Presépio da Cavalinho destruído pelas chamas.

Iniciado por Ziva75, Julho 15, 2016, 10:55:40

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Ziva75

O presépio da Cavalinho, em São Paio da Oleiros, Santa Maria da Feira, foi completamente tomado pelas chamas esta sexta-feira à tarde.

Os milhares de peças deste presépio, que consta no Livro dos Recordes do Guinness como o maior do mundo, ficaram destruídas.

Manuel Jacinto Azevedo, mentor do projeto que surgiu em 2004 e que no Natal de 2015 terá recebido cerca de 750 mil visitantes em regime de entrada gratuita, declarou à Lusa que "ardeu tudo".

"Tínhamos lá mais de 10 mil peças, um património irrecuperável, e não sobrou nada", descreveu.

Segundo informação disponibilizada pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Aveiro, o incêndio terá ficado a dever-se às elevadas temperaturas registadas esta tarde, pelo que o recinto de 4.000 metros quadrados do presépio ficou arruinado em pouco mais de 45 minutos.

"É o suficiente para destruir tudo, dada a grande carga térmica dentro do pavilhão", garantiu a fonte do CDOS.

Combatido por 83 bombeiros e 24 viaturas das corporações de Espinho, Esmoriz, Ovar, Feira, S. João da Madeira, Fajões e Lourosa, o fogo está agora controlado, mas, segundo o CDOS, as operações vão prolongar-se com o trabalho de duas retroescavadoras, para "ajudar ao arrefecimento do material".

Quanto aos prejuízos, o empresário não adianta valores, mas garante: "Não há seguro que pague o que aqui ardeu. Era um espólio antigo, de peças únicas, criadas especificamente para nós, muitas por artesãos que já não existem, e esse património perdeu-se todo".

Leia mais: Presépio da Cavalinho destruído pelas chamas http://www.jn.pt/local/noticias/aveiro/santa-maria-da-feira/interior/presepio-da-cavalinho-destruido-pelas-chamas-5287627.html#ixzz4EW6Qx9L2
Follow us: jornalnoticias on Facebook
"Treina-te para deixares ir tudo o que mais temes perder."