Bem-vindo ao Your Souls - A sua Alma , O seu ser.... Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
406
Total de mensagens
23.195
Total de tópicos
3.859
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
Quando descobri que tinha mediunidade, a primeira coisa que me disseram foi: " lê o livro "Evangelho segundo o espiritismo" de Alan Kardec, pois vai te ajudar a compreender as coisas."
E todos dizem isso.
Agora eu pergunto: livros como " O livro dos médiuns", "O livro dos espiritos", "A génese","Céu é inferno", "O evangelho segundo o espiritismo", entre outros, não serão apenas uma maneira de nos satisfazer a curiosidade, com o intuito de nos manter controlados? Uma maneira de a gente ter respostas, mas as respostas que querem que a gente adopte como ideias e princípios? Uma maneira de evitar que se procure saber mais? Uma maneira, ouso fazer uma comparação com a Bíblia cristã, que serve, para, digamos, causar medo, fazendo com que os crentes não questionem e não ousem ir contra o que lá está?
As ideias pré concebidas ou incutidas por livros e também pelos nossos pais, pelos mais antigos, de certo modo, moldam as nossas ideias, impedindo que a gente procure respostas, pois de certo modo pensamos já as ter, daí não acharmos haver necessidade de procurar.
"この世に偶然なんてない。あるのは必然だけ。","Neste mundo não existem coincidências. Há apenas o inevitável."

ola Minako , tenho esse livro mas ajuda a desenvolver a mediunidade ou consultas-te um centro espirita que te ajudou a desenvolver as capacidades de cura etc ?

Citação de: Manuel35 em Maio 12, 2016, 11:13:34
ola Minako , tenho esse livro mas ajuda a desenvolver a mediunidade ou consultas-te um centro espirita que te ajudou a desenvolver as capacidades de cura etc ?

Nunca consultei nenhum centro. Já fui sim senhor a um centro espirita da linha de kardec para obter ajuda para outros. Tudo o que sei, e aposto que não chega a missa à metade, foi do que fui ouvindo,  vendo e aprendendo. E aprendi bastante nos últimos tempos com uma pessoa a que posso chamar amigo. Quanto a capacidade de cura, também aprendi com esse amigo, que me ensinou, que para dar certo, tanto eu como o paciente tem de acreditar que irá ser curado. Por fim, como alguém também me disse,  não se desenvolve a mediúnidade. Acredito é que com o passar do tempo e das situações, vamos aprendendo como lidar com ela e vamos vendo do que somos capazes
"この世に偶然なんてない。あるのは必然だけ。","Neste mundo não existem coincidências. Há apenas o inevitável."

Se fosse pra controlar a Doutrina Espirita impunha e não é isso que ela faz. Ela propoe e cada é livre de acreditar se quiser.
No Espiritismo não existe dogmas nem fanatismo e como a propria afirma não tem a verdade absoluta, ao contrario que muitas religiões fazem.




Citação de: Minako em Maio 12, 2016, 09:09:14
Agora eu pergunto: livros como " O livro dos médiuns", "O livro dos espiritos", "A génese","Céu é inferno", "O evangelho segundo o espiritismo", entre outros, não serão apenas uma maneira de nos satisfazer a curiosidade, com o intuito de nos manter controlados? Uma maneira de a gente ter respostas, mas as respostas que querem que a gente adopte como ideias e princípios? Uma maneira de evitar que se procure saber mais? Uma maneira, ouso fazer uma comparação com a Bíblia cristã, que serve, para, digamos, causar medo, fazendo com que os crentes não questionem e não ousem ir contra o que lá está?
As ideias pré concebidas ou incutidas por livros e também pelos nossos pais, pelos mais antigos, de certo modo, moldam as nossas ideias, impedindo que a gente procure respostas, pois de certo modo pensamos já as ter, daí não acharmos haver necessidade de procurar.
Os livros só influenciam os nossos pensamentos se nos deixarmos influenciar pelo seu conteúdo. Um ateu poderá não se deixar influenciar pelos textos bíblicos, por exemplo.

Mas o que me fez escrever esta resposta foi para dizer que o livro é uma base de dados de conhecimento e que é um meio mais simples, barato e eficiente para propagar conhecimento. Se fosse tudo ensinado por via oral, o conhecimento perder-se-ia quando os professores morressem.
Esses livros sobre espiritismo existem para qualquer um poder absorver esse conhecimento sem ter de depender de um professor ou de um curso.

