• Bem-vindo ao Your Souls - A sua Alma , O seu ser....

A criação do homem e da mulher segundo a bíblia

Iniciado por Minako, Setembro 06, 2016, 09:11:30

Tópico anterior - Tópico seguinte

Minako

E lá fui eu desencantar a bíblia que andava debaixo da cama dentro duma caixa, que adquiri há 3 anos, quando passei por um aperto ( mas isto agora não interessa).
O que me interessa são os seguintes factos:
Deus, ser único,  criou o mundo e o homem sozinho. Se Deus é um ser único,  porque disse ele no momento da criação, no 1o livro de Moisés chamado Génesis,  no parágrafo 26, e passo a citar " tambem disse Deus: façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa senelhanca;....". Porque diz Deus que vai fazer o homem à "nossa" semelhança, implicando uma pluralidade de deuses, se supostamente ele é o único criador?

Outra dúvida põe se na altura em que criou a mulher.
Porque diz ele na altura da criação e passo a citar:"não é bom que o homem esteja só; far lhe ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.". Porque diz ele que irá fazer uma mulher idônea, ou seja apropriada, correta? Será que ele haveria feito uma mulher antes para Adão e que as coisas não correram bem?
Porque digo isto? Vejamos a resposta do homem ao ver uma mulher criada da sua costela: "esta,  afinal, é osso dos meus ossos, e carne da minha carne.....". Porque diria ele "esta,  afinal..."? Um indicador de que realmente houve uma mulher antes de Eva ?
O que acham?
"この世に偶然なんてない。あるのは必然だけ。","Neste mundo não existem coincidências. Há apenas o inevitável."

_Indigo_

Boa noite,

Antigamente, os povos que existiam no mundo, não eram tão sábios como agora.
Como não sabiam explicar as coisas que viam, coisas que consideravam impossiveis para eles, chamavam a essas entidades de Deuses.
Esses Deuses possuiam tecnologia bastante avançada e conhecimentos vastos em bastantes áreas, que acabaram por partilhar com os povos com quem socializavam.
Acredito que a costela de Adão, tenha sido alguma experiência genética, porque é possivel criar pessoas cientificamente sem que seja necessário um contacto fisico.
Possivelmente esses Deuses, criaram uma mulher através das células de Adão, que supostamente se encontravam na costela.
Os povos indigenas por exemplo, faziam esculturas em ouro e outros metais preciosos, sobre os Deuses que apareceram nas suas vidas. Esses Deuses supostamente andavam a minerar neste mundo alguns metais preciosos, como o ouro, por motivos que se desconhecem. Acredito inclusive que este mundo já existia antes do ser humano ser criado. No entanto, acredito que existe algo ou alguém responsável pela criação do Universo e por todas as espécies que nele habitam. No entanto, acredito que essa entidade não seja fisica, como as que falam na Biblia e outros livros sagrados em diversas culturas.

Cassandra

Citação de: Minako em Setembro 06, 2016, 09:11:30
Deus, ser único,  criou o mundo e o homem sozinho. Se Deus é um ser único,  porque disse ele no momento da criação, no 1o livro de Moisés chamado Génesis,  no parágrafo 26, e passo a citar " tambem disse Deus: façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa senelhanca;....". Porque diz Deus que vai fazer o homem à "nossa" semelhança, implicando uma pluralidade de deuses, se supostamente ele é o único criador?
Esta é a primeira história da criação que vem na Bíblia. Antes de Deus criar a humanidade, ele já havia criado outros seres para o servirem e adorarem, como os anjos, por exemplo. O "nossa" implica assim não uma pluralidade de deuses, mas de seres que já existiam. Deus fala com essas outras criações/seres e recebe conselhos deles, como se pode ver na história de Jó.

