• Bem-vindo ao Your Souls - A sua Alma , O seu ser....
 

Norte-americano acordou do coma a falar espanhol

Iniciado por Victoria, Outubro 28, 2016, 01:00:49

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Victoria



Reuben Nsemoh, de 16 anos, sofreu um golpe na cabeça durante um jogo de futebol e, após ter várias convulsões e paragens respiratórias, entrou em coma. Três dias depois, acordou a falar apenas espanhol e fluentemente.

O treinador de Reuben, Bruno Kalonji, contou à WSB-TV que o jovem - que é guarda-redes -ao tentar defender uma bola levou um pontapé na cabeça.

Kalonji contou que o adolescente ficou inconsciente e parou de respirar várias vezes. "Fiquei em choque e em pânico. Quando ele acordava e começava a vomitar", continuou o treinador. O jovem foi levado de helicóptero para o hospital, onde ficou internado vários dias.

Os pais de Reuben contaram que o adolescente já sabia falar algum espanhol, mas não tão fluente e que ao despertar do coma se esqueceu da sua língua materna, o inglês.

Aos poucos, o jovem está a voltar a falar inglês mas, devido à lesão cerebral, ainda não está em condições para voltar para a escola. "Às vezes eu sinto-me como se não estivesse lá, mas estou", contou Reuben à WSB-TV.

Os médicos acreditam que Reuben sofra de "síndrome do sotaque estrangeiro", uma doença rara causada por lesões cerebrais graves.

"É um dano no controlo motor", explicou Karen Croot, especialista neste tipo de síndrome, à CNN. "Falar é uma das coisas mais complicadas que nós fazemos e há muitos centros cerebrais envolvidos na coordenação. Se uma das partes ou mais estão danificadas, podem afetar o timing, melodia, e a tensão do discurso".

As despesas médicas já ultrapassaram os 200 mil dólares e foi criada uma angariação de fundos para ajudar a família de Reuben.

http://www.msn.com/pt-pt/noticias/sociedade/norte-americano-acordou-do-coma-a-falar-espanhol/ar-AAjqUsW