Bem-vindo ao Your Souls - A sua Alma , O seu ser.... Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
406
Total de mensagens
23.195
Total de tópicos
3.859
  • Os animais podem ter sentimentos mais complexos que os humanos, diz pesquisador
    Iniciado por misticopt (Conta Encerrada)
    Read 671 times
    Tópico anterior - Tópico seguinte
0 Membros e 4 Visitantes estão a ver este tópico.
Eles não são animais, eles ESTÃO animais e SÃO almas imortais!
Apenas estagiando momentaneamente na fase de animalidade com inúmeros atributos. Possuem sentimentos, inteligência, emoções, capazes de experienciar dor e prazer. Ame-os, proteja-os! Honre nossa obrigação para com eles de irmãos mais velhos 💜

"Reconheço perfeitamente que há nos animais aptidões diversas; que certos sentimentos, certas paixões, idênticas às paixões e aos sentimentos humanos, se desenvolvem neles; que são sensíveis e reconhecidos, vingativos e odientos, conforme se procede bem ou mal com eles." [Livro dos Médiuns, Cap XXII, Item 136]


***********

Se você convive com um bichinho de estimação, sabe que, de alguma forma, eles percebem quando os humanos estão tristes ou felizes. Mas esse tipo de comportamento não se restringe aos gatos e cachorros: estudos mostram que os cavalos conseguem entender algumas emoções dos humanos e que os corvos conseguem "ler os pensamentos" de outros animais da espécie - coisa que até então se acreditava que só os humanos eram capazes de fazer.

Essa crença fez com que a pesquisa relacionada aos sentimentos dos animais ficasse estagnada. Ao supor que determinadas emoções eram restritas aos humanos, os cientistas deixaram de fazer perguntas (e, consequentemente, pesquisas) relevantes sobre como são os sentimentos no mundo animal.

Carl Safina, professor da Universidade de Stony Brook, nos Estados Unidos, foi contra a corrente e começou a levantar questionamentos sobre o assunto. As perguntas o levaram a realizar uma pesquisa que, por sua vez, resultou no livro Beyond Words: What Animals Think and Feel, lançado em julho de 2015.

"Acho importante sabermos com quem estamos na Terra. Nós discutimos a conservação de animais em números, mas eles não são só números", disse o pesquisador em entrevista à National Geographic. "Tenho observado animais durante toda a minha vida e sempre fico impressionado com as semelhanças entre eles e os humanos."

O professor acredita que o debate em relação à possibilidade de os animais terem sentimentos ou não nem deveria existir. "Se você observar mamíferos ou até mesmo aves, verá como eles respondem ao mundo. Eles brincam. Eles ficam com medo quando estão em perigo, relaxam quando as coisas estão bem", diz. "Não parece lógico pensar que os animais não estejam experenciando emoções como o medo e a o amor."

Quando os elefantes asiáticos veem outro animal da espécie bem agitado, tendem a tocá-lo até ficar mais tranquilo. "É uma espécie de 'shh, está tudo bem', muito parecido com o que os humanos adultos fariam para tranquilizar um bebê", explica o cientista Joshua Plotnik em entrevista ao Discovery.

SAIBA MAIS
O FBI passará a tratar maus tratos aos animais como crimes graves
Filhote de leão-marinho "invade" restaurante na Califórnia
Existem estudos que conseguiram confirmar, por meio do teste do espelho, a capacidade de algumas espécies de reconhecerem a si mesmos. Trata-se de um experimento bastante utilizado por cientistas em que os animais são colocados em frente a um espelho. Para "passar" no teste, os animais têm que ficar envolvidos com seus próprios reflexos, examinando a imagem de seus corpos, o que indica que reconheceram suas representações. Animais como macacos e golfinhos estão entre os que passaram na experiência.

Safina aponta ainda que pesquisadores que passam bastante tempo em campo conseguem perceber traços de personalidade nos animais que estão estudando. Assim como os humanos, os animais têm personalidades diferentes. De acordo com o professor, alguns são tímidos, outros agressivos ou tranquilos.

"Pode também haver uma leva de emoções que ocorrem com os animais e não com os humanos", disse Safine em entrevista ao Science of Us. Faria sentido se tais sentimentos fossem ainda mais complexos que os dos humanos. Afinal, como disse o pesquisador, não estamos sozinhos na Terra, não é mesmo?


Fonte: revistagalileu,
Animais e o Espiritismo

Vou falar de cães porque são a minha perdição.

Se muita gente soubesse o sentimento de um animal por nós, o quanto ele gosta de nós, o quanto ele nos faz bem e as alegrias que nos podem dar, e o quanto um animal é inteligente, não haviam animais abandonados.

Um dos meus cães, anda sempre sempre atrás de mim. Eu mal digo "vamos à cozinha" ele parece parvo de tão contente, porque sabe que na cozinha há comida. Se eu lhe digo "vamos tomar banho" ele foge, porque não gosta do banho. Se lhe ponho a trela ele quer que eu pegue nele ao colo porque não gosta da trela. Se lhe digo "vamos para a caminha(para a cama dele) ele faz força para eu não pegar nele para não o levar. E agora se a minha irmã faz que me bate ele não deixa. Se ele estiver no meu quarto e entrar alguém, ele ronca (arma-se porque depois não faz nada) mas é para ninguém entrar. E ele e outros dormem no meu colo como se fossem uns bebes. E se deitar ração na minha mão para eles comerem, então é que eles gostam.

E como eu digo, aos menos os meus cãezinhos nunca me vão desiludir.

Os animais são o melhor que podemos ter.

E agora se vir alguém a abandonar um animal ou a fazer-lhe mal, faço logo queixa.

Eu tenho uma gata já há varios anos e ela estava conosco prai a ano e meio teve que ser operada de urgencia pois desenvolveu um tumor nos ovários. Gastei mais de 600€ no veternario e não me arrependo nem nunca pensei nesse dinheiro gasto, pois salvei a vida dela. No dia em que foi operada a veternaria ligou-me ao fim da tarde pra a ir visitar, a gata estava noutra sala e quando ouviu a minha voz começou logo a miar, como a chamar por mim para a levar embora.

Logo após a minha mãe ter partido, eu trouxe o Pingo (o meu cão) para junto de mim. Tinha 1 mês e uma semana, hoje tem 4 anos e meio. É o meu amigo, o meu companheiro... Um verdadeiro príncipe! Eu tenho por hábito dizer que ele, foi a prenda que Deus me deu.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
(Confúcio)