Citação de: Minako em Setembro 06, 2016, 09:11:30
Outra dúvida põe se na altura em que criou a mulher.
Porque diz ele na altura da criação e passo a citar:"não é bom que o homem esteja só; far lhe ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.". Porque diz ele que irá fazer uma mulher idônea, ou seja apropriada, correta? Será que ele haveria feito uma mulher antes para Adão e que as coisas não correram bem?
Porque digo isto? Vejamos a resposta do homem ao ver uma mulher criada da sua costela: "esta,  afinal, é osso dos meus ossos, e carne da minha carne.....". Porque diria ele "esta,  afinal..."? Um indicador de que realmente houve uma mulher antes de Eva ?
Essa é a segunda história da criação que vem na Bíblia. Penso que aqui já começa a haver intenções obscuras no modo como a história é contada.

A palavra "Deus" é masculina, mas Deus não há-de ter género. Na primeira história lê-se que ele fez o homem à sua imagem e semelhança, mas mais correctamente diz: "Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.", o que implica que, nesta história, deveria ler-se "Criou Deus o Homem" (referindo-se à humanidade e não a homem como género) e que Deus criou os dois géneros ao mesmo tempo - o masculino e o feminino que existem em Deus foram separados em dois géneros quando ele decidiu criar um ser para pôr neste plano.

A história da costela é estranha, porque até ali Deus não precisou de nada para criar o que quer que fosse. Bastou-lhe a vontade. Portanto, das duas uma:
- Deus afinal é um cientista e a explicação para isto é a teoria do Indigo - isto é uma forma infantil de contar algo que aconteceu e que os homens que passaram isto para o papel não sabiam explicar.
- Ou então isto é uma história que homens arranjaram/inventaram para justificar que a mulher devesse obediência ao homem.
- Também pode facilmente ser uma mistura das duas hipóteses anteriores.

As duas histórias da criação são bastante diferentes e por isso têm implicações diferentes. A necessidade de uma costela para criar outro ser não faz sentido dentro da teoria de um Deus que criou tudo pela vontade, por isso, tenho dúvidas que estas duas histórias estejam a falar do mesmo.

Quanto a haver mulheres antes de Eva, Adão e Eva não eram duas pessoas, eles representam o princípio masculino e o princípio feminino da humanidade.

Por curiosidade, a ciência já descobriu que efectivamente todas as pessoas que existem hoje em dia são descendentes de uma mesma mulher e de um mesmo homem, se bem que os dois não tenham vivido na mesma altura. E esta, heim?
"A lei da mente é implacável:
O que você pensa, você cria; O que você sente, você atrai; O que você acredita, torna-se realidade." (Buda)

Joao

Seria bom que deixassem de ler a bíblia, e lessem apenas o que é correcto. Está disponível para quem procura a Verdade.

Saliento apenas o facto de que pelo menos mantêm-se activo pois não aceita tudo cegamente, pois só assim se explicaria que muitos possam aceitar coisas que não fazem sentido... mas aparentemente pelo que já li algures, quando não sabem alguns batem (ou batiam) nas pessoas para que não lhes façam perguntas difíceis e que exponham a construção assente em bases muito fraquitas que caiem ao primeiro exame mais sério... quem diz bater, diz remeterem-se ao silêncio ou dizer que são mistérios insondáveis... de coisas que dizem respeito ao interesse dos seres humanos.

Cassandra

Caro João, se eu nunca tiver provado couves, como posso saber se gosto de couves ou não?
É o mesmo com a Bíblia. A melhor maneira de nos "protegermos" quando há tentativas de evangelização - seja por coisas de se lêem ou em conversa com alguém - é conhecer o produto para saber o que dizer.

Não esquecendo que estamos expostos à doutrina católica, mesmo que as pessoas não se apercebam disso. Assim, acho que ler e conhecer a Bíblia é importante. As suas muitas incongruências fazem-nos pensar e às vezes levam-nos a procurar respostas para as incongruências.

É preciso é que, como diz, não se aceite aquilo que está escrito como verdade, mas se leia a coisa com espírito crítico sendo que, há espíritos críticos mais sensatos que outros.

