• Bem-vindo ao Your Souls - A sua Alma , O seu ser....
 

Técnicas de pintura para crianças

Iniciado por strong, Junho 02, 2016, 06:46:14

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

strong

Deixo aqui algumas técnicas que podem ser usadas, sendo umas mais apropriadas para jardim de infância, e outras que em creche não constituem problema.


Digitinta
Neste tipo de técnica de pintura, pode-se usar tinta cenográfica ou corante alimentar se for utilizado com crianças mais pequenas.

Procedimento:
1.    Na panela junta-se a água, a tinta cenográfica (ou corante alimentar) e a farinha, até fazer uma mistura homogénea (com a panela ao lume mas não deixar ferver);
2.    Deixar arrefecer;
3.    Colocar uma porção de digitinta na mesa, e com as mãos espalhar a mesma;
4.    Fazer os desenhos que quiser;
5.    Finalmente segurando uma folha branca coloca-se sobre a tinta desenhada, que está na mesa;
6.    Deixar a folha uns segundos para que a folha agarre o desenho, por fim retira-se a folha, com cuidado da mesa.


Após ter sido realizada a tinta, esta é espalhada pela mesa, e as crianças desenham com os seus dedos, aquilo que quiserem.

Depois será colocada uma folha sobre o desenho para este ficar com a marca.

Berlinde
Esta técnica consiste em deitar dentro de uma caixa, já equipada com uma folha em branco no fundo, um ou mais berlindes anteriormente mergulhados em tinta, há quem salpique o papel com tinta, ao invés de mergulhar os berlindes.






Palhinha
Esta técnica consiste em salpicar tinta com a ajuda de um pincel numa folha.
Após terem as folhas salpicadas, sopram sobre a folha, através da palhinha. É importante que as crianças não mergulhem a palhinha na tinta, e não a inspirem.




Lápis de cera com aguarelas




Pintar através da simetria


Pintar com carimbos






As rolhas de cortiça são também elas muito usadas para criar carimbos, para que as crianças possam usar nos seus trabalhos.



As folhas podem também elas servir de carimbos, pintando-as e pressionando-as contra uma folha em branco.

Plástico bolha

Esta é uma técnica também muito interessante para usar com as crianças e aproveitar o plástico bolha que costuma existir nas instituições devido às encomendas recebidas.



Uma técnica passa pelas crianças enrolarem este plástico nos pés e mergulhar em tinta, passando por uma folha grande estendida no chão.
Para além de marcarem a tinta na folha branca, podem também sentir as bolinhas rebentarem nos pés e é muito divertido.


Outra forma de utilizar este plástico é pintando com um pincel, ou um rolo, criando vários efeitos.

A importância da arte para a criança
A pintura infantil é muito importante para o desenvolvimento das crianças e dos jovens. Além de trazer todos os benefícios de uma atividade que trabalha com a coordenação motora, agilidade, ritmo e percepção espacial, a pintura é uma atividade social que transmite uma sensação de bem-estar psicológico e permite uma melhora na auto-estima.

Desde muito cedo, o mundo é um campo de investigação para as crianças. Tudo vira objeto de investigação. Mole, duro, fino, grosso, macio, áspero, pequeno, grande. Os olhos e as mãos se movem rapidamente - e narizes, orelhas, cabelos, óculos, brincos, chaves e chocalhos estão entre os "alvos" prediletos. E tudo passa pela boca. Nessa fase de descoberta, cabe aos adultos sinalizar o que pode ser experimentado.
Na Arte, a experimentação é fundamental e esse espírito deve ser estimulado. Ao potencializar as possibilidades de meios, suportes e ferramentas, fica mais fácil identificar marcas pessoais.

As cores
Colorir é uma atividade que envolve as crianças e mesmo aqueles simples rabiscos, como consideram os adultos, feitos por elas ainda bem pequenas, incentivam o desenvolvimento de capacidades essenciais. Expressão, conhecimento das cores, coordenação, aperfeiçoamento das capacidades motoras, concentração, limites e a paciência de fazer a tarefa até o final: tudo isso pode ser observado em uma criança enquanto ela se diverte pintando.

— Eles ficam mais atentos com as cores que estão a sua volta, como por exemplo, observam que o céu é azul, que a grama é verde e que frutas como a maçã são da cor vermelha. Com o lápis de cor, eles repassam esse novo aprendizado para o papel —

O bebé pode pintar e conhecer diferentes materiais, mas é no início da educação infantil que as crianças começam a utilizar os lápis coloridos, giz e cera, canetas hidrocores e tintas com maior ênfase. É nessa fase que elas passam a perceber as diferentes tonalidades, associá-las aos temas que as rodeiam e repassam isso para os seus desenhos. Pintar é uma experiência importante e desde pequena a criança investiga e transforma a possibilidade de colorir num mundo imenso de novas possibilidades.


In: http://soueducadoraeagora.blogspot.pt/2015/03/tecnicas-de-pintura-para-criancas.html

http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/preciso-estimular-producao-artistica-desde-cedo-pintura-tinta-rotina-creche-educacao-infantil-535563.shtml

http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/noticia/2013/09/entenda-a-importancia-da-descoberta-das-cores-para-as-criancas-4281973.html
"When you gonna wake up and fight for yourself?"

Victoria


strong

"When you gonna wake up and fight for yourself?"