Não é pecado nos alimentar de seres com alma?

Iniciado por Ziva75, Julho 14, 2016, 12:47:14

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Ziva75

Durante muito tempo tive uma visão diferenciada, os animais eram dotados apenas de instinto.
Tendo em conta que os animais tem alma mas não espírito!
Levemos em consideração que alguns animais são comestíveis ou seja fazem parte da nossa cadeia alimentar, agora faço esta pergunta, não é pecado nos alimentar de seres com alma?
"Treina-te para deixares ir tudo o que mais temes perder."

Cassandra

A este propósito só posso dizer que de há uns tempos para cá passei a comer carne uma a duas vezes por semana.

Não sei nada sobre pecados, sei apenas que algo em mim passou a não querer alimentar-se de certas coisas.

Não foi nenhuma tomada de decisão pensada, não tem a ver com éticas e morais.
Simplesmente, nesta altura do meu caminho não me sinto bem a comer certas coisas.

E quando como noto diferenças em mim, e não apenas a nível digestivo.
"A lei da mente é implacável:
O que você pensa, você cria; O que você sente, você atrai; O que você acredita, torna-se realidade." (Buda)

september_morning

Para mim, não faz sentido alimentar-me de seres conscientes quando há tanto no reino vegetal por onde escolher! Por esse motivo, deixei de comer carne e peixe em Dezembro de 2009 e há cerca de 2 meses deixem também ovos, lactíncios e derivados (já pouco ou nada consumia, de qualquer forma). Não tenho nada contra quem consome, mas eu não quero compactuar com uma indústria que vive e lucra à custa da exploração e sofrimento animal. Uma coisa são os animais que as pessoas têm nos quintais, outra coisa totalmente diferente é o que se passa dentro de "fábricas" de animais e matadouros. Quando se industrializa a vida e a morte, trivializamos o sofrimento dos outros seres vivos e passam de animais a "lucro", algo vai muito mal no nosso respeito para com a vida e a Natureza.

Blue Star

Não vejo as coisas dessa forma.
Muitos dos animais não existiriam senão fizessem parte da nossa alimentação.
Quem é que iria criar uma galinha como animal de estimação?!
E também acho que não estamos a comer a alma, estamos apenas a fazer o que foi determinado pela Natureza.
Nós é que nos esquecemos que fazemos parte da natureza, apesar de nos acharmos muito evoluidos. Deus queira que não, mas se algum dia se acabar esta facilidade de acesso aos alimentos, vamos esquecer rapidamente estas ideologias.
Mas atenção, respeito inteiramente quem faça a opção de não comer carne, é uma opção individual.

Ziva75

Citação de: Malik em Julho 14, 2016, 08:53:45
Citação de: Ziva75 em Julho 14, 2016, 12:47:14
(...) não é pecado nos alimentar de seres com alma?

O que é um pecado?

Quando como um coelho ou um frango como-lhe a alma?

Os animais entre si comem a alma uns dos outros?

Quando vários felinos matam um boi e repartem a refeição cada um come um pouquinho da alma do boi? ::)


Pecado? (para mim: nada é pecado, não existe pecado existe sim certo ou errado)

Eu só como a alma do frango porque não consigo comer coelho.

Os animais entre si comem a alma uns dos outros? Sim, os racionais e os irracionais. (tendo em conta  que todos somos animais e todos comem)

Quando vários felinos matam um boi e repartem a refeição cada um come um pouquinho da alma do boi? ::)
Não Malik, eles comem mesmo o boi.

Se acreditarmos que todos temos alma, e que tudo é pecado!!
Eu fiquei a pensar então quando comemos os animais como é que fica? E qual a diferença entre um animal comestível e um doméstico (amigo)
Criei este tópico para saber a vossa opinião.


"Treina-te para deixares ir tudo o que mais temes perder."

Blue Star

E é um excelente tópico Ziva! Adorei!  :)
Eu só me questiono é como uma pessoa sem comida na mesa, que passe fome, iria responder a estas perguntas   ::)

Ziva75

Citação de: Blue Star em Julho 14, 2016, 10:30:00
E é um excelente tópico Ziva! Adorei!  :)
Eu só me questiono é como uma pessoa sem comida na mesa, que passe fome, iria responder a estas perguntas   ::)


Obrigada.
Só mesmo perguntado a quem tem fome de verdade, ir para a rua e perguntar.
Sabes Blue! A verdade é que existe muitas teorias e muitos exemplos a dar ou a oferecer mas na pratica esses que nos querem meter os dedos nos olhos, são os mesmos que enchem barriga.
"Treina-te para deixares ir tudo o que mais temes perder."

Blue Star

Que fique claro que a minha resposta não foi qualquer tipo de critica ao teu tópico Ziva.  :)
Só coloquei a hipotese dos que passam fome, para os que são mais fundamentalistas, que, felizmente, ainda não vi por aqui.  :D

Ziva75

Citação de: Blue Star em Julho 14, 2016, 11:48:00
Que fique claro que a minha resposta não foi qualquer tipo de critica ao teu tópico Ziva.  :)
Só coloquei a hipotese dos que passam fome, para os que são mais fundamentalistas, que, felizmente, ainda não vi por aqui.  :D

Claro que não Blue! eu concordo contigo e tenho a mesma opinião!
E se eu acha-se critica só tinha que aceitar nem todas as críticas são destrutivas também há críticas construtivas e ao gostar de saber a vossa opinião mesmo que não concorde só tenho que aceitar.
Se não fazia a festa, atirava os foguetes e apanhava as canas e não vinha para aqui perguntar.
Um feliz dia, beij.
"Treina-te para deixares ir tudo o que mais temes perder."