E esses livros não esgotam a sede de conhecimento: dão-nos um ponto de partida mais avançado. Dão-nos o degrau nº 1050 e nós procuramos atingir o nº 1051 e os que vierem a seguir a nós continuarão para o nº 1052. Um dia chegarão ao topo dos degraus.
Imagina se ninguém tivesse escrito esses livros. Não se saberia de nada, nem se poderia analisar nem criticar tais conteúdos...porque ninguém os tinha recolhido.

Quanto a esses livros, lê um deles. Vê o índice dos outros. Devem ter informação comum e outra distinta. Faz o apanhado geral e tens tudo.  ;)
Porque apesar de tantas crenças, opiniões e perspectivas, a verdade é só uma...
Pode ser extensa e complexa, mas é só uma...

Minako e one, vou ler o livro do Kardec, julgava que a mediunidade como as capacidades de terceiro olho fossem iniciadas por um mestre ou pessoa com essa capacidade de iniciação. De qualquer forma, queria desenvolver a mediunidade para me curar a mim e depois a outras pessoas. Ultimamente tenho sentido o despertar de capacidade psiquica, e em relação a mediunidade, apesar de ser latente não esta desenvolvida. Espero que com o tempo possa desenvolver tal como a minako. obrigado aos dois

Citação de: misticopt em Maio 12, 2016, 12:18:09
Se fosse pra controlar a Doutrina Espirita impunha e não é isso que ela faz. Ela propoe e cada é livre de acreditar se quiser.
No Espiritismo não existe dogmas nem fanatismo e como a propria afirma não tem a verdade absoluta, ao contrario que muitas religiões fazem.

Exacto. Quando me refiro a controlar, refiro me por exemplo, as pessoas que lêem os livros e por aí ficam, não se dando ao trabalho de aprofundar.

Citação de: onetruth em Maio 12, 2016, 12:19:32
Citação de: Minako em Maio 12, 2016, 09:09:14
Agora eu pergunto: livros como " O livro dos médiuns", "O livro dos espiritos", "A génese","Céu é inferno", "O evangelho segundo o espiritismo", entre outros, não serão apenas uma maneira de nos satisfazer a curiosidade, com o intuito de nos manter controlados? Uma maneira de a gente ter respostas, mas as respostas que querem que a gente adopte como ideias e princípios? Uma maneira de evitar que se procure saber mais? Uma maneira, ouso fazer uma comparação com a Bíblia cristã, que serve, para, digamos, causar medo, fazendo com que os crentes não questionem e não ousem ir contra o que lá está?
As ideias pré concebidas ou incutidas por livros e também pelos nossos pais, pelos mais antigos, de certo modo, moldam as nossas ideias, impedindo que a gente procure respostas, pois de certo modo pensamos já as ter, daí não acharmos haver necessidade de procurar.
Os livros só influenciam os nossos pensamentos se nos deixarmos influenciar pelo seu conteúdo. Um ateu poderá não se deixar influenciar pelos textos bíblicos, por exemplo.

Mas o que me fez escrever esta resposta foi para dizer que o livro é uma base de dados de conhecimento e que é um meio mais simples, barato e eficiente para propagar conhecimento. Se fosse tudo ensinado por via oral, o conhecimento perder-se-ia quando os professores morressem.
Esses livros sobre espiritismo existem para qualquer um poder absorver esse conhecimento sem ter de depender de um professor ou de um curso.

E esses livros não esgotam a sede de conhecimento: dão-nos um ponto de partida mais avançado. Dão-nos o degrau nº 1050 e nós procuramos atingir o nº 1051 e os que vierem a seguir a nós continuarão para o nº 1052. Um dia chegarão ao topo dos degraus.
Imagina se ninguém tivesse escrito esses livros. Não se saberia de nada, nem se poderia analisar nem criticar tais conteúdos...porque ninguém os tinha recolhido.

Quanto a esses livros, lê um deles. Vê o índice dos outros. Devem ter informação comum e outra distinta. Faz o apanhado geral e tens tudo.  ;)

Concordo contigo quando dizes que os livros são um meio para nos levar a querer pesquisar mais. A querer saber mais mais. Sem eles nem teríamos um ponto de partida. Mas óbvio,  que não se pode ficar só pelo o que está escrito.

