• Bem-vindo ao Your Souls - A sua Alma , O seu ser....

O Satanismo e Anton Szandor LaVey (antes e depois da Church of Satan)

Iniciado por Sibilvs, Abril 27, 2016, 09:55:34

Tópico anterior - Tópico seguinte

Sibilvs

O Satanismo Moderno é das uma correntes filosóficas mais mal compreendidas da actualidade. Talvez, esta má compreensão, tenha sido um dos ingredientes "mágicos" que o torna ainda hoje num assunto polémico, atraindo a atenção de indivíduos de todas as faixas etárias e estratos sociais. É um modo de vida para muitos, conferindo-lhes um vislumbre livre sobre a existência do Homem e do universo.

É importante notar que Lavey não é o pai do Satanismo mas sim o pai do Satanismo Moderno, uma das faces mais difundidas a nível social. O Satanismo tem diversas faces conhecidas como a tradicional, a espiritual e a Moderna. A sua origem mais remota é indecifrável, no entanto os cultos opositores á tendência principal das culturas são em essência Satanismo. Existem inúmeros relatos de adoração ao demónio na época medieval, renascentista e romântica, onde a plebe e a aristocracia desenrolam veneração aos habitantes do inferno em troca de dinheiro ou poderes mágicos; é esta visão poética tenebris que vem dar cor ao Satanismo Moderno. O mesmo é classificado como uma filosofia integrante do "Caminho da Mão Esquerda" termo proveniente das práticas tântricas "Vamachara", sanscrito Vāmamārga, que significa "obtenção pela mão esquerda". Num modo resumido e aquém da tremenda complexidade e abrangência do termo, podemos afirmar que o termo define o indivíduo que percorre o caminho espiritual da desconstrução pessoal através do estilhaçar dos taboos sociais.

Satã, vem da palavra hebraica Shaitan, cujo significado etimológico é "opositor". Daí o Satanismo ser uma corrente de oposição, conforme já citado.

Esta corrente, o Satanismo Moderno, é um aglomerado de fracções de várias correntes de pensamento e escolas iniciáticas como a Thelema, Ordo Templi Orientis, Wicca, entre outras pelo filósofo e escritor Howard Stanton Levey (Anton Szandor LaVey). Algumas das personalidades que mais vincadamente influenciaram LaVey foram Aleister Crowley, Gerald Brosseau Gardner e Friedrich Nietzsche.

Anton LaVey apenas começa a interessar-se aprofundadamente pelo ocultismo após o nascimento da sua filha Karla em 1952. A partir daqui o próprio inicia uma correspondência com a Igreja de Thelema que na altura era administrada por Israel Regardie (um dos secretários pessoais de Aleister Crowley) e mantém outras pesquisas que irão inspirá-lo na sua visão pessoal a respeito do ocultismo.

Este conceito filosófico ganhou forma durante a década dos anos 50/60. A 1960 LaVey iniciou um "círculo", composto pelos visitantes assíduos que privavam e partilhavam dos seus ideais no conforto da casa do filósofo, a famosa BlackHouse, sediada na Rua califórnia, Nº 6114 em São Francisco nos Estados Unidos América (actualmente demolida).

O fenómeno local apenas se alastra quando um dos membros deste círculo interno, Edward M. Webber, incentiva LaVey a fundar uma igreja alicerçada sobre os seus conhecimentos. Precisamente a 30 de Abril de 1966 Anton Szandor LaVey declara publicamente o ano 1 " Anno Satanis", reconhecendo-se publicamente como "High Priest of Satan and Exarch of Hell" da Church of Satan. Os membros financiavam os eventos que daí se realizavam e mostravam apoio para com divulgação do "pensamento satanista". LaVey começa a atrair a atenção dos Média quando começa a exercer papel como Padre de Satan ao realizar cerimónias públicas como casamentos, enterros e baptismos (incluindo o da sua própria filha).

