Ser solteira aos 30

Iniciado por Magy, Abril 23, 2016, 08:13:16

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Magy

Em miúdos pensámos que a malta que tem 30 anos é velha, pensámos que com 30 anos estaríamos casados, com um emprego estável, com a nossa casa e, quem sabe, o primeiro filho a caminho.

Mas pensar, podemos pensar tudo, o que não significa que aconteça.

Uma mulher com 30 anos solteira sente um bocadinho a pressão da sociedade, ouve da ginecologista frases como "já está na hora de começar a pensar engravidar", os pais falam mais vezes sobre como gostavam de ter netos ou sobre casamento, entre outras coisas.

A tendência é vermos os nossos amigos casados, a pensar engravidar, ou então solteiros como nós.

No meu caso, a pressão até pode existir, é certo que até há bem pouco tempo os sonhos e planos que tinha eram outros, mas se me tiraram esses sonhos, a única coisa que posso fazer é construir novos. A parte boa de ter 30, é saber que ninguém morre de desgosto, o mundo não termina e a vida não pára, pode doer, mas nunca me disseram que seria fácil.

Esqueçam a pressão, esqueçam os príncipes encantados em cavalos brancos, eu até tenho medo de cavalos. Acreditem que o melhor está por vir e que se alguma coisa nos acontece neste preciso momento é porque nós conseguimos enfrentar e superar. Mimem-se, sejam a vossa prioridade e aproveitem os 30, porque com 30 anos não fazemos fretes: ou gostamos ou não gostamos.

Com 30 anos preferimos escolher o restaurante pela qualidade e não pela relação preço/quantidade de vinho.

Com 30 anos já sabemos quem são os nossos amigos e percebemos que não precisamos de ter 20 amigos, nem temos. Uns são apenas conhecidos e vivemos bem com isso.

É certo que passamos por várias mudanças, as ressacas são mais dolorosas, o protector gástrico já faz parte das nossas vidas, surgem as primeiras rugas e emagrecer não é tão fácil.

Mas com 30 começamos finalmente a perceber quem somos, o que queremos, de quem gostamos e aquilo que nos faz felizes.

Acredito que esta será a melhor década, acredito que a vida começa a fazer muito mais sentido e o facto de sentirmos que é só uma, só faz com que vivamos esta muito mais intensamente.

http://capazes.pt/destaque-secundario/ser-solteira-aos-30/view-all/

Valkyrie

Independentemente da idade, a mulher tem que perder o medo de estar sozinha. Conheço muitas mulheres que se sujeitam a diversas coisas, pois temem acabar sós.

"Mimem-se, sejam a vossa prioridade"
Subscrevo.
"My manner of thinking, so you say, cannot be approved. Do you suppose I care? A poor fool indeed is he who adopts a manner of thinking for others!"
― Marquis de Sade

Victoria

Citação de: Malik em Abril 23, 2016, 08:41:57
Uma opinião muito pessoal:

Por volta dos 30 anos a mulher é um fruto que já não está verde nem começou ainda a ficar maduro.

Por volta dos 30 a mulher é, finalmente, uma mulher! ;)

absolutamente verdade

e depois vem a ternura dos 40 ...

Incertus

CitaçãoMas com 30 começamos finalmente a perceber quem somos, o que queremos, de quem gostamos e aquilo que nos faz felizes.

também concordo que na sociedade actual só atingimos por volta dos 30 anos o nível de maturidade que os nossos país e avós tinham aos 20.

infelizmente para nós tivemos mais 10 anos para fazer disparates em vez de assumir-mos compromissos que nos façam andar para a frente na vida... eles porque estão à procura da Cinderela... elas porque estão à procura do príncipe encantado...  8)

Victoria

Citação de: Incertus em Abril 23, 2016, 11:06:23

também concordo que na sociedade actual só atingimos por volta dos 30 anos o nível de maturidade que os nossos país e avós tinham aos 20.

infelizmente para nós tivemos mais 10 anos para fazer disparates em vez de assumir-mos compromissos que nos façam andar para a frente na vida... eles porque estão à procura da Cinderela... elas porque estão à procura do príncipe encantado...  8)

seria portanto, a pré - maturidade (segunda adolescência antes de levar a vida mais a sério) :D
É a idade em que já não se espera o Príncipe Encantado nem a Cinderela  ;D

Incertus

pois...  ::)

mas brincadeiras e amores à parte... o testemunho da amiga magy não me choca. antes pelo contrário. Esta temática tem vindo a ser discutida na comunidade cientifica e foi precisamente a esta conclusão que se chegou.

