humanidade de épocas passadas é o mesmo que hoje conhecemos, apenas o entendemos de forma diferente. No futuro, a percepção humana de Deus vai ser outra, adequada às superiores capacidades intelectuais e morais que então teremos. O Deus é o mesmo. Nós é que estamos em processo evolutivo e a Verdade vai sendo revelada à humanidade à medida das suas capacidades.
Rejeito os dogmas e aceito o que para mim faz sentido

O tal deus nunca se revelou a ninguem. Nao existe. É um conceito criado por quem tinha olho para o negocio para manter a humanidade sempre atada a esse dogma maldito da "lei o retorno" que apenas prejudica e nada faz de bom por que nao liberta. Quem acredita numa lei do retorno, está a desejar o mal aos seus semelhantes ainda que secretamente, e mesmo que quem assim age nao consiga admitir que o faz.

Treta. Tudo treta.

A verdade vai sendo revelada na medida em que a humanidade aumenta as suas capacidades de entendimento.
Quando a humanidade anseia por mais conhecimento, mais conhecimento é revelado.
Repara na evolução que já ocorreu em termos de revelação ao longo do tempo com este pequeno e incompleto exemplo:
Antigo Testamento - antes da era cristã
Novo Testamento - primeiros anos após a era cristã
Codificação espírita - século XIX
Psicografias de Francisco Xavier e outros médiuns - século XX
A mesma verdade vai sendo revelada de modo diferente e mais pormenorizada, na medida da nossa capacidade de aceitação.
Rejeito os dogmas e aceito o que para mim faz sentido

Citação de: Astaroth em Abril 17, 2016, 02:40:43
(...)

Treta. Tudo treta.

Astaroth, a tua opinião é tão respeitável como a minha. Porém, não é adequada como resposta a um tópico que foi aberto no sub-quadro Espiritismo.
O espírita crê em Deus.
Porque não abres um tópico para ateus?
Se o fizeres, eu própria lerei os teus textos porque provavelmente tens mais para transmitir a todos nós do que simplesmente contrariar opiniões.
Rejeito os dogmas e aceito o que para mim faz sentido


Citação de: escriba em Abril 17, 2016, 03:45:29
Citação de: Astaroth em Abril 17, 2016, 02:40:43
(...)

Treta. Tudo treta.

Astaroth, a tua opinião é tão respeitável como a minha. Porém, não é adequada como resposta a um tópico que foi aberto no sub-quadro Espiritismo.
O espírita crê em Deus.
Porque não abres um tópico para ateus?
Se o fizeres, eu própria lerei os teus textos porque provavelmente tens mais para transmitir a todos nós do que simplesmente contrariar opiniões.

Penso que quando abrimos um tópico é com o intuito de haver troca de opiniões sejam elas de acordo com a nossa linha de pensamento ou não.
Até porque é na troca de opinões e nas argumentações que crescemos e evoluimos, a contrariadade faz-nos questionar, faz-nos pensar. (apenas minha opinião)
Peço desculpa pela comentário e Escriba tu como moderadora se achares inoportuno o meu comentário tens toda a legitimidade de o apagares 

Citação de: Ana P em Abril 17, 2016, 06:20:31

Penso que quando abrimos um tópico é com o intuito de haver troca de opiniões sejam elas de acordo com a nossa linha de pensamento ou não.
Até porque é na troca de opinões e nas argumentações que crescemos e evoluimos, a contrariadade faz-nos questionar, faz-nos pensar. (apenas minha opinião)
Peço desculpa pela comentário e Escriba tu como moderadora se achares inoportuno o meu comentário tens toda a legitimidade de o apagares

Ana, penso eu que o Escriba quando disse o que disse, não foi com intuito de dizer que não se devem dar opiniões contrárias. Até porque quando se abre um tópico, tal como referes, é precisamente para isso.
A questão é a forma como se exprime, e principalmente quando se faz no intuito de "denegrir" as crenças alheias.
Queremos respeito, temos de respeitar os outros.
 
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
(Confúcio)

Citação de: Ana P em Abril 17, 2016, 06:20:31

(...)

Peço desculpa pela comentário e Escriba tu como moderadora se achares inoportuno o meu comentário tens toda a legitimidade de o apagares

Não é fácil encontrar o ponto que limita a liberdade de um para que a do outro seja respeitada.
Vai haver sempre quem discorde e quem concorde com a minha e com a tua opinião.

Respeito as opiniões de todos e aceito o diálogo e o debate de ideias.
Aceito a crítica e não, não estou aqui para censurar as opiniões de ninguém.
Fui a primeira leitora do "Tópico para ateus" e serei interveniente se eventualmente tiver algo a acrescentar ao debate sem agredir a - neste caso - "não crença" dos eventuais intervenientes.
Rejeito os dogmas e aceito o que para mim faz sentido

Citação de: escriba em Abril 17, 2016, 06:49:35
Citação de: Ana P em Abril 17, 2016, 06:20:31

(...)

Peço desculpa pela comentário e Escriba tu como moderadora se achares inoportuno o meu comentário tens toda a legitimidade de o apagares

Não é fácil encontrar o ponto que limita a liberdade de um para que a do outro seja respeitada.
Vai haver sempre quem discorde e quem concorde com a minha e com a tua opinião.


O limite nunca será facil, principalmente num sitio publico com pessoas de todas as crenças ou descrenças, com vários tipos de ideologias , educações e formas de estar.
Penso que cabe um bocadinho a cada um de nós utilizadores , tentarmos relativizar ou não levar demasiado a peito certas coisas , pois por vezes fazemos julgamentos errados (falo por mim), e estamos cá para aprendermos e para partilharmos . Nao existe  uma formula fácil para isso, apenas bom senso  e diálogo sem acusações.


Escriba,

peço desculpas se a ofendi, nao era essa a minha intenção. Nem a ti nem tampouco aquilo que acreditas, ok?

:)