Bem-vindo ao Your Souls - A sua Alma , O seu ser.... Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
406
Total de mensagens
23.195
Total de tópicos
3.859
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
Uma pessoa nos procurou dizendo que o sacerdote de sua religião disse que não adiantaria, ela e a família, orarem pelo familiar que cometeu suicídio.

Disse que Deus não perdoa quem tira a própria vida.

Isto é, no mínimo, CRUEL!

Se Jesus pediu a nós, espíritos ainda atrasados, cheios de falhas e vícios, que aprendêssemos a PERDOAR SEMPRE, como Deus, um ser infinitamente bom e justo NÃO PERDOA?

Amigos(as), são estes que precisam de nossas preces.

Eles sofrem por um tempo no plano espiritual com o remorso e depois se prepararão para retornar.

Uma nova encarnação é a chance que Deus dá para que eles reparem o ato impensado. Esta chance chama-se PERDÃO.

Disse Emmanuel:

"A concessão paternal de Deus, no que se refere à reencarnação para a sagrada oportunidade de uma nova experiência, já significa, em si, o perdão ou a magnanimidade da Lei."

Até os pais da Terra, que são infinitamente inferior a Deus, perdoa, imaginemos o Pai de amor e bondade.

Oremos pelos suicidas e pelos sacerdotes que ainda não compreenderam o AMOR de Deus e de Jesus.

Que ao invés de consolar deixam pessoas com mais aflição.

*****************

Rudymara


Fonte: Grupo de Estudo Allan Kardec

MrM
No contexto católico esse assunto não é pacífico.
Cada caso será um caso.

O suícido sob o ponto de vista teológico é um produto do livre arbitreo.
Considerando que Deus é o senhor da vida, e que alguém deverá viver segundo o projeto de Deus, abrevivar a sua presença neste mundo será sempre pecado.

No contexto Católico e Ortodoxo o pecado tem diferentes gravidades e naturezas.
Sendo que se crê que quem morre na ausência de graça santificante é condenado.

Todavia, não se sabe se o suícidio em si será um pecado que remova da graça de Deus. Em alguns casos será, noutros não se sabe.

Assim, há quem defenda que sim, outros que não.

Na minha opinião pessoal, é completamente diferente uma pessoa que se suicida por estar deprimida do que uma pessoa que se suicida num ritual satanico (por exemplo).

Quanto a rezar por quem se suicidou é sempre possível e permitido.
Qualquer tipo de indulgência pode ser aplicada por almas .
Crux sacra sit mihi lux / Non draco sit mihi dux
Vade retro satana / Numquam suade mihi vana
Sunt mala quae libas / Ipse venena bibas

Concordo, mas se formos a ver, essas pobres criaturas não o fazem contra a sua propria vontade porque seguem ordens dos seus "superiores"? Ou será pelo fanatismo?

A igreja durante varios seculos recusava-se a fazer funerais a suicidas. O corpo era velado e ia directamente pra cova. Como se sentiriam esses familiares pensando que o seu ente querido ia ficar no inferno eternamente? Graças a Deus essa mentalidade mudou e agora fazem.

_Indigo_
Eu acredito que haverá castigos. Uns piores que outros, mas haverá.

Muita gente julga que Deus é unicamente amor, mas mesmo amando poderá castigar.
Quando Jesus afirmou que voltaria um dia para vir buscar os "seus", o que acontecerá aos que não são "seus"?
Ficarão cá a receber muito amor e carinho no juizo final?  ;)

Deus pode dar e tirar as vidas que achar necessário, afinal de contas foi ele quem criou tudo, certo? Quem somos nós para criticar as suas decisões?  ;)

Talvez seja por isso que muita gente não gosta de Deus ou não acredita nele.

