Bem-vindo ao Your Souls - A sua Alma , O seu ser.... Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
406
Total de mensagens
23.195
Total de tópicos
3.859
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
     Todos nós temos algo em nosso comportamento que de alguma forma nos incomoda. Nervosismo ao falar, fobias de várias ordens, gaguêz nos momentos de botar discurso,  vergonha sem motivo, medo e incapacidade de se defender mesmo quando sabe que tem razão no assunto em causa, e tantas outras  situações que nos são quase impossíveis de superar no nosso dia a dia.

     São situações que interferem na nossa auto-estima e que muitas vezes nos fazem recolher à solidão tal o medo de nos expormos a vivenciá-las. Mas sabia que são situações que em grande parte podem ter cura?

     A causa desses comportamentos reside no nosso subconsciente e a cura começa por procurar a sua origem. Nada do que acontece connosco nas situações descritas, acontece por acaso, tem forçosamente de ter uma origem, seja no passado recente ou seja na infância.

     Uma criança que ao iniciar a sua aprendizagem e aquando dos primeiros erros, tem pais que o ridicularizam dizendo-lhe em tom autoritário que ele é um burro, que nunca vai ser ninguém na vida, dificilmente será um aluno de boas notas e se esforçará por arranjar um bom emprego. E isto acontece porque a mensagem que lhe ficou gravada no subconsciente, ainda em evolução, foi essa mesma ditada pelos seus pais.

     Isso acontece porque o cérebro nesses anos está aberto a tudo o que é novo, está ávido da informação que lhe moldará o carácter e a personalidade e não consegue ainda dominar a capacidade de exercer uma critica eficaz ao que lhe é dito. A forma que o cérebro tem de reter a informação tem sempre a ver com o "peso" do sentimento que acompanhou essa vivência, isto é, se meteu pouco medo ou muito medo, se foi bom ou muito bom por exemplo. Pior ainda quando nos fez entrar em pânico.

     Tente lembrar uma situação que o (a) tenha assustado mesmo, e verá que a lembra com todos os pormenores e quando a conta a alguém mais do que os pormenores revive os sentimentos que sentiu quando ela aconteceu. Até fica com pele de galinha.

     Pelo contrário uma situação agradável é recordada sem uma tão grande enumeração de pormenores e é acompanhada de um sentimento agradável mas nunca comparável ao sentimento que vivemos na altura do evento.

     A resposta é simples. Tudo o que ficou retido em nossa mente pela força do medo perdurará para sempre. Porém o nosso cérebro dá-nos a hipótese de atenuar o efeito que essa recordação tem no nosso comportamento.  Temos é que nós mesmos ir lá e mudar o que está memorizado.

     Este é o aflorar do tópico que pode contribuir para nos libertar-mos de medos, fobias, preconceitos e outras coisas que incomodam o nosso intimo. Querem que continue ou entendem que não tem interesse.

     PS ao administrador: Este tópico sobre as capacidades mentais não encontra um quadro especifico onde se possa enquadrar, dentro do que são os temas do forum. Se houver interessados em que o tema continue a ser desenvolvido, poderá ser criado um quadro ou sub-quadro relativo ao tema: O Poder da Mente, por exemplo?

Vamos tratar disso  ;)

E sim acho que tem todo o interesse este tópico, queremos que continue Fleite
A verdade anda aí fora



Parabens pela iniciativa Fleite, o topico é 5 estrelas :) infelizmente senti na pele por muito tempo as inseguranças e o facto de não acreditar em mim mesma, primeiro pelos meus pais (mais o meu pai do que a minha mãe,que ainda hoje em dia diz que eu sou uma falhada e que tudo o que tenho o devo a ele) depois o bullying tambem não ajudou na minha auto-confiança. Durante anos acreditava realmente que era uma incapaz, mas com o tempo fui aprendendo que isso estava implantado na minha mente como erva daninha e fui removendo isso aos poucos, é um processo lento,mas ja me valorizo muito mais e as criticas do meu pai ja não me afectam como antes.

Citação de: Yuko san em Agosto 25, 2016, 12:29:24
Durante anos acreditava realmente que era uma incapaz, mas com o tempo fui aprendendo que isso estava implantado na minha mente como erva daninha e fui removendo isso aos poucos, é um processo lento,mas ja me valorizo muito mais e as criticas do meu pai ja não me afectam como antes.

     Nos próximos tópicos vou explicar como implantar na mente uma nova imagem que se sobreponha à imagem negativa que ainda resta nas suas memórias.

     De nada serve dizer como se primeiro eu não explicar o porquê.

     Se começasse por explicar o como sem se saber o porquê, a mente recusava-se a aceitar a mudança. Por isso quem não compreender alguma coisa ou tiver duvidas deve esclarecê-las agora.

     E depois temos a situação individual de cada um, com os seus motivos e coações mentais que devem sempre ser tidas em conta.

    Já está publicada a 2ªparte

Citação de: Fleite em Agosto 24, 2016, 06:35:42
   
Ps ao administrador: Este tópico sobre as capacidades mentais não encontra um quadro especifico onde se possa enquadrar, dentro do que são os temas do forum. Se houver interessados em que o tema continue a ser desenvolvido, poderá ser criado um quadro ou sub-quadro relativo ao tema: O Poder da Mente, por exemplo?

Sugestão aceite Fleite. ;)

Obrigada e boa continuação... :-*
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
(Confúcio)