LaVey foi um homem mediático e conseguia a atenção pretendida com aquilo que a sociedade mais condenava, frequentemente colocava as suas Bruxas (membros com o segundo grau dentro da organização) em topless durante cerimónias públicas, num ambiente tétrico embebido numa ornamentação diabólica. Toda esta parafernália e o uso dramático dos rituais colocados em prática, serviam não só para lançar uma "tendência" nas subculturas como para promover as suas ideias, e daí retirar benefícios monetários. A outra face da moeda que LaVey lançava ao público, desencadeava ameaças provindas dos concidadãos, eram frequentes agressões verbais e físicas, a polícia era incentivada pelos moradores a adentrar em sua casa para perturbar as actividades da Blackhouse; qualquer situação servia para incrimina-lo. Deve-se ressaltar que a vizinhança próxima de Anton LaVey achava-o um homem pacato, educado mas excêntrico. Os problemas com a vizinhança próxima só ocorreram quando decidiu ter como animal de estimação um pequeno leãozinho, que se tornou adulto e não tão querido pelos vizinhos.

O zénite da Chuch of Satan foi atingido em 1970, quando é lançado o livro "A Bíblia Satânica", que passa a estar disponível em qualquer livraria. Os ideais satanistas são promulgados por este livro que parece contagiar uma verdadeira onda satânica nos adolescentes e adultos. As visitas á Blackhouse aumentam drasticamente assim como o aumento do número de membros da Igreja de Satan; sua mulher Carol Lansing, assume a administração da Blackhouse devido ao avultado movimento; são criados "Grottos" cujo significado da palavra é "gruta", novo nome atribuído aos círculos satanistas, permanecendo como o principal o Grotto da Blackhouse; passam a ser realizados "Conclaves", encontros destinados á temática filosófica Satânica; é instituído o Concelho dos Nove que organiza e sustenta intelectualmente os Grottos; um sistema hierárquico para os membros é estabelecido inspirado na Hermetic Order of the Golden Dawn; e Michael Aquino fica responsável pela editora da Igreja intitulada The Cloven Hoof.

Anton LaVey adormece as suas actividades em 1975, mostrando-se menos interessado na magia prática e direccionando a Church of Satan para um culto pessoal do eu, confinando-o a um estilo de vida. As aparições de LaVey lentamente desaparecem dos média e a Igreja conta com mais de 25000 membros pelo mundo. A Igreja estava confortavelmente bem-posicionada, mas as campanhas religiosas e morais contra o satanismo foram responsáveis por este afastamento; o povo americano começou a criar um Panico Satânico associando ao movimento a todos os homicídios, suicídios, violações e actividades terroristas. Em 1984 LaVey separa-se de sua mulher. Ao mesmo tempo surgem conflitos internos, que afectam a Igreja até aos dias de hoje. Os membros mais interessados nas técnicas e no exercício mágico carecem do apoio e divulgação iniciais, sobre esta matéria, que eram distribuídos através da editora. Estas publicações mostram um High Priest mais voltado para uma filosofia objectiva do que com a sua exploração abstracta. As reuniões cerimoniais deixam de ter a mesma frequência inicial. Esta facção acaba por erguer mais tarde uma outra organização, chamada Temple of Set, fundado pelo responsável da editora da Church of Satan, o admirável intelectual militar Michael Aquino. O Templo de Set é uma organização iniciática séria que se dedica a abordar o "Satanismo" num modo mais místico e até religioso, e vem responder a grande parte das necessidades dos membros descontentes da Church of Satan.

Em 1986, esta cisão obriga Anton LaVey a reerguer-se nas actividades da Igreja de modo a resolver os problemas internos causados, contudo permanece desinteressado nas área mencionada. Junto com Blanche Barton, sua nova mulher, dão novo rumo á Igreja e têm o seu filho Satan Xerxes Carnacki LaVey. Material elaborado pelo próprio volta a ser publicado, mas nada de novo é feito após esta altura, a transmutação de Howard Stanton Levey foi completa, ele retira-se do público e isola-se de tudo o que o perturba. A morte vem a acolhe-lo a 29 de Outubro de 1997. A Igreja permanece com o novo High Prist Peter H. Gilmore, pela vontade do fundador que o elegeu aquando em vida. Contudo Peter H. Gilmore desencoraja Conclaves, Grottos e a interacção entre Satanistas em contraste com a idade de ouro satânica.