MrM
misticopt há uma grande "luta" entre teologos desde sempre na Igreja Católica. Entre os radicais tradicionalistas com os radicais sentimentalistas.
Uns defendem as regras criadas (muitas vezes sem fundamentação teórica, apenas serviram para resolver um dado problema num dado contexto histórico), outros defendem ouvir o "coração do Homem".

Geralmente as decisões de mudança de política fazem-se pelos moderados. E, os últimos 3 papas muito fizeram para mudar (e foram bastante atacados internamente por o fazerem).
Também havia a defesa absoluta de existência do Limbo (para os bébés  não baptizados), do não baptizar filhos de não casados pela Igreja ou de mães-solteiras, não aceitar padrinhos em situação "irregular", etc etc.

Claro, que ainda há muita gente que se recusa a aceitar as novas "ordens", e isso sim é um problema grave que já se arrasta há anos.
Há uma baixa formação média nos seminários, que felizmente tem vindo a melhorar.
Há um número baixo de padres exorcistas, que são os padres que geralmente mais estudam as questões espirituais e ajudam as pessoas vitimas de malefícios que são muitas! Aliás, os centro espiritas recebem imensas pessoas que se sentem perdidas com esse tipo de "sintomas". E, não partilhando a crença espirita recorrem por falta de resposta.

O que não é boa ideia! E não estou a entrar em confronto com os Espiritas. Não é boa ideia, porque as pessoas devem sempre seguir a sua crença, e as ferramentas que as suas crenças lhes fornecem.
Na minha opinião, seria mais eficaz e melhor para a pessoa se convertesse e fizesse um tratamento num centro espirita, do que simplesmente fazer os tratamentos.

Crux sacra sit mihi lux / Non draco sit mihi dux
Vade retro satana / Numquam suade mihi vana
Sunt mala quae libas / Ipse venena bibas

Citação de: _Indigo_ em Maio 02, 2016, 11:37:19
Eu acredito que haverá castigos. Uns piores que outros, mas haverá.

Muita gente julga que Deus é unicamente amor, mas mesmo amando poderá castigar.
Quando Jesus afirmou que voltaria um dia para vir buscar os "seus", o que acontecerá aos que não são "seus"?
Ficarão cá a receber muito amor e carinho no juizo final?  ;)

Deus pode dar e tirar as vidas que achar necessário, afinal de contas foi ele quem criou tudo, certo? Quem somos nós para criticar as suas decisões?  ;)

Talvez seja por isso que muita gente não gosta de Deus ou não acredita nele.
Li há alguns dias que: não há castigos, há consequências.

Pelo que tenho ouvido de conversas em pessoa, Deus não tira a vida. E a vida que haveria de tirar seria a física, porque depois disso há vida...espiritual. Nós é que deixamos de viver quando percebemos - através do nosso Eu Superior - que já não estamos cá a fazer nada, ou quando percebemos globalmente que é a nossa vez, ou quando desistimos de lutar contra uma doença, ou quando cometemos suicídio ou quando alguém externo nos causa a morte do corpo. Não é fácil de descrever isto em pouco texto.

Por vezes leio perguntas aparentemente diferentes, mas que são feitas por desconhecimento de determinados mecanismos que ligam tudo. E as perguntas perpetuam-se...
Porque apesar de tantas crenças, opiniões e perspectivas, a verdade é só uma...
Pode ser extensa e complexa, mas é só uma...

_Indigo_
Citação de: onetruth em Maio 02, 2016, 02:28:51
Citação de: _Indigo_ em Maio 02, 2016, 11:37:19
Eu acredito que haverá castigos. Uns piores que outros, mas haverá.

Muita gente julga que Deus é unicamente amor, mas mesmo amando poderá castigar.
Quando Jesus afirmou que voltaria um dia para vir buscar os "seus", o que acontecerá aos que não são "seus"?
Ficarão cá a receber muito amor e carinho no juizo final?  ;)

Deus pode dar e tirar as vidas que achar necessário, afinal de contas foi ele quem criou tudo, certo? Quem somos nós para criticar as suas decisões?  ;)

Talvez seja por isso que muita gente não gosta de Deus ou não acredita nele.
Li há alguns dias que: não há castigos, há consequências.