Citação de: Manuel35 em Maio 12, 2016, 01:30:43
Minako e one, vou ler o livro do Kardec, julgava que a mediunidade como as capacidades de terceiro olho fossem iniciadas por um mestre ou pessoa com essa capacidade de iniciação. De qualquer forma, queria desenvolver a mediunidade para me curar a mim e depois a outras pessoas. Ultimamente tenho sentido o despertar de capacidade psiquica, e em relação a mediunidade, apesar de ser latente não esta desenvolvida. Espero que com o tempo possa desenvolver tal como a minako. obrigado aos dois

No meu caso, sempre tive as ditas manifestações, coisas leves e quase imperceptíveis. No começo deste ano, quando me meti a ajudar uma conhecida e para isso contei com a ajuda de um membro aqui do fórum,  é que as coisas ficaram mais sérias e comecei a perceber melhor tudo e digamos "desenvolvi". Mas as capacidades existem em nós. Como te disse o tempo e as situações é que vão aprimorar las.

Mensagem editada devido a Duplo Post
"この世に偶然なんてない。あるのは必然だけ。","Neste mundo não existem coincidências. Há apenas o inevitável."

Uma vez foram ter com o Chico Xavier e lhe disseram:
" Chico, me disseram que tenho que desenvolver a minha mediunidade!
e ele respondeu- A minha filha, eu não sei como se desenvolve a mediunidade, o que eu sei é que primeiro temos que desenvolver a Caridade e o Amor.
- Quando estamos a serviço do próximo os Espiritos amigos se interessam por nós e nos proporcionam meios para o trabalho na mediunidade com Jesus."

Acho que não é preciso dizer mais nada...


Quanto aprofundar na doutrina, quem conhece o Espiritismo e se interessa em estudar, com as suas pesquisas encontrará muito material de estudo. Só em livros temos estudos para 3/4 encarnações. Ainda não conseguimos interpretar nem 10% da obra de Kardec, quanto mais a de Chico Xavier.
Kardec é a base, Chico Xavier é o complemento.

em relaçao a minha mediunidade que não esta desenvolvida, apercebo-me da vibração das entidades na atmosfera, e dos movimentos subtis. Não sei se para a terapia de apometria necessita de ter a mediunidade activa, li recentemente parte de um livro que refere a apometria como cura de obcessões, que podem induzir o paciente a estados de doença mental, redução do fluxo energético.

Já tinha ouvido falar em apometria mas nunca me dediquei a estudar. Não é uma pratica espirita, mas muitos espíritas a praticam. Mas muitos também a repudiam, visto estar em desacordo com o Livro dos Mediuns, mas respeitam quem as pratica.


Suely Caldas Schubert  escreveu-nos:

"Desejo falar sobre a apometria, esclarecendo que estamos no campo das idéias e jamais diminuindo aqueles que a estão adotando. Cada um é livre para fazer suas opções.
A apometria é mais uma prática surgida em nosso meio espírita que veio confundir e desviar os iniciantes, os que buscam novidades e, diria até, os invigilantes que se deixam envolver por tais idéias, que nada têm em comum com o Espiritismo..
Recomendo o artigo do nosso companheiro Jorge Hessen àqueles que desejem conhecer algumas das práticas antidoutrinárias adotadas pela apometria.
É oportuno recordarmos a importante advertência de Allan Kardec, conforme O Evangelho segundo o Espiritismo, na Introdução II , que a segurança do Espiritismo, com vistas ao futuro, deveria estar fundamentada no critério do controle universal do ensino dos Espíritos e a concordância que deve existir entre eles.
Também adverte que qualquer idéia nova que surja deve ser submetida ao crivo da razão, acrescentando, que se houver dúvida que se busque a opinião da maioria.
As práticas da apometria não têm base doutrinária em O Livro dos Médiuns, e nem nas obras consideradas fiéis à Codificação pelo critério da maioria absoluta dos espíritas, quais sejam as de André Luiz, Manoel Philomeno de Miranda, Eammanuel, Joanna de Ângelis, Camilo, e toda a obra mediúnica de Yvonne A. Pereira, isto só para falar nos autores espirituais.
A apometria, portanto, não é Espiritismo."