Fonte: https://denepheschachiah.wordpress.com/2016/03/02/o-satanismo-e-anton-szandor-lavey-antes-e-depois-da-church-of-satan

Cordialmente,

Sibilvs

Astaroth

Magnifico texto. Mas apesar de Gilmore desencorajar as associacoes entre satanistas, coisa que eu discordo, esqueceu se de que tem muito mais forca um grupo do que apenas um individuo, principalmente no que tange a pedidos colectivos como a obtencao de poderes magicos, que mais facilmente sao concedidos ao grupo do que ao solitario individuo, derivado a energia e ao psicodrama que gera essa mesma energia ter mais forca.

Por isso é que na idade media e em tempos mais recentes, as bruxas reuniam se a volta da fogueira. E assim obtinham o que queriam atraves do foco sobre um objectivo comum a todas elas. Por isso é que eu sou favoravel aos Grottos e associacoes.

Sibilvs

Citação de: Astaroth em Abril 27, 2016, 11:51:29
Magnifico texto. Mas apesar de Gilmore desencorajar as associacoes entre satanistas, coisa que eu discordo, esqueceu se de que tem muito mais forca um grupo do que apenas um individuo, principalmente no que tange a pedidos colectivos como a obtencao de poderes magicos, que mais facilmente sao concedidos ao grupo do que ao solitario individuo, derivado a energia e ao psicodrama que gera essa mesma energia ter mais forca.

Por isso é que na idade media e em tempos mais recentes, as bruxas reuniam se a volta da fogueira. E assim obtinham o que queriam atraves do foco sobre um objectivo comum a todas elas. Por isso é que eu sou favoravel aos Grottos e associacoes.

Sem dúvida que mais indivíduos, devidamente preparados, podem atingir manifestações mais rápido que um solitário. Contudo, o despreparo de um torna-se o falhanço de todos.
Hoje em dia tudo entra nos grupos iniciáticos e mágicos porque quem os administra esqueceu-se do verdadeiro propósito... olham mais à quantidade de membros (cotas cof cof), do que propriamente ao desenvolvimento sincero de cada membro e à sua emancipação Mágica :)
Cordialmente,

Sibilvs

MrM

O problema do entendimento do Satanismo, é que há várias correntes completamente diferentes diferentes que se dizem satanicas e/ou Luciferianas.

Enquanto não se entenderem, a confusão vai permancer para sempre.
Crux sacra sit mihi lux / Non draco sit mihi dux
Vade retro satana / Numquam suade mihi vana
Sunt mala quae libas / Ipse venena bibas

Astaroth

A questao debate-se entre um Satanismo carnal e um Luciferianismo filosofico e racional, mais voltado para a espiritualidade do que propriamente para a satisfação da carne, como é o caso do Satanismo.

Mas ambas sao fixes MrM. Tens de te converter!

Hahahahahaha

:)

MrM

Sou antagónico a qualquer corrente satanica.

Respeito as pessoas que se assumem como tal e seguem. Respeito, não significa que concorde :)

Tudo tem um preço, o sucesso, dinheiro, prazeres diversos têm consequências, porque como bem sabes, as ligações estabelecidas em vida mantêm-se depois da morte.

Astaroth

Ta bem. Posso mandar-te o contrato por MP?

Só assinas e os recursos humanos tratam do resto.

É facil. :) :) :)

Ana P (Conta Encerrada)

Citação de: MrM em Abril 28, 2016, 11:38:47

Tudo tem um preço, o sucesso, dinheiro, prazeres diversos têm consequências, porque como bem sabes, as ligações estabelecidas em vida mantêm-se depois da morte.