Pelo que tenho ouvido de conversas em pessoa, Deus não tira a vida. E a vida que haveria de tirar seria a física, porque depois disso há vida...espiritual. Nós é que deixamos de viver quando percebemos - através do nosso Eu Superior - que já não estamos cá a fazer nada, ou quando percebemos globalmente que é a nossa vez, ou quando desistimos de lutar contra uma doença, ou quando cometemos suicídio ou quando alguém externo nos causa a morte do corpo. Não é fácil de descrever isto em pouco texto.

Por vezes leio perguntas aparentemente diferentes, mas que são feitas por desconhecimento de determinados mecanismos que ligam tudo. E as perguntas perpetuam-se...

Então o que será uma consequência? 
Um castigo atribuído, por cada acto que cause mal a algo ou alguém. Há quem lhe chame de Karma. ;)

Deus tira e dá a vida, quando achar necessário. Mesmo a alma que lhe pertence, poderá ser destruída ou purificada, caso ele também assim o entenda, acabando com o nosso ser definitivamente.
Quem realmente souber de espiritismo, certamente saberá disso.
As pessoas ao longo de gerações, criaram um Deus à sua medida. Um Deus que não julga, que não se chateia, que não se ofende. Por mais que Deus lhes diga "Arrepende-te para que vivas", continuam no mesmo caminho do pecado e por lá permanecem até ao fim dos seus dias. (Porque acham que Deus não se irá chatear com isso)
Creio que Deus seja tolerante com muita coisa e a sua paciência seja grande também. Mas para tudo haverá um fim e esse fim será catastrófico.

Muitos de vocês podem ver isto como uma "barbaridade", mas eu prefiro manter-me realista.

E já que Deus tem conhecimento de tudo o que se passa, ele mesmo que me castigue caso eu esteja a dizer alguma mentira.

Olá indigo não concordo, pois o nosso Espírito depois de criado existirá eternamente. Somos seres imortais e viveremos para sempre. O castigo não é de Deus, é uma lei natural, pois o corpo foi programado para viver 70 anos, se, se suicida com 30 o resto do tempo seguirá a lei natural. Deus é tão bom que os suicidas não cumprem o sofrimento todo. Não temos nas nossas prisões , aqueles que saem antes de cumprir a pena por bom comportamento? Muitos se prolongam no sofrimento, pois não compreendem o seu estado e sentem revolta, dor, não compreendem que estão assim porque não elevam o seu pensamento ao alto. André Luiz esteve 8 anos no Umbral ( inferno) e nao precisava estar tanto tempo, sempre foi amparado pela sua mãe e pelos benfeitores Espirituais, mas devido ao seu estado de vibração não o conseguiam ajudar. Só quando ele faz uma prece sincera e compreende que o único caminho é Deus ai sim. Consegue elevar a sua vibração e perceber a presença dos benfeitores que o levam. O suicídio nao é o caminho, pois a vida não cessa.

Misticopt

Concordo contigo. No entanto, não invalida que há tipos de sofrimento que a pessoa não aguenta. Muitas vezes não conseguimos avaliar o grau de sofrimento.
Será que um espírito não nasce programado para "morrer" fisicamente, por suicídio, sabendo que não vai aguentar determinada provação?

Citação de: Aurora em Maio 02, 2016, 08:48:09
Misticopt

Concordo contigo. No entanto, não invalida que há tipos de sofrimento que a pessoa não aguenta. Muitas vezes não conseguimos avaliar o grau de sofrimento.
Será que um espírito não nasce programado para "morrer" fisicamente, por suicídio, sabendo que não vai aguentar determinada provação?

