• Bem-vindo ao Your Souls - A sua Alma , O seu ser....
 

Liberdade e crenças

Iniciado por Endruil, Abril 15, 2016, 08:04:00

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Endruil

Vou ser direto na questão e ir sem rodeios.

O Espiritismo afirma que o sofrimento é um meio necessário para a iluminação correto? Como um miudo que só aprende que não pode correr nas escadas depois de cair.
No catolicismo somos ensinados a viver em martírio e sacrifício correto? Tal como Jesus teremos de carregar a nossa cruz orgulhosos de cada cicatriz.
No Karma, por crença geral, afirma-se que estamos confinados aos erros do passado e às lições que temos de aprender correcto? Como se ser vítima de abandono fosse um pagamento, ou como se perder um braço fosse algo também para pagar dívidas.

Pois bem, vou lançar uma questão pertinente.

E se todas essas visões estão erradas? E se o sofrimento é apenas auto imposto? Não há dúvida que em ocasiões há sentido no sofrimento e as pessoas encontram nesse sentido algo a onde se agarrar. Mas sejamos honestos, acham que é mesmo necessário sofrer todos os tormentos para chegarmos à iluminação? Será que não somos capazes de aprender por nós próprios o caminho para a luz ou a escuridão?

Se temos o potencial para tudo dentro de nós... Porque não o usar para escolher o nosso caminho sem estar agarrado a dogmas, crenças ou formas de ver o mundo diferentes das nossas e mais universais do que deveria ser.

Fica o desafio para meditarem e pensarem sobre o assunto.

Astaroth

Endruil amigo,

O sofrimento é inerente a propria vida e tambem a nossa condicao enquanto seres humanos. Nao podemos evitar certos tipos de sofrimento pois ha coisas inevitaveis que acontecem durante a vida, simplesmente por que acontecem. O segredo esta em saber minimizar o sofrimento. Como? Basta meditar no conceito de Impermanencia. Nada é para sempre a nao ser a nossa propria essencia. Tudo passa. Tudo acaba. Tudo tem um periodo de duracao. E depois passa.

Aceitar o conceito de impermanencia é um dos oito caminhos para a iluminacao.

Abraco!

Blue Star

Eu sou avessa a tudo o que seja imposto, detesto lavagens cerebrais. Podemos ter a nossa religião, mas temos cabeça para pensar  >:(
Quanto ao sofrimento, como disse o Astroth, é inerente à própria vida e muitas vezes é o que define o nosso caminho. Muitas pessoas, se não todas, só após um "coice" é que param para reflectir no que andam a fazer neste mundo e o que querem para a vida e daí talvez resulte a dita iluminação.

  :D

Hugão

 Foi um pouco o meu caso, Blue Star, fui sempre mais ou menos bem comportado, com grande capacidade espiritual, tinha premonições, fazia viagens astrais, deja vús, isso tudo, mas na adolescência comecei a revoltar-me, apesar de mesmo assim não ser um jovem mau, mas algum tempo depois de sair da tropa, comecei a ficar ruim, fiz muitos disparates sem desculpa nem explicação, coisas de que não me orgulho nada, até que caí em depressão nervosa, foi um período muito mau da minha vida.. creio que foi isso que me voltou a pôr nos eixos, qual fénix renascida das cinzas, hehehehehe..

Sem dúvida que concordo com o Astaroth, o sofrimento está inerente a esta existência. Acredito que haja mais sofrimento noutros planos, planos mais pesados, mas por outro lado, haverá menos sofrimento noutros planos, planos mais leves...

Blue Star

Foi o teu "coice" Hugão! Quase de certeza que se pudesses escolher, não terias passado por esse sofrimento, mais foi o que definiu o teu caminho. Ainda bem que a fénix renasceu   :)


escriba

Citação de: Malik em Abril 16, 2016, 01:18:27
A propósito do karma e vidas passadas:

Faz sentido submeter um ser humano a uma vida de expiação se ele desconhece o que expia?

Como "submeter um se humano..."?
Pode reformular a pergunta?
Rejeito os dogmas e aceito o que para mim faz sentido

Hugão

Citação de: Malik em Abril 16, 2016, 01:18:27
A propósito do karma e vidas passadas:

Faz sentido submeter um ser humano a uma vida de expiação se ele desconhece o que expia?

Tem de desconhecer, senão não aguentaria a pressão...
Imagina que na vida anterior tinhas sido pedófilo.. E noutra um serial killer?? Conseguirias viver com este tipo de lembranças?? E eu não lhe chamaria expiação, isso é uma palavra religiosa, utilizada para atemorizar os crentes. Não é nenhum castigo, é uma forma de aprendizagem, uma forma de ganhar experiência, se viveres várias vidas diferentes, terás mais pontos de vista, terás a obrigação de aceitar mais facilmente os outros.