Hum...  Só as coisas boas é que têm um preço então,  não é?
As desgraças a dor o sofrimento isso é de borla e nem sequer temos direito a querer ou não fechar contrato... 
E já agora este sofrimento é a purificação para a próxima vida?  Ou mais uma ligação que fica após a morte...adivinhando uma próxima encarnaçao pior que esta? 

MrM

Ana P a respostas que tenho para ti não são facilmente compreendidas porque partimos de diferentes bases teóricas e de crença.

Para mim não há reencarnação, logo não me posso por no teu lugar e responder às tuas questões.

Podemos ter saúde, sucesso, dinheiro e prazeres sem recorrer a favores de demónios.

Ana P (Conta Encerrada)

Citação de: MrM em Abril 28, 2016, 02:51:45
Ana P a respostas que tenho para ti não são facilmente compreendidas porque partimos de diferentes bases teóricas e de crença.

Para mim não há reencarnação, logo não me posso por no teu lugar e responder às tuas questões.

Podemos ter saúde, sucesso, dinheiro e prazeres sem recorrer a favores de demónios.

Eram perguntas retóricas 😉

Sibilvs

Citação de: MrM em Abril 28, 2016, 02:51:45

MrM;

É este raciocínio que não compreendo. Porquê que haveríamos de ter repercussões negativas ao fazer comércio com entidades demoníacas? Este termo tem sido muito mal compreendido e empregado para demonizar crenças e práticas antigas.

A etimologia da palavra demónio vem do grego  δαίμων (daemon) que significa "divindade" ou "inteligência". Nos escritos de Platão, discípulo de Sócrates, quando este reproduz por escrito os ensinamentos do seu Mestre, escreve que o mesmo nunca tomava uma decisão sem consultar o seu Daemon pessoal; e quando não o fazia numa situação importante, uma "voz", emergia na sua consciência e segredava-lhe instruções ás quais obedecia. Esses escritos mostram também que o Daemon tinha simpatias e antipatias próprias diferentes das de Sócrates. Se tiveres curiosidade, podes consultar as seguintes obras de Platão onde falam sobre os daemons: Fédon (ou acerca da alma) e O Banquete (simpósio).

Portanto, em linhas gerais, eles são conselheiros, guias e muito mais que isso; apercebemos-nos disso quando trabalhamos directamente com eles na Magia.
Cordialmente,

Sibilvs

Astaroth

É extremamente dificil para um nao Satanista conseguir entender a natureza dos demonios e como trabalhar com eles.

Eu ja invoquei Asmodeus e fiquei surpreendido pela presenca dele. Pedi a ele ajuda para livrar uma casa que eu tinha que estava a ser assombrada por uma entidade. É para poucos. Nao Satanistas nao entendem isto derivado ao pavor formatado que habita nas mentes deles.

Medo? Eu tenho medo é de uma vida cheia de privacoes e sofrimentos inuteis isso sim. E se para evitar aquilo que eu detesto for necessario mergulhar no inferno, fa lo ei com todo o gosto.

Eu renunciei a uma falsa vida ha decadas atras. Quero posso e terei. Este é outro dos meus lemas.

E já agora a consequencia dos prazeres, do dinheiro e do sucesso são a FELICIDADE, o BEM ESTAR e a AUTO REALIZAÇÃO. Eu nunca conheci um pedinte feliz.

Que anjinho vos daria isso, hã? NENHUM!

Avé Satanas!

Blue Star

Desculpem a minha completa ignorancia sobre este assunto, mas tenho curiosidade e o saber não ocupa lugar...mas o que fica a ganhar o demo por vocês o chamarem, e pedirem para fazer determinadas coisas?
Como se tornaram seguidores? Foi através de amigos ou tiveram algum "chamamento" ?
Não tinha a noção que o satanismo pudesse ter tantos seguidores  :o

Astaroth

Na verdade, é o diabo que nos segue e nos adora. Nós nao seguimos ninguem. Sem nós, nenhum diabo seria alguem na vida.

I don't like the drugs. But the drugs like me!

:)

Blue Star