Bem-vindo ao Your Souls - A sua Alma , O seu ser.... Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
406
Total de mensagens
23.195
Total de tópicos
3.859
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
Batismo

Por que os espíritas não batizam, uma vez que Jesus foi batizado?
O batismo é um dogma católico, proveniente do judaísmo. É um ritual, apenas. Jesus foi batizado porque João, O Batista, batizava as pessoas no rio Jordão para assinalar uma nova ordem que estava por vir, e que ele anunciava. Jesus foi até ele e se submeteu ao batismo para que se cumprisse o que estava escrito sobre o reconhecimento de Jesus por João, como de fato se deu. A partir dali, João se recolheu e Jesus iniciou sua tarefa. Mas Jesus não batizou ninguém, a não ser com o batismo do Espírito Santo que era o de colocar o homem em condições de divulgar a Boa Nova. O Espiritismo é o Cristianismo redivivo e, como tal, não tem dogmas, nem rituais nem atos exteriores.

http://www.luzespirita.net/batismo/
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
(Confúcio)

Hoje em dia, o ser humano continua a precisar de ritualizar para se manter ligado ao divino, por isso os rituais ainda não acabaram, mas um dia isso acontece.

O ser humano na sua maioria é um ser que precisa de rituais para formalizar e "tornar  real" na sua cabeça aquilo que lhe é imposto/ensinado , dêm-lhe o nome que quiserem.
Mal comparado é como quando te tornas socio de alguma coisa , dão-te um cartãozinho a comprovar que a partir daquele dia és socio daquele clube, nao basta teres as quotas pagas e partilhares das ideologias desse clube , tens que ter um selo para mostrar a sociedade.
O Batismo acaba por ser isso mesmo apenas uma formalidade, um show off onde a maioria das pessoas perde mais tempo a pensar no que vai vestir, onde vai ser a boda , o que oferecer aos convidados etc etc... dizem que serve para retirar o pecado original  que nao foi cometido mas contraido por adao e eva e que passa por todas as gerações.... que serve também para a filiação divina...... enfim.... nao concebo  muito esta ideia,   digam-me lá os cristãos não apregoam um Deus justo , bondoso, misericordioso? Então expliquem-me segundo isso como é que passado tanto tempo ele permite que as crianças nasçam com o "pecado original", e mais não deveríamos nascer logo como filhos Dele sem necessidade de RITOS?

Pelo pouco que conheço da doutrina Espirita os Espiritas dão valor  aos ensinamentos , importam-se mais com aquilo que praticam ,em serem melhores seres hoje do que ontem, e ainda  melhores  amanha.  Apesar de não partilhar desta doutrina , encontrei verdadeiros amigos no meio deles e sempre me senti bem acolhida por eles


Incertus
Citação de: smaiza em Abril 21, 2016, 11:29:40
Batismo

Por que os espíritas não batizam, uma vez que Jesus foi batizado?
O batismo é um dogma católico, proveniente do judaísmo. É um ritual, apenas. Jesus foi batizado porque João, O Batista, batizava as pessoas no rio Jordão para assinalar uma nova ordem que estava por vir, e que ele anunciava. Jesus foi até ele e se submeteu ao batismo para que se cumprisse o que estava escrito sobre o reconhecimento de Jesus por João, como de fato se deu. A partir dali, João se recolheu e Jesus iniciou sua tarefa. Mas Jesus não batizou ninguém, a não ser com o batismo do Espírito Santo que era o de colocar o homem em condições de divulgar a Boa Nova. O Espiritismo é o Cristianismo redivivo e, como tal, não tem dogmas, nem rituais nem atos exteriores.

http://www.luzespirita.net/batismo/

jesus foi baptizado sim... mas em que religião?  ::) ...tanto quanto sei ainda não existia nem o cristianismo nem o catolicismo...

Jesus nao foi batizado, Incertus... ele tropeçou num camelo e caiu na agua.

Aleluia irmaos!! Aleluia!

Incertus
Citação de: Astaroth em Abril 22, 2016, 12:03:06
Jesus nao foi batizado, Incertus... ele tropeçou num camelo e caiu na agua.

Aleluia irmaos!! Aleluia!

::) ...acho que você foi definitivamente escumungado... já não há arrependimento que lhe vá-lha...  ;D

...mas deixe lá... o Oscar Wild dizia: "Porque é que eu hei-de querer ir para o paraíso se todos os meus amigos vão para o inferno?  ::)

Seja como for... na minha ideia toda esta história do baptismo foi... ou mal percebido ou mal traduzido... ou ambos e provavelmente de propósito...

Para mim o baptismo... seja lá em que religião for... serve como uma metáfora para simbolizar o "Renascer" para uma nova vida "sem pecado"... é o momento em que alguém reconhece que "anda no caminho errado" e compromete-se consigo mesmo e com a comunidade em que está inserido a "evitar o caminho errado"... daí a água na cabeça de forma a "lavar os pecados"...

...claro que isso obriga a um auto-conhecimento bastante profundo... coisa que os recém nascidos não têm...  ::)

então como não é muito fácil convencer pessoas adultas de certos dogmas... a Igreja católica INVENTOU a teoria de que os bebes deveriam ser baptizados cedo e depois continuar o "doutrinação"... que é como quem diz... lavagem cerebral desde pequenino reforçada a cada 5 ou 6 anos que é para não perder efeito...  ::)

baptismo - 0 anos
primeira comunhão - + ou - 5 anos
profissão de fé - + ou - 10 anos
Crisma - + ou - 15 anos

casamento - (normalmente) a partir dos 20 anos

tal e qual como dizia jesus...  ::)

CitaçãoJesus, porém, chamou-as e disse: Deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se parecem com elas.
Em verdade vos declaro: quem não receber o Reino de Deus como uma criancinha, nele não entrará.
Lucas 18:16,17

claro está que...

CitaçãoE sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos,
Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.
Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João.
Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo.
E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.
Atos 19:1-5

...aparentemente é necessário "crer" para receber o baptismo... coisa que não acho que os recém nascidos tenham capacidade para fazer...  ::)