Bem-vindo ao Your Souls - A sua Alma , O seu ser.... Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
406
Total de mensagens
23.195
Total de tópicos
3.859
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Meu caro Cody,

Ainda bem que te sussurraram essa questão ao ouvido, eles lá sabiam que isso iria levar-te da questão musical até aquele lugar onde as coisas precisavam de ser ditas, ou escritas, para ganharem contornos de realidade que não têm enquanto vivem apenas na nossa mente.
Agora é aprender a viver com a presença do amor que fica e com as saudades da paixão que se foi.

Como alguém que também está a fazer essa aprendizagem, só tenho a dizer muito obrigado pela partilha.
"A lei da mente é implacável:
O que você pensa, você cria; O que você sente, você atrai; O que você acredita, torna-se realidade." (Buda)




Citação de: Cody Sweets 4ever em Julho 26, 2016, 07:29:07
Hoje estava a trabalhar na análise de uma obra e estava para aqui escrevinhar nos meus  apontamentos sobre o a paixão que o compositor colocou em cada nota e no amor presente na progressão desta obra e veio me assim uma pergunta à cabeça....uma coisa mesmo repentina e estranhamente interessante...
"Qual a diferença entre amor e paixão?"
Por momentos fiquei pasmado por ter surgido tal pergunta...
Uau... acabei de encontrar o maior desafio da minha carreira de teórico musical....
Amor e paixão...

Temos a linha melódica ( linha horizontal da música onde está a melodia principal) e temos a linha harmónica (linha vertical da música onde está o acompanhamento da melodia)..e temos o amor e a paixão...
Hmmmm...qual corresponde a qual?


Okay após pensar um bocadinho diria que esta linha musical estava obviamente associada ao amor.
Passando a linha melódica, por uma exclusão óbvia de partes concluimos que esta seja a paixão.

Será que é algo tão óbvio, algo como 2+2?...

se calhar só estou a complicar.
Sim, estás a complicar. :D
Por melhor que o compositor seja a nível técnico, existe sempre aquela componente que o faz criar a música de forma intuitiva, ou nos teus termos, com paixão e amor, traduzindo as suas sensações para as cores de cada nota e em conjunto com os silêncios.
A linha melódica é o veículo da sua paixão interior a cada instante sonoro.
A linha harmónica agrega tudo isso numa fluidez contínua que, no seu todo, representa o amor ou o sentimento que é pretendido transmitir pelo compositor.

Onde está o amor e a paixão nas duas linhas? Eles estão tão ligados que não se consegue separar realmente. No entanto, como sabes, existem os instrumentos que carregam as principais linhas melódicas, enquanto outros instrumentos servem-lhes de apoio. No final, a sua soma encaixa perfeitamente.
Porque apesar de tantas crenças, opiniões e perspectivas, a verdade é só uma...
Pode ser extensa e complexa, mas é só uma...

Bem aqui chegamos a uma questão que não foi abordada aqui.....Esta teoria pode sem dúvida variar consoante a peça ;)

Citação de: Cody Sweets 4ever em Julho 27, 2016, 11:51:16
Bem aqui chegamos a uma questão que não foi abordada aqui.....Esta teoria pode sem dúvida variar consoante a peça ;)
Claro que sim. Cada peça tem uma intenção e um conjunto de sentimentos específico.
Porque apesar de tantas crenças, opiniões e perspectivas, a verdade é só uma...
Pode ser extensa e complexa, mas é só uma...

Nunca na vida um Wagner tinha na linha harmônica algo a não ser a paixão e amor :)

Bem neste caso, referido no texto sim esta é teoria correcta :)