Bem-vindo ao Your Souls - A sua Alma , O seu ser.... Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
406
Total de mensagens
23.195
Total de tópicos
3.859
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
O egoísmo

O egoísmo é o vício mais radical, dele deriva todo o mal e em todos os vícios existe o egoísmo. Por mais que lute contra os vícios não arrancaremos de nós senão extirparmos a sua causa. Todos os nossos esforços devem ser para esta causa, porque no egoísmo se encontra a chaga da sociedade. Para nesta vida tentarmos nos aproximar da perfeição moral, temos que tirar o egoísmo do nosso coração, porque ele é incompatível com a justiça, o amor e a caridade. O egoísmo neutraliza todas as outras qualidades. O egoísmo é o mal maior porque ele se liga as inferioridades dos Espíritos encarnados na Terra e não a humanidade em si mesma. Os Espíritos os se purificam nas encarnações sucessivas, perdendo o egoísmo e as outras impurezas, por acaso existe na Terra algum humano destituído de egoísmo e praticante da caridade?  Sim, existe em maior número que pensamos mas pouco conhecemos, porque a virtude não procura se fazer notar. Observemos o nosso cotidiano ao ligarmos o rádio ou a televisão, a maioria das notícias são de coisas ruins, será que não tem nada de coisas boas para se noticiar? Apesar de toda essa avalanche de notícias ruins, hoje já existe programas que ressaltam virtudes de alguns seres humanos que trabalham pelo próximo. Há programas que mostram a natureza e falam da importância para o equilíbrio do planeta, isso é um sinal de progresso apesar de ser a passos lentos, mas esta acontecendo. As notícias más já incomodam muitos que veem nessas atitudes a inferioridade do ser humano. E se existe um sem egoísmo, pode existir dez, e porque existe dez, pode existir mil, e assim sucessivamente. Quando todos nós estivermos despidos do egoísmo que nos domina, viveremos como irmãos. Então o forte será apoio do fraco, e não opressor do fraco, não mais veremos ninguém desprovido do necessário porque todos nós praticaremos a lei da justiça. O egoísmo enfraquecerá quando a vida moral predominar na vida material, ao experimentar o egoísmo do outro,a criatura humana torna egoísta porque se sente na necessidade de se por em defensiva. Para não acontecer isso, é preciso vigiar e orar.

http://caminhosespirituais.com.br/category/espirita/page/3/
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
(Confúcio)

Incertus
e cá está um exemplo bem antigo...

CitaçãoUm dia em que Jacó preparava um guisado, voltando Esaú fatigado do campo,
disse-lhe: "Deixa-me comer um pouco dessa coisa vermelha, porque estou muito cansado." {É por isso que lhe puseram o nome a Esaú, Edom.}
Jacó respondeu-lhe: "Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura."
"Morro de fome, que me importa o meu direito de primogenitura?"
"Jura-mo, pois, agora mesmo", tornou Jacó. Esaú jurou e vendeu o seu direito de primogenitura a Jacó.
Este deu-lhe pão e um prato de lentilhas. Esaú comeu, bebeu, depois se levantou e partiu. Foi assim que Esaú desprezou o seu direito de primogenitura.
Gênesis 25:29-34

um deles, movido pelo egoísmo... preferiu encher a barriga no momento... e desprezar o seu direito (e eventual dever)

outro... movido pelo egoísmo... não teve problemas de "roubar" o direito ao irmão por uma malga de caldo...

CitaçãoQuando todos nós estivermos despidos do egoísmo que nos domina, viveremos como irmãos. Então o forte será apoio do fraco, e não opressor do fraco, não mais veremos ninguém desprovido do necessário porque todos nós praticaremos a lei da justiça. O egoísmo enfraquecerá quando a vida moral predominar na vida material, ao experimentar o egoísmo do outro,a criatura humana torna egoísta porque se sente na necessidade de se por em defensiva. Para não acontecer isso, é preciso vigiar e orar.

eu gosto do seu optimismo... mas antes disso acontecer... muita água terá que passar por baixo da ponte...  ::)

CitaçãoNota bem o seguinte: nos últimos dias haverá um período difícil.
Os homens se tornarão egoístas, avarentos, fanfarrões, soberbos, rebeldes aos pais, ingratos, malvados,
desalmados, desleais, caluniadores, devassos, cruéis, inimigos dos bons,
traidores, insolentes, cegos de orgulho, amigos dos prazeres e não de Deus,
ostentarão a aparência de piedade, mas desdenharão a realidade. Dessa gente, afasta-te!
Deles fazem parte os que se insinuam jeitosamente pelas casas e enfeitiçam mulherzinhas carregadas de pecados, atormentadas por toda espécie de paixões,
sempre a aprender sem nunca chegar ao conhecimento da verdade.
Como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes homens de coração pervertido, reprovados na fé, tentam resistir à verdade.
Mas não irão longe, porque será manifesta a todos a sua insensatez, como o foi a daqueles dois.
Tu, pelo contrário, te aplicaste a seguir-me de perto na minha doutrina, no meu modo de vida, nos meus planos, na minha fé, na minha paciência, na minha caridade, na minha constância,
nas minhas perseguições, nas provações que me sobrevieram em Antioquia, em Icônio, em Listra. Que perseguições tive que sofrer! E de todas me livrou o Senhor.
Pois todos os que quiserem viver piedosamente, em Jesus Cristo, terão de sofrer a perseguição.
Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, sedutores e seduzidos.
Tu, porém, permanece firme naquilo que aprendeste e creste. Sabes de quem aprendeste.
E desde a infância conheces as Sagradas Escrituras e sabes que elas têm o condão de te proporcionar a sabedoria que conduz à salvação, pela fé em Jesus Cristo.
Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça.
Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra.
2 Timóteo 3:1-17