Bem-vindo ao Your Souls - A sua Alma , O seu ser.... Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
406
Total de mensagens
23.195
Total de tópicos
3.859
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Hoje estava a trabalhar na análise de uma obra e estava para aqui escrevinhar nos meus  apontamentos sobre o a paixão que o compositor colocou em cada nota e no amor presente na progressão desta obra e veio me assim uma pergunta à cabeça....uma coisa mesmo repentina e estranhamente interessante...
"Qual a diferença entre amor e paixão?"
Por momentos fiquei pasmado por ter surgido tal pergunta...
Uau... acabei de encontrar o maior desafio da minha carreira de teórico musical....
Amor e paixão...

Temos a linha melódica ( linha horizontal da música onde está a melodia principal) e temos a linha harmónica (linha vertical da música onde está o acompanhamento da melodia)..e temos o amor e a paixão...
Hmmmm...qual corresponde a qual?

Como um teórico qualquer não posso negar a minha busca pela definição mais cientificamente aceite e encontrei isto:

Amor, descendente do latim amore, significa um grande sentimento de afeto, e paixão, definido como um sentimento forte e quase incontrolável.

Hmmmm...

Bem estou num grande impasse....

Comecemos pela base, a harmonia.
Okay após pensar um bocadinho diria que esta linha musical estava obviamente associada ao amor. O amor é a base, ou seja, a harmonia é o amor da música.
Passando a linha melódica, por uma exclusão óbvia de partes concluimos que esta seja a paixão.

Muito bem...isso é óbvio mas....algo não me agrada...

Será que é algo tão óbvio, algo como 2+2?...

Se calhar sim....se calhar só estou a complicar.

Com tanto para fazer dou por mim com um sublinhador cor de rosa fluorescente na boca enquanto aprecio a vista do meu escritório....e muito lentamente apareceu me um pequeno sorriso ....a filosofia sempre teve um dom para me deixar louco.
Aos poucos e sem eu dar conta uma notalgia tomou conta de mim,e dou por mim embrulhado numas saudades felizes por estranho dizer..
Saudade de quê? Nem eu sei

Admiro a cidade
Adoro ver a cidade assim, repleta de luzes que enganam a escuridão, adoro ver aquela agitação constante que nem a noite consegue parar...

Deu-me um friozinho na barriga...

....tenho saudades daquela paixão...

Como é bom estar apaixonado..
Tenho saudades daquela felicidade que engana a tristeza, tenho saudades daquela inquietude constante que nem no sono nos abandona...

Saudades das luzes que tiravam aquela cidade da noite...saudades desses teus olhos que faziam qualquer sorriso iluminar-se.

Saudades da adrenalina continua daquela cidade que nunca dormia...saudades desses pensamentos que me percorriam a mente vezes sem conta e não me deixavam descansar.

Levaste a minha paixão, e agora tenho saudades dela...sinto falta daquele sossego desassossegante, daquele silêncio cheio de palavras, daquelas noites de sono em que estava acordado.

E o amor...
Hmmmm desse não tenho saudades...nunca o deixei de sentir, o amor nunca morre, não morre nas almas vazias e nem mesmo nos corações parados pelo tempo...

Meu amor, amo-te tanto. Do nosso amor nunca vou ter saudades, porque esse vai estar sempre comigo, sempre. Esse amor vai estar em todas as minhas memórias.
Amo-te tanto, e tenho a certeza que vou sempre amar porque como disse o amor não morre e vai sempre viver na eternidade que é o esquecimento.

Uau....
Caramba, ainda dizem que a vida de um teórico é aborrecida, comecei numa simples análise musical e acabei com uma declaração de amor...

Mas sabem acho que cheguei a uma conclusão.

A paixão e o amor devem ficar juntos, acho que seria ingrato separar duas coisas que juntas fazem algo incrível, e muito difícil de explicar.
Foi um erro tentar definir as duas, é estúpido tentar dividi-las e rotula-las como se de algo banal fossem..
Com isto digo que amor e paixão não têm um significado ou uma definição... ninguém pode difinir tais sentimentos. Esses sentimentos fazem algo que a razão nunca vai compreender.

Quanto à minha grande questão vou reformular toda a minha resposta.

A linha melódica é o amor e a paixão, a paixão prende-nos e faz-nos avançar entre a música, a paixão são todos os adornos, dinâmicas e timbres que pomos na melodia e que tornam a música única e algo que desperta aquele fogo e curiosidade. O amor é a base da melodia, a base sólida que ninguém pode destruir, aquela melodia que nunca vai parar mesmo quando a obra termina, o amor vai continuar sempre connosco para nos relembrar daquela obra,o amor é a melodia que vamos guardar eternamente para nós e que nunca vai deixar de tocar.


Quanto à parte harmónica? Hmm....essa não foi muito difícil no fim de contas
A harmonia é algo simples como o caminho, o destino.....a vida.
Porque a vida é a base de tudo, tudo é construído a partir dela. E em todas as adversidades desta linha harmónica que é a vida a melodia tem que seguir com ela e aí as verdadeiras obras de arte destacam se.
Porque de que vale a pena a vida(harmonia) continuar se ninguém a vai fazer interessante e bonita(melodia)? Aí está, uma sem a outra não são nada...


E obviamente dedico este desabafo ao meu anjo,
Amo-te meu amor..

Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
(Confúcio)

Meu totó parabéns :)

Pergunta, tu só não tens talento para cozinhar não é? Porque de resto és um master :D


Desculpa ser desmancha prazeres, mas esse agradecimento compete-nos a nós. ;)

Nós é que temos de agradecer a tua partilha... ;D
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
(Confúcio)


Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
(Confúcio)


Gostei muito!

Obrigada pela partilha.

Fizeste-me lembrar o tópico com a tal pergunta: Qual a diferença entre paixão e amor?

Pois bem...acabaste por encontrar a resposta.
"When you gonna wake up and fight for yourself?"


Muito Bom Cody! :)
Para mim, até hoje (sim até hoje) paixão e amor eram coisas distintas...mas devo-te dizer que após ler o que escreveste, fizeste-me mudar de opinião.
Parabéns!  :)



Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
(Confúcio)