• Bem-vindo ao Your Souls - A sua Alma , O seu ser....
 

Quem é Oxalá?

Iniciado por Tokoba de Xango, Abril 15, 2016, 10:19:31

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Tokoba de Xango

Oxalá é o Orixá associado à criação do mundo e dos Homem enquanto espécie.

A sua saudação é ÈPA BÀBÁ!

Oxalá é considerado e cultuado como o respeitado de todos os Orixás do panteão africano. Simboliza a paz, é o Pai Maior no Cadomblé. É calmo, sereno e pacificador. Na sua qualidade de criador é respeitado por todos os Orixás. A Oxalá pertencem os olhos que veem e o ar que todos respiramos. Vive nas altas montanhas geladas e têm uma vibração de calma e paz que nos remete às grandes altitudes.

Apresenta-se de duas maneiras: Oxalá Jovem chamado Oxaguiã e Oxalá Ancião, chamado Oxalufã.

Os símbolos de Oxaguiã são uma espada e um escudo; o símbolo de Oxalufã é um cajado.

A cor de Oxaguiã é o branco levemente tocado com azul-claro; a de Oxalufã é somente branco. O dia consagrado para ambos é a sexta-feira.

Umas das características dos filhos de Oxalá é marcar naturalmente sua presença por onde passam pois tem a aura de autoridade e poder do Pai da Paz. Brilham com facilidade em qualquer ambiente, tanto pelo porte sempre altivo como pelo dom da palavra, que geralmente está associado a este Orixá. Os filhos de Oxalá geralmente são cuidadosos e generosos, e um pouco perfeccionistas e detalhistas ao extremo. Geralmente o filho de Oxalá é alegre, gosta profundamente da vida, é falador e quando à vontade é brincalhão. Simultaneamente é idealista, defendendo sempre os injustiçados, os fracos e os oprimidos.

Vemos muitos vezes os filhos de Oxalá em ongs e projetos de assistência social. Na sua qualidade de Oxaguã, não deixa de ser orgulhoso, como todos os guerreiros, procurando a gloria no apoio aos mais desfavorecidos. Os filhos de Oxaguã, são normalmente curiosos, dados a liberdade em todos os sentidos, apreciam o amor livre e detestam ser mandados. Podem se tornar pais excelentes e mães muito amorosas. Dedicam-se com carinho e ternura às crianças, com quem se relacionam muito naturalmente e gostam da companhia delas.

Relacionam-se com facilidade com os filhos de outros Orixás, mas demoram a estabelecer confiança em alguém, mas quando se torna amigo, é um grande companheiro. São, também, pessoas de grande capacidade de liderança, tornando-se, não raras vezes, líderes em suas comunidades ou no ambiente de trabalho.

Os filhos de Oxalá são pessoas calmas, responsáveis, reservadas e de muita confiança. São seres humanos dedicados e esforçados, mantendo tudo sempre bonito, limpo, com beleza, harmonia e carinho. Respeitam a todos mas exigem ser respeitados, caso contrário, não há diálogo possível.

Porque Oxalá é o Pai do Perdão, filhos de Oxalá perdoam facilmente, sabem ver que sentimentos negativos só atrasam. São calmos e dóceis, na maioria das vezes, andam com a postura reta, que representa sua natural elegância. Tem gostos caros e apreciam especialmente um bom vinho. Nunca a sexta-feira, que é o de Oxalá.

Na sexta-feira, quase todos os praticantes de Cadomblé, vestem branco e abstêm-se de beber álcool e carnes vermelhas, por Respeito a Oxalá.

Tirado de http://caminhodoxaman.blogspot.pt/

MrM

Seria mais "educativo" explicar melhor o que significam alguns termos e designações.

para quem não é familiar (não sendo praticante ou estudioso) das religiões e mitologias africanas fica um pouco perdido na explicação, apesar de esta estar muito bem escrita.
Crux sacra sit mihi lux / Non draco sit mihi dux
Vade retro satana / Numquam suade mihi vana
Sunt mala quae libas / Ipse venena bibas

Tokoba de Xango

Pois...
Se calhar tem razão...
Que termos acha que precisam de ser esclarecidos?
O que não entendeu???

MrM

Citação de: Tokoba de Xango em Abril 15, 2016, 10:45:31
Pois...
Se calhar tem razão...
Que termos acha que precisam de ser esclarecidos?
O que não entendeu???

Eu entendi praticamente tudo :)
Mas tentei colocar-me na posição de quem nunca ouviu falar de candomblé, macumba, vudu, ubanda, quibanda, etc
Talvez seja mais fácil ir por partes só isso :)
Crux sacra sit mihi lux / Non draco sit mihi dux
Vade retro satana / Numquam suade mihi vana
Sunt mala quae libas / Ipse venena bibas

Tokoba de Xango

Ok...
Faz sentido.
Vou tentar fazer melhor.
Obrigado pelas suas dicas.

_Indigo_

Caro Tokoba, muitas vezes ouço a expressão Oxalá, porém não sei se estará relacionado com o mesmo.
Irei dar uns exemplos:

"Oxalá que aquilo corra bem"

"Será que ele vai conseguir? Oxalá!"

E assim sucessivamente


Tokoba de Xango

Olá Indigo:-)
Muito interessante a tua questão.
E a resposta é: tem e não tem!!!
Quando dizemos Oxalá isto aconteça, na realidade estamos a repetir uma expressão araba muito usado em linguagem coloquial que quer dizer queira deus... É uma expressão que soa mais ou menos: inxalá, que quer dizer: Queira Alá....
Agora como é que está ligado Alá a Oxalá?
Pois essa é a questão mais interessante... O Islão quando chega a Peninsula Ibérica no ano 711, desde também pela costa de Africa até à Guiné...
Assim, no secul VIII acontece a islamização da Africa Ocidental...
Quando o Islão chega a zona dos Yorubas, com a tentativa da imposição do monoteísmo muçulmano, (sendo uma das primeiras sutras: "não há deus alem de Alá"), os Yorubas de uma forma muito inteligente, aceitaram Alá e atribuíram-lhe uma vibração muito próxima de um Orixá já existente e cultuado que é Obatalá... seja pelo nome que termina em Lá, seja pela utilização do branco e representação de criador... Depressa se começou a chamar a Obatalá, Oxalofã e Oxaguiã a expressão tão querida dos muçulmanos: Oxalá!
Mil anos depois desta forma de aceitarem o deus que lhes era imposto com os muçulmanos , os yorubas, numa situação de cativeiro, voltaram a tentar o sincretismo e passaram a cultuar Oxalá na figura do Cristo. Esta pratica de cultuar Oxalá na figura de Jesus Cristo, é um preceito frequente na Umbanda!
Espero ter contribuído para o esclarecimento e não ter espalhado ainda mais a confusão!

_Indigo_

Desconhecia desse facto caro Tokoba. Felizmente temos a sua sabedoria para nos instruir.
Desde já agradeço pelo seu esclarecimento.  :)