Por a Bíblia estar muito exposta à crítica, também aparecem as teorias mais extraordinárias sobre os significados dos textos. Também estas teorias devem ser lidas e também aqui deve ser usado o sentido crítico. Da mesma forma que sucede com a Bíblia, é no confronto das incongruências dentro dessas críticas à Bíblia que vamos em busca de outras coisas que nos façam sentido.

Percebo o receio de se andarem a ler textos e se começar a acreditar no que lá está escrito. Mas isto funciona como o que disse em relação ao conhecimento instintivo das intenções das (más) pessoas: se ouvirmos com atenção, lá bem no fundo conseguimos ouvir uma vozinha a dizer que aquela pessoa não presta. Do mesmo modo, quando estamos perante alguma informação nova, há também um vozinha lá no fundo que nos diz se aquilo tem alguma relevância ou não.

Nem sempre corre bem, mas é preciso começar por algum lado. O importante é haver vontade de saber e de procurar. Porque ao contrário do que diz, a verdade não está aí disponível ao virar da esquina.
Há muita informação e cada vez há mais informação. As tretas são extraordinariamente repetidas em diversos suportes, mas a verdade não é das informações mais populares, pelo que não se tropeça nela muitas vezes.
É preciso andar de pá e peneira e ter noção de que vai dar trabalho e de que se vai encontrar muita treta pelo caminho, faz parte do mundo armadilhado em que vivemos.

E esperar que um dia, no meio disso tudo, a tal vozinha diga "espera... ah! Aleluia!!".
O que você pensa, você cria; O que você sente, você atrai; O que você acredita, torna-se realidade." (Buda)

Joao

Compreendo Cassandra o seu argumento.

Quando eu tentei ler a bíblia, e fi-lo por duas vezes, recebi sempre sinais claros do que deveria parar de o fazer imediatamente sob pena de grande sofrimento geral por parte do povo da Terra.

E por grande sofrimento refiro-me a uma epidemia de um qualquer vírus que apareceu de repente, e estava a espalhar-se de tal forma descontroladamente que as pessoas estavam a começar a ficar bastante preocupadas pelo mundo; posteriormente quando voltei a ler começou de repente uma guerra, e começou-se a pensar que poderia facilmente dar em uma terceira guerra mundial se continuasse... isto logo coisa de dois dias depois de começar a ler... parava de ler, e menos de uma semana depois já estava o problema a desaparecer e um mês depois já paravam de falar praticamente por completo... e isto sem que se tivesse passado nada de assinalável nos meses de intervalo entre as duas vezes e sem que tivesse acontecido algo de assinalável antes ou depois desse período durante bastante tempo.

Sim, claro que pensei algo do género: "pode ter sido só coincidência.... deixa-me cá tentar novamente ler a bíblia"... e não tinha sido coincidência nenhuma... depois lá me decidi a largar a bíblia pois claramente só trazia desgraça.

Agora compreendo porque trazia desgraça, por assentar em bases falsas, ainda bem que me apercebi dos sinais que foram bem claros para mim.

Hoje em dia, e já de há várias décadas para cá, ninguém deve precisar de ler a bíblia, porque a Verdade foi escrita pela própria fonte original e está disponível para quem realmente a quiser, desde que disposto realmente a mudar-se a si mesmo! De outra forma a informação não lhe trará proveito mesmo que a encontre.

Cassandra

Citação de: Joao em Setembro 09, 2016, 09:23:59
Hoje em dia, e já de há várias décadas para cá, ninguém deve precisar de ler a bíblia, porque a Verdade foi escrita pela própria fonte original e está disponível para quem realmente a quiser, desde que disposto realmente a mudar-se a si mesmo! De outra forma a informação não lhe trará proveito mesmo que a encontre.
Em relação à última frase, completamente de acordo.

Quanto ao resto, enquanto houver crianças a ser baptizadas porque sim e pessoas a casar pela igreja porque "a festa é mais bonita" ou porque "é tradição", acho que se deve incentivar a leitura da Bíblia.

Claro que, aqueles que conhecem o livro e querem juntar-se ao clube, força nisso!, cada um deve fazer o que achar melhor para si...