Fonte: aluznamente

olá misticopt, não percebo muito bem como funciona a apometria mas li recentemente parte de um livro sobre o assunto e refere-se a forma de terapia de cura de obcessão. No espiritismo que gostava de conhecer e poder desenvolver a mediunidade não sei que tipo de cura praticam (passe magnético?) para cura de obcessor ou entidade e de que forma desenvolvem a mediunidade de forma a poder comunicar com as entidades. Em relação a comunicação com espiritos guias ou entidades de alta vibração, pois geralmente os encostos são entidades de baixa vibração, não sei se e necessario desenvolver a mediunidade, apesar de quem trabalha como terapeuta tenha guias que lhes oferecem ajuda na cura do doente.

Pelo pouco que li sobre apometria, basta conseguir sair em desdobramento ( viagem astral, projecção da consciência ) e doutrinar o Espírito do "lado de lá" mas dizem os que praticam que não se apercebem dos benfeitores espirituais. Que protecção se terá? Eu fico com Kardec, desobsessão através de reuniões mediunicas. O Espírito obsessor sempre tem que sair por sua vontade e obsidiado tem que fazer a reforma intima, aprimoramento moral, estudar evangelho, porque se continua com a maledicência, a inveja, o egoísmo sempre atrairá Espíritos inferiores para junto de si.

Com estudo, perseverança no bem a mediunidade se desenvolve sozinha, não há técnicas nem cursos.

Citação de: misticopt em Maio 12, 2016, 08:17:29
Pelo pouco que li sobre apometria, basta conseguir sair em desdobramento ( viagem astral, projecção da consciência ) e doutrinar o Espírito do "lado de lá" mas dizem os que praticam que não se apercebem dos benfeitores espirituais. Que protecção se terá? Eu fico com Kardec, desobsessão através de reuniões mediunicas. O Espírito obsessor sempre tem que sair por sua vontade e obsidiado tem que fazer a reforma intima, aprimoramento moral, estudar evangelho, porque se continua com a maledicência, a inveja, o egoísmo sempre atrairá Espíritos inferiores para junto de si.

Com estudo, perseverança no bem a mediunidade se desenvolve sozinha, não há técnicas nem cursos.

Já passei por uma desobessessão e o que os médiuns faziam era o seguinte: fui rodeada por médiuns, conforme as entidades apareciam, um medium levantava a mão de modo a avisar que tinha alguém com ele. O medium ao seu lado começava a falar com a entidade, explicando que ela não podia ficar ali, que tinha que seguir o seu caminho. No meu caso foi super tranquilo. As 5 entidades foram embora numa boa. Também já presenciei uma dessobecessão, onde a pessoa era "vítima" de uma amarração,   e a entidade precisava da sua autorização para poder ir embora. Depois que a "vitima" pediu desculpa e disse que ela podia ir embora (ela pois era uma mulher, que já andava farta de estar presa a ele), nunca mais voltou.
"この世に偶然なんてない。あるのは必然だけ。","Neste mundo não existem coincidências. Há apenas o inevitável."

Citação de: Minako em Maio 12, 2016, 08:55:13
Citação de: misticopt em Maio 12, 2016, 08:17:29
Pelo pouco que li sobre apometria, basta conseguir sair em desdobramento ( viagem astral, projecção da consciência ) e doutrinar o Espírito do "lado de lá" mas dizem os que praticam que não se apercebem dos benfeitores espirituais. Que protecção se terá? Eu fico com Kardec, desobsessão através de reuniões mediunicas. O Espírito obsessor sempre tem que sair por sua vontade e obsidiado tem que fazer a reforma intima, aprimoramento moral, estudar evangelho, porque se continua com a maledicência, a inveja, o egoísmo sempre atrairá Espíritos inferiores para junto de si.

Com estudo, perseverança no bem a mediunidade se desenvolve sozinha, não há técnicas nem cursos.

Já passei por uma desobessessão e o que os médiuns faziam era o seguinte: fui rodeada por médiuns, conforme as entidades apareciam, um medium levantava a mão de modo a avisar que tinha alguém com ele. O medium ao seu lado começava a falar com a entidade, explicando que ela não podia ficar ali, que tinha que seguir o seu caminho. No meu caso foi super tranquilo. As 5 entidades foram embora numa boa. Também já presenciei uma dessobecessão, onde a pessoa era "vítima" de uma amarração,   e a entidade precisava da sua autorização para poder ir embora. Depois que a "vitima" pediu desculpa e disse que ela podia ir embora (ela pois era uma mulher, que já andava farta de estar presa a ele), nunca mais voltou.