Não aurora,
Nenhum Espírito trás o suicídio como missão, pois por termo a vida vai contra a lei Deus. Se assim fosse haveria suicídios sem "punição" e nenhum Espírito relata que depois do suicídio não teve consequências.
Agora há sim atenuantes e agravantes dependendo do motivo que levou ao suicídio. É normal que por exemplo uma pessoa que saiba as consequências do suicídio e o faça, tem mais agravantes que uma pessoa que não tivesse esse conhecimento.
Por incrível que pareça há trabalhadores Espíritas que se suicidam.

Por incrível que pareça há trabalhadores Espíritas que se suicidam.

isso é motivado por grande sofrimento. Por vezes, saber não chega.

Misticopt eu não concordo contigo , há espiritos que levam a pessoa para o suicídio não tem nada haver com missão , Deus deixou cá na terra tudo bom e mau , muita gente se mata ou comete suicídio tem haver com mesmo com espiritos.
Repara eu sou médium , uma das maneiras de entrar espiritos em mim é eu ficar alterado e nervoso , mas para isso não é facil no entanto quando acontece , e os espiritos entram em mim , eu vou para muitos lados durante a noite sozinho ( vou para o meio do monte , vou para cemitérios , vou para varios sitios o que impede de um espirito levar me para junto de uma ponte e lançar me cá baixo?  nada  ??? agora como num médium existe muitos espiritos geralmente há sempre alguém forte que domina (bom) mas esse espirito bom nem sempre está disponivel , porque um espirito tanto pode estar comigo agora e sai e entra num medium na china :( porque não há tempo nem espaço para um espirito....mas é um assunto dificil de entender para quem não está nelas....

Em relação ao suicidio é assim Deus perdoa mas depende da situação , uma pessoa que seje louca e se mate é perdoada , mas o problema não é esse, é que quando essa pessoa louca se mata e passa a espirito deixa de ser louca, porque a loucura é um mal fisico , mas atençao nem todos os casos,
são assim uma pessoa que nasça cega e morre , quando aparece o espirito não consegue ver ok , se a pessoa ficou cega depois durante a vida quando morre consegue ver ;D

acho que não sabiam disto pois não?

Peço desculpa em não ser muito explicito ,mas chego ao fim do dia assim da carola ;D


Mas em relação ao suicidio depende da situação , Deus condena quem mata , mas se matares sem querer é igual? se matares para te defenderes é igual?

Cada um de nós depois de morrer , somos nós mesmos que nos condenamos e não Deus...conseguem entender?

Sim, eu não disse o contrario, muitos suicídios são causados por Espiritos Obsessores, ainda para mais, se quem se suicida já se suicidou em outras vidas, Deus permite esse tipo de assédio para ver se ele consegue ultrapassar essa prova do suicídio. A única prova em relação ao suicídio é a resistência ao mesmo. Eu próprio já fui influenciado para isso, mostravam-me telas na mente onde fazer, como fazer e etc. Coisas como "acaba com o sofrimento" "vai ser melhor" e quando assim não ia, rebaixavam-me tipo: "tu não vales nada" " não consegues fazer ninguém feliz" e por ai vai.
Graças a Doutrina Espirita e me ter agarrado ao meu filho na altura com 1ano e meio de vida suportei isso.

Eu próprio disse, depende do motivo, nem todos os casos são iguais e cada morte é diferente, mortes iguais tem consequências e experiências diferentes.

Incertus
para mim é só mais um caso mal percebido...

quem se suicida falha em cumprir os objectivos que se propôs (ou era suposto) vir cá cumprir... e como tudo está apoiado no livre arbítrio Deus não pode perdoar, porque não tem nada que perdoar... cada um é que tem que evoluir por si mesmo... portanto vai ter que voltar cá novamente ou permanecer no inferno da "não evolução"...  8)


_Indigo_
Se existe esse livre arbítrio, a pessoa não poderá escolher na altura, se quer reencarnar ou permanecer onde está?