• Bem-vindo ao Your Souls - A sua Alma , O seu ser....

Falemos de amor

Iniciado por Fleite, Agosto 26, 2016, 07:23:02

Tópico anterior - Tópico seguinte

Fleite

AMOR

Palavra bonita. Curta e insinuante em que o "M" parecem dois a dar as mãos mas sempre com o "R" de perna esticada e pronto a passar rasteira.

Em si mesma a palavra não significa nada, simplesmente define um sentimento e sentimentos têm um significado próprio na mente de cada um.

E como podemos então definir o sentimento amor?

Podemos defini-lo o amor como um sentimento intermitente: -" Hoje dedicamos-lhe palavras sentidas de puro afeto e verdadeiro carinho e amanhã dois berros e indiferença e assim sucessivamente".
Isto acontece quando o amor pára para descansar.

Podemos defini-lo como um sentimento de ocasião: -" Eu até queria muito ouvir-te e ajudar-te porque sei que precisas meu amor, mas tenho tanto que fazer que hoje não me dá jeito nenhum".
Isto acontece quando o amor tem mais que fazer.

Podemos defini-lo como um sentimento oportunista: -" Perdoa-me meu amor eu sei que não devia ter-te dito o que disse, mas amo-te tanto. Vá lá, perdoa-me e vamos para a cama".
Isto acontece quando o amor vislumbra uma oportunidade ao ver que os filhos estão com os avós.

Será que o amor no sentido que lhe é dado é um sentimento que existe mesmo, ou confundimos amor com momentos de amizade, momentos de segurança, momentos de partilha, momentos de doação e muitos outros momentos agradáveis.

Amar será usufruir enquanto dá jeito?

Eu amar só amo os meus filhos, pelos outros tenho amizade. A amizade quebra-se e o amor nunca quebra pois quando ele existe não permite que tal aconteça, seja qual for a tempestade ou obstáculo, o amor contorna-os, nunca os enfrenta, não vá o amor se machucar.

E é com amizade que vos desejo um bom fim de tarde.

Fleite

Ziva75

Citação de: Fleite em Agosto 26, 2016, 07:23:02
                                                              AMOR

Palavra bonita. Curta e insinuante em que o "M" parecem dois a dar as mãos mas sempre com o "R" de perna esticada e pronto a passar rasteira.

E como podemos então definir o sentimento amor?

Fleite

Giro... "M" parecem dois a dar mesmo as mãos. 

O que eu defino sobre o sentimento, AMOR, já uma vez escrevi aqui no forum o que eu acho.

O amor devia ser aconchego, estar em paz com essa outra pessoa que lhe dá bem estar. Uma amizade muito profunda, admiração intelectual, afinidades no sexo, saber ouvir, saber ver o outro, respeito, espaço, não se sentir prisioneiro do outro, cumplicidade, proteção...

Mas como escreveu, em si mesma a palavra não significa nada, simplesmente define um sentimento e sentimentos têm um significado próprio na mente de cada um.
A simples palavra amor está gasta.

Amor define um sentimento, e quando não há esse sentimento, não pode haver amor.

Mais não tenho a dizer, o Fleite já disse quase tudo.
"Treina-te para deixares ir tudo o que mais temes perder."

Fleite

Citação de: Ziva75 em Agosto 26, 2016, 10:43:47

Amor define um sentimento, e quando não há esse sentimento, não pode haver amor.

Mais não tenho a dizer, o Fleite já disse quase tudo.

Há muito mais a dizer. A intenção é mesmo que se fale da forma como se confunde o amor com outros sentimentos, pois o amor que nos é ensinado é quase impossível de atingir. Falasse muito de amor por estes lados. Vamos identificá-lo por palavras.

Eu vou deixar uma frase, deixem também as vossas.

"Se há amor não há pena há sim preocupação, porque quem ama pré ocupa o seu tempo a resolver a situação que vê mal encaminhada. Quem tem pena só lamenta e nada faz."

Rosemunde

Amor.... só quando amei de verdade e depois terminei essa relação que tive, é que percebi verdadeiramente o poema do Luis de Camões " O amor é um fogo que arde sem se ver".
Não sei se vos parece idiota mas noutro dia parei pra pensar nisso e, no meu entender, realmente define o que é este sentimento!  :-*

Joao

A religião do amor

A RELIGIÃO do amor é erroneamente compreendida devido às múltiplas desfigurações e deturpações do conceito de amor, pois a maior parte do verdadeiro amor é severidade!
  O que presentemente é chamado amor, é tudo menos amor.
  Se forem examinados, de modo implacável e profundo, todos os assim chamados amores, nada restará a não ser egoísmo, vaidade, fraqueza, comodismo, imaginação ou instintos.
  O verdadeiro amor não verificará o que possa dar prazer a outrem, o que lhe proporcione agrado e alegria, e sim cuidará apenas do que lhe seja útil! Não importando se isso lhe cause ou não alegria. Isso é realmente amar e servir.
  Portanto, se está escrito: "Amai vossos inimigos!", então isso quer dizer: "Fazei o que lhes for útil! Castigai-os, portanto, também, se por outra maneira não possam chegar ao reconhecimento!" Isso é servi-los. Só que aí tem de imperar a justiça, pois o amor não se deixa separar da justiça, são uma só coisa!
  Condescendência imprópria equivaleria em aumentar ainda mais os erros dos inimigos e desse modo continuar a deixá-los deslizar pelo caminho em declive. Seria isso amor? Pelo contrário, sobrecarregar-se-ia assim com uma culpa!
  Devido aos desejos não formulados das criaturas humanas, a religião do amor foi transformada em uma religião de indolência, como também a pessoa do portador da Verdade, Cristo Jesus, foi desfigurada pela moleza e indulgência que jamais possuíra.
  Exatamente por causa do amor universal, foi ele áspero e severo entre as criaturas humanas de raciocínio.
  A tristeza que o acometia muitas vezes era apenas natural, em vista de sua elevada missão e do material humano que tinha de enfrentar. Absolutamente, nada tinha ela que ver com moleza. 
  Após a eliminação de todas as deturpações e estreitezas dogmáticas, a religião do amor será uma doutrina da mais rigorosa consequência, na qual não se encontrará qualquer fraqueza nem ilógicas condescendências.

in "Na Luz da Verdade" - Volume 2, Abdruchin, páginas 42 e 43.

Bianca