Bem-vindo ao Your Souls - A sua Alma , O seu ser.... Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
406
Total de mensagens
23.195
Total de tópicos
3.859
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
Incertus
Citação de: _Indigo_ em Maio 03, 2016, 02:17:48
Se existe esse livre arbítrio, a pessoa não poderá escolher na altura, se quer reencarnar ou permanecer onde está?

o espiritismo defende que todas as almas "devem" evoluir em direcção à perfeição... chegarem o mais próximo de Deus possível... e que as que ficam na ignorância são as almas que escolheram não evoluir...

então... SIM.

cada um pode escolher ficar na ignorância ou evoluir... o que não pode fazer depois é queixar-se do resultado... afinal foi uma escolha individual...  ;)

No geral concordo com o post anterior do Incertus.

Citação de: _Indigo_ em Maio 03, 2016, 02:17:48
Se existe esse livre arbítrio, a pessoa não poderá escolher na altura, se quer reencarnar ou permanecer onde está?
Eu acho que o livre arbítrio é mais aplicável à vida terrena, seja na Terra ou noutro planeta, não no plano espiritual. Já ouvi falar de planetas sem livre arbítrio.
Alguém que esteja nas condições pré-reencarnação tem outro "discernimento" no passo seguinte: reencarnar de seguida ou não.

E respondendo à questão: "Quem se suicida não tem perdão?"
A pessoa, ao viver esta vida, está a jogar um jogo com determinadas regras. Uma delas é o livre arbítrio. E joga o jogo da melhor forma que consegue pontuando o máximo que consegue. Um jogador novato está a jogar e pontua pouco, "falhando" muito. E um jogador mais experiente falha menos e pontua mais.
Apesar de o suicídio ter origens diferentes e de não haverem regras simples para o caracterizar, a minha percepção é que o suicídio é um problema de expectativas negativas, de acreditar não ser possível superar dificuldades e de não ter força interior para as superar. Um jogador mais experiente será mais capaz de lidar com situações deste tipo, evitar o suicídio e lutar contra os obstáculos. Por isso, o suicídio, quanto a mim e nestes termos, tem perdão.
No caso das obsessões, e corrijam-me os que têm experiência nisto, as pessoas mais sujeitas as obsessores são pessoas menos fortes a vários níveis e que ainda têm poucas ferramentas para lidar os problemas. E com estas pessoas, os problemas geram mais problemas numa cadeia decadente até estarem mais permeáveis a obsessores. E aí é mais fácil serem levados ao suicídio.
Porque apesar de tantas crenças, opiniões e perspectivas, a verdade é só uma...
Pode ser extensa e complexa, mas é só uma...