Eu pensava que já tinha visto de tudo!

Iniciado por Hera, Outubro 22, 2016, 01:55:58

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Hera

Eu pensava que já tinha visto de tudo um pouco nesta vida!

Hoje deparei-me com uma situação na qual fiquei terrivelmente chocada, à tanta fome no meu país.
Estava eu mais a minha família a comer num centro comercial, quando chega um moço e se senta numa mesa onde alguém tinha estado a comer e deixou a comida quase toda no prato e o moço devorou tudo o que lá tinha juntou todos os restos de bebidas num só copo e bebeu, via-se mesmo que estava com muita fome.

É muito triste de ver. Por mais que eu quisesse desviar o olhar não conseguia. Quando acabou discretamente saiu deixando os talheres juntos de lado como se disse-se "estou satisfeito".

Aqui está uma lição para a vida que a minha filha já mais vai esquecer.

Amiga: M@ri@

Acabei à pouco de ouvir da boca de uma amiga este relato. E se ela ficou chocada, eu que já participei vem de perto desta triste realidade! Fiquei sem palavras.
Já vi tanto... Mas um relato igual foi a primeira vez!
E não foi por o moço pegar sobras de comida, foi sim, por ser num local publico em frente de quem estava! Para imaginarem ao ponto que ele devia sentir fome!
Estas são aquelas histórias bem reais e tristes em que vivemos, em que não dá para fazer copy!

Hera!

Watanuki

É a realidade em que vivemos, e que muitos optam por virar a cara ao lado e fingir que tudo no mundo é lindo.

Já me aconteceu, estar no café, entrar uma moça nová,  pedir que lhe dessem um pão. Sabes qual foi a resposta de quem lá estava? Virar a cara ao lado e fingir que ela não existia.

Um pão era o que ela queria. Estamos a falar de 10 cêntimos.  Mas ninguém quis saber.

Como ninguém quis saber, fiz eu questão de servir a moça um galão e 2 pães.

Comida não se nega a ninguém.

Victoria

Certa vez, bateram à porta de minha casa a pedir. Dei um pacote de leite e duas maçãs. Não dei dinheiro.
Foi há muitos anos, mas nunca esqueci.
Procuro sempre ajudar os outros mesmo que seja com pouco. Somos todos humanos.

Hera

E fizeste muito bem, Watanuki !!   ;)

Isso significa que o ninguém quis saber está errado, tu quiseste saber, e tu és alguém;)

Numa situação assim eu fazia e faço exatamente o mesmo. Tanto dinheiro que se joga pelo esgoto a baixo! o que é 0,10 cêntimos ou 1 euro? Comparado com o que se gasta mal gasto.

A tristeza de tudo isto, não está em quem sofre no corpo e na alma esta realidade, está sim, nos tristes seres que veem acontecer e deixam acontecer e nada fazem para mudar isso.

Como disseste e bem: Sabes qual foi a resposta de quem lá estava? Virar a cara ao lado e fingir que ela não existia.


As pessoas teem medo, de ao dar um pão e receber um obrigada da outra parte, com esse obrigada recebam também uma doença. Tristes, essa gente, sim, são uns tristes.

Quando fazia parte à alguns anos desta realidade, cheguei a ouvir palavras que me feriram mais que ver a realidade com os meus olhos e histórias com os meu ouvidos que já mais poderei esquecer. E também não quero esquecer, foram esses momentos que fizeram de mim o ser que sou hoje!!

Frases tais como:

-Não te metas com essa gente ainda apanhas alguma doença.
-Algum dia aparecesses morta ou desonrada num beco qualquer.
-Algum dia ficas a dormir na rua junto com eles.
-Gostas tanto dessa gente, só falas deles que algum dia estás como eles.
-.........

Prefiro ser pobre, mas já mais, pobre de espírito.

Watanuki

No tempo que trabalhei na parte de café do intermarche eu fiquei chocada quando ao final do dia, todos os bolos que ficavam iam para dentro de um saco para o lixo. Eu questionava se não podíamos da los a uma instituição ou a alguém.  Eles diziam que não.  Era para o lixo e pronto.

Doía ver coisas que ainda estavam boas irem para o lixo, com tanta gente que as vezes tem vontade de comer um bolo e não pode.

Hera

Não são só os bolos, é tudo, desde legumes, fruta, charcutaria, carne, peixe, ....... tudo....

É não é só nesse hipermercado que isso acontece, é em quase todos dentro dessa faixa! Inclusive muitas das apreensões que são efetuadas ao longo dos dias! Uma loucura.

Infelizmente faz parte das normas, leis do nosso governo, da meia dúzia de tristes que passam o dia alapados e chegam a mesa e não falta nada, nunca souberam o que é passar fome, ter dores de barriga por não comer à dias....

Mas por vezes também nos deparamos com factos reais que nos chegam de instituições que fazem recolha de alimentos e a fartura é tanta, que chegam ao ponto de colocar os produtos ao lixo.

É por essas e outras que quando quero dar ou posso dar vou para a rua e dou.
Dar é quando precisam, na hora, não perder o momento. Sem ficar a pensar: -Não dei desta vez, vou dar na próxima. Não vai haver uma próxima, não igual, porque todas são únicas, diferentes! Sem publicidade, sem identificação... Quando o fazia vinha, rica... rica de sorrisos, abraços...
E mais pobre em lágrimas! Ao fim de algum tempo, meia dúzia de vezes, secaram.

Desculpem, custa-me muito falar sobre este tema, mas só para finalizar. Não são só homens, drogados como costumam dizer... É um mundo bem diferente, desde adolescentes gravidas, idosas com mais de 70, mulheres na faixa dos 20 aos 40....

Florbela

Eu trabalho na copa de um restaurante...por isso imaginem a comida que eu deito fora ???...infelizmente é as ordens que tenho :(
No entanto na pastelaria onde vou de manha tomar o pequeno almoço tem la o autocolante da refood  8) ...pelo menos ainda ha quem pense nos outros...

Isafonso

Eu vivo numa cidade pequena, e por estes lados não se vê mendigos praticamente. Por um lado parece bom porque toda a gente terá alguma coisa para comer, e caso isso não acontece há sítios onde podem comer, e há a Refood que funciona muito bem.
Por outro lado, vem a parte que poucos sabem e tampouco querem saber, mesmo havendo a "sopa dos pobres", refood e afins ainda há pessoas que pela calada da noite reviram caixotes do lixo, talvez por vergonha de pedir, em pleno centro da cidade e quem vê, ignora.

Citação de: Hera em Outubro 22, 2016, 02:30:03
(...)
Frases tais como:

-Não te metas com essa gente ainda apanhas alguma doença.
-Algum dia aparecesses morta ou desonrada num beco qualquer.
-Algum dia ficas a dormir na rua junto com eles.
-Gostas tanto dessa gente, só falas deles que algum dia estás como eles.
-.........

Prefiro ser pobre, mas já mais, pobre de espírito.

Infelizmente há muita gente a pensar assim, parece que o facto de chegarem perto de alguém necessitado que é uma doença e se vai pegar  :(

Mas somos todos humanos, muitas coisas nem aos animais se fazem...

Hera

Verdade, somos humanos.  :)

Mas infelizmente à pessoas que pensam assim, e muitas das vezes, estas frases chegam de quem menos se espera.
Por isso me feriram tanto!