Porque a cada geração vamos aumentando a quantidade de recursos disponíveis, cada vez mais as pessoas estudam até mais tarde na vida em vez de entrarem para o mercado de trabalho... isso tem levado a que o tempo que os jovens estão sob a "protecção" dos pais tenha vindo a aumentar... cada vez saem mais tarde de casa dos pais (quando saem)... o que invariavelmente acarreta custos no que diz respeito a rapidez com que cada um consegue a sua independência...

a juntar a isso temos a pressão social que "obriga" a mulher a perseguir um carreira evitando o papel de dona de casa. O que invariavelmente empurra decisões como casamento e família uns anitos para o futuro...

curso tirado é então hora de entrar no mercado de trabalho e começar a perseguir essa carreira... o que invariavelmente atira com as decisões como casamento e família ainda mais para a frente...

e por ai vai...  ::)

entretanto alguém pensou: "machista do caraio... deviam pendurar-vos a todos num pinheiro..."

Não... não é isso que eu quero dizer...

o que eu quero dizer é que se por ventura uma mulher decidir que prefere ser dona de casa e ter 20 filhos em vez de perseguir uma carreira vai ser apontada pela sociedade e principalmente pelos próprios pares como que estando a fazer algo errado... quando na realidade esse é o papel biológico da mulher desde sempre... da mesma forma que o papel biológico do pai foi sempre garantir a papinha na mesa...

obviamente que este tipo de papeis... digamos... conservadores... OBRIGAM a um compromisso a longo prazo entre ambas a partes.

Depois os governos decidiram intervir...  ::)

A maioria das pessoas não se lembra... ou nem sabe... mas até à uns 20 ou 30 anos atrás o ordenado do homem chegava para sustentar uma casa com meia dúzia de filhos... no entanto estavam-se a perder impostos...  ;)

foi quando se começou a construir escolas públicas e a usar estratégias económicas e sociais de forma a "forçar" as mulheres a entrar no mercado de trabalho... desta forma o estado obtém o dobro dos impostos do mesmo agregado familiar... e os filhos são criados  e DOUTRINADOS pelas escolas públicas no sistema...

e bem vindos ao mundo em que vive-mos...

os putos passam 8 horas (ou mais) por dia na escola a aprender sabe Deus o quê...
chega à noite o os pais mal têm tempo de falar com eles porque estão ocupados com o jantar, roupa suja, contas, etc... etc... e nem conseguem acompanhar a educação dos filhos...
estes crescem "educados" pela escola num sistema de competição constante que os "prepara" para o mercado de trabalho...
eles chegam a adultos sem bases nenhumas porque por um lado só lhes ensinaram merda na escola e por outro não tiveram os modelos de educação adequados em que se apoiar enquanto cresciam...
depois chegam a adultos sem perspectivas para o futuro visto que o sistema que os ensinou não quer saber do futuro deles desde que paguem impostos...
e como todos os outros foram educados da mesma forma e sofrem dos mesmos problemas e das mesmas dúvidas isso leva a que as pessoas tenham dificuldade em assumir compromissos...
até ao dia em que eventualmente se encontram e começam a tentar "compensar" as perdas... nos dias que correm... por volta dos 30 anos... alguns até mais tarde...  ::)

mas se por outro lado as crianças fossem educadas pelas mãe... talvez não existissem metade dos problemas sociais de que padecemos... e quem diz a mãe, diz o pai... nada impede que fique o pai a tratar das crianças enquanto a mãe persegue uma carreira... as duas coisas é que não considero serem possíveis devido a "incompatibilidade de horários".

_Indigo_

"Mas com 30 começamos finalmente a perceber quem somos, o que queremos, de quem gostamos e aquilo que nos faz felizes."

Eu para lá caminho, mas concordo com esta frase.

Hugão

Incertus, e temos de falar também dos avós, que antigamente, pelo menos um deles estava em casa e podia ajudar nessa educação que falas...
De qualquer das formas, tens razão, esta situação é muito favorável aos governos...
Estupidificação em massa...

taniadias88

Citação de: Valkyrie em Abril 23, 2016, 09:00:08
Independentemente da idade, a mulher tem que perder o medo de estar sozinha. Conheço muitas mulheres que se sujeitam a diversas coisas, pois temem acabar sós.

"Mimem-se, sejam a vossa prioridade"
Subscrevo.

Que grande verdade! Eu ainda não tenho os ditos 30...mas tenho 28 :D Uns quase 30. Por isso já sinto um pouco o que foi aqui falado. Os planos e os sonhos são sempre feitos dentro da nossa cabeça quando somos mais novas. No entanto a idade passa e vamos vendo que as coisas que sonhamos foram apenas sonhos. Tratamos de construir outros sonhos, de sonhar mais alto, de viver mais e sim...de nos mimar mais. Afinal, se não nos amamos primeiro a nós, jamais poderemos amar e ser amados por quem quer que seja.