• Bem-vindo ao Your Souls - A sua Alma , O seu ser....

Por que tanta gente ainda acredita em atividade paranormal?

Iniciado por Soul2, Maio 19, 2016, 09:31:24

Tópico anterior - Tópico seguinte

Soul2

Pouco depois da Segunda Guerra Mundial, o ex-premiê britânico Winston Churchill disse ter visto o fantasma do ex-presidente americano Abraham Lincoln em uma visita à Casa Branca. Depois de tomar um banho - acompanhado de uísque e cigarro - Churchill conta que cruzou com o fantasma quando estava nu.

O ex-premiê britânico teria dito: "Boa noite, senhor presidente. Você parecer ter me pego em uma situação de desvantagem." Churchill diz que o fantasma de Lincoln apenas sorriu e desapareceu.

Essa história coloca Churchill em uma lista de pessoas ilustres que dizem ter tido experiências sobrenaturais. O escritor Arthur Conan Doyle, criador do personagem Sherlock Holmes, costumava "conversar com fantasmas" através de médiums. O britânico Alan Turing, um dos pais da computação moderna, acreditava em telepatia.

Pesquisas mostram que eles são a maioria. Um estudo recente indicou que três em cada quatro americanos acreditam em atividade paranormal. Um em cada cinco disse ter visto um fantasma.

Psicólogos se debruçam sobre o tema há anos para entender algumas destas crenças. Parte delas são facilmente explicadas. Alguns tipos de danos cerebrais, em particular no hemisfério direito do cérebro, que é responsável pelo processamento da visão, podem causar sensações como a visualização de objetos que não existem. Alguns dos "fantasmas" vistos seriam apenas problemas nessa parte do cérebro.

Substituto de Soul

maryn

Tal como se diz " yo no creo en brujas pero que las ay, las ay" que é como quem diz não acredito em bruxas mas que as há, há
A verdade anda aí fora

Blue Star

Muita coisa até pode ser explicada, mas não tudo.
Em consequência da ciência querer ter sempre uma explicação "lógica" e existirem pesquisas "lógicas" para tudo, as próprias pessoas que passaram por experiências evitam contar para não passarem por tontinhas e isso é uma pena. Ninguém é levado a sério quando diz que "eu vi".  :-\

Victoria

smaiza

No meu entender, faz parte da evolução espiritual. A procura de respostas para além do óbvio.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
(Confúcio)

Endruil

Acho mais é que a ciência e religiões e crenças acabam por ser a forma de nos sentir seguros... Se calhar é a minha veia anarquista a falar mais alto mas se em vez de procurarmos respostas e dogmas, procurarmos ser felizes e estar bem com os outros e conosco sem nos atropelarmos em dogmas e certos/errados, negros/luz, acho que o mundo ficava um local muito melhor...

E de resto.. Acreditamos porque vivemos ;)

E se vivemos a experiência é porque ela é real no nosso paradigma e ninguém nos poderá tirar isso porque é algo nosso... da nossa identidade...

Metatron

Não me custa nada acreditar que 75% da população MUNDIAL sofre de danos cerebrais. Aliás, acho que isso é bastante óbvio.

E não percebi o que o malik pretende dizer com " mais um "estudo""?

Não acredita na ciência? Foi ela que trouxe a nossa sociedade até ao ponto em que está, um estudo atrás do outro (com ou sem danos cerebrais).

Metatron

Citação de: Malik em Maio 20, 2016, 10:27:20

É minha opinião, certa ou errada, que vários "estudos" publicados nos últimos anos não entendem por ciência o mesmo que eu. Daí as aspas...

Creio poder presumir então que o Malik é cientista.

strong

E se aparecesse a Samara?

Há uns vídeos porreiros por aí em modo "Samara".

Bem, talvez não achasse "piada" se acontecesse comigo. Mas gosto de ver como as pessoas reagem.  ;D
"When you gonna wake up and fight for yourself?"

RicardodeMatos

Na Terça-Feira à noite quando estava a tomar o meu banho antes de ir dormir, o interruptor da casa de banho desligou-se misteriosamente.
Sendo que eu moro sozinho e já estavam as portas e janelas fechadas, como é isto possível?
Como estava a meio do banho, acabei por tomar o resto do banho às escuras.

strong

Citação de: RicardodeMatos em Maio 21, 2016, 01:22:21
Na Terça-Feira à noite quando estava a tomar o meu banho antes de ir dormir, o interruptor da casa de banho desligou-se misteriosamente.
Sendo que eu moro sozinho e já estavam as portas e janelas fechadas, como é isto possível?

Não estavam a gostar do que estavam a ver.  ;D ;D (Estou a brincar).

Bem, realmente as pessoas pensam que tudo o que nos acontece de estranho são coisas paranormais. Mas nem sempre é assim. Simplesmente acontece.

Penso eu...
"When you gonna wake up and fight for yourself?"

Metatron

Citação de: Malik em Maio 21, 2016, 01:15:41
Citação de: Metatron em Maio 21, 2016, 12:52:53

Creio poder presumir então que o Malik é cientista.

Não, não podes. ;)

Pedia-lhe o favor de manter-mos as conversas... digamos... formais. Talvez seja a minha vertente de "tia" a falar, mas gosto tanto de tratar os outros por tu quanto gosto que me tratem por tu. São gostos... fazer o que?  ::)

mas... porque diz que não posso presumir isso?

Quando você diz:  " ...vários "estudos" publicados nos últimos anos não entendem por ciência o mesmo que eu." ...eu fico confuso, pois entender a ciência é muito simples.

Se o estudo usa o método cientifico, É ciência. Se não usa o método cientifico, Não é ciência, é uma opinião.

Era só o que mais faltava que a ciência fosse "à vontade do freguês".

Mas de facto devo concordar que certos estudos ultimamente não são muito científicos. No entanto esses caem muito rápido, devido precisamente ao método cientifico que obriga a que o estudo possa ser replicado por outros pesquisadores obtendo o mesmo resultado.

De facto até é obrigatório na comunidade cientifica que um estudo seja revisto por outros pesquisadores da mesma área (o chamado "Revisão por pares"), antes de ser publicado como estudo cientifico. Se o estudo passar essa "prova", é então considerado "cientificamente verdade", se não passar é considerado "uma porcaria" e portanto não chega a ser publicado.

Francamente não percebo a dificuldade das pessoas relativamente a essa matéria.   :-\

mas perdoe-me por ter presumido coisa tão descabida acerca de si, não o pretendia ofender.

maryn

Citação de: RicardodeMatos em Maio 21, 2016, 01:22:21

Viste se não faltou a luz ou se a mesma se tinha queimado?  ;D ;D ;D (o meu lado céptico a falar)
A verdade anda aí fora