No meio Espirita o método é mais ou menos esse. Há o dirigente da reunião, o Doutrinador/esclarecedor que é o que conversa com o Espírito e o médium da reunião.

Malik o Livro dos Espíritos é composto por 1019 perguntas,a primeira edição de 1857 saiu só com 500 e tal perguntas, depois ele reedita uma segunda edição com o resto das perguntas, assim sendo creio que a tudo lhe foi respondido. Ele envia as perguntas para vários pontos do mundo, inclusive houve um centro Espirita Português que colaborou com ele. Ele recebia as respostas e comparava umas com as outras e usando o seu bom senso escolhia as que estivessem em conformidade umas com as outras. O Espiritismo não foi feito a toa ele não lançava nada se isso não fosse recebido por diferentes médiuns e que não tivessem qualquer conhecimento entre si.
Kardec era um pedagogo, ele fez um trabalho incrível e escreveu vários manuais para a educação francesa antes de começar a estudar as manifestação dos Espíritos. Só o livro A Gênese não foi revisada pelos Espiritos Superiores que o guiavam, mas se não estivesse em conformidade, Eles o teriam advertido.

Citação de: misticopt em Maio 12, 2016, 09:07:46
Citação de: Minako em Maio 12, 2016, 08:55:13
Citação de: misticopt em Maio 12, 2016, 08:17:29
Pelo pouco que li sobre apometria, basta conseguir sair em desdobramento ( viagem astral, projecção da consciência ) e doutrinar o Espírito do "lado de lá" mas dizem os que praticam que não se apercebem dos benfeitores espirituais. Que protecção se terá? Eu fico com Kardec, desobsessão através de reuniões mediunicas. O Espírito obsessor sempre tem que sair por sua vontade e obsidiado tem que fazer a reforma intima, aprimoramento moral, estudar evangelho, porque se continua com a maledicência, a inveja, o egoísmo sempre atrairá Espíritos inferiores para junto de si.

Com estudo, perseverança no bem a mediunidade se desenvolve sozinha, não há técnicas nem cursos.

Já passei por uma desobessessão e o que os médiuns faziam era o seguinte: fui rodeada por médiuns, conforme as entidades apareciam, um medium levantava a mão de modo a avisar que tinha alguém com ele. O medium ao seu lado começava a falar com a entidade, explicando que ela não podia ficar ali, que tinha que seguir o seu caminho. No meu caso foi super tranquilo. As 5 entidades foram embora numa boa. Também já presenciei uma dessobecessão, onde a pessoa era "vítima" de uma amarração,   e a entidade precisava da sua autorização para poder ir embora. Depois que a "vitima" pediu desculpa e disse que ela podia ir embora (ela pois era uma mulher, que já andava farta de estar presa a ele), nunca mais voltou.

No meio Espirita o método é mais ou menos esse. Há o dirigente da reunião, o Doutrinador/esclarecedor que é o que conversa com o Espírito e o médium da reunião.

Malik o Livro dos Espíritos é composto por 1019 perguntas,a primeira edição de 1857 saiu só com 500 e tal perguntas, depois ele reedita uma segunda edição com o resto das perguntas, assim sendo creio que a tudo lhe foi respondido. Ele envia as perguntas para vários pontos do mundo, inclusive houve um centro Espirita Português que colaborou com ele. Ele recebia as respostas e comparava umas com as outras e usando o seu bom senso escolhia as que estivessem em conformidade umas com as outras. O Espiritismo não foi feito a toa ele não lançava nada se isso não fosse recebido por diferentes médiuns e que não tivessem qualquer conhecimento entre si.
Kardec era um pedagogo, ele fez um trabalho incrível e escreveu vários manuais para a educação francesa antes de começar a estudar as manifestação dos Espíritos. Só o livro A Gênese não foi revisada pelos Espiritos Superiores que o guiavam, mas se não estivesse em conformidade, Eles o teriam advertido.

Se não  estou em erro,e corrijam me se estiver errada, cheguei a ler no "evangelho segundo o espiritismo " que para evitar que houvesse qualquer hipótese de algum espírito menos bem intencionado incutir as suas ideias,  que a mesma informação era dada a vários médiuns, em vários pontos do mundo, para que pudesse ser credível.
"この世に偶然なんてない。あるのは必然だけ。","Neste mundo não existem coincidências. Há apenas o inevitável."