• Bem-vindo ao Your Souls - A sua Alma , O seu ser....

Antigo Testamento

Iniciado por escriba, Maio 07, 2016, 11:15:21

Tópico anterior - Tópico seguinte

escriba

O Antigo Testamento tem a sua importância como fonte histórica mas não deve ser interpretado à letra, por inúmeras razões. Eis algumas:

- Nunca ninguém viu Deus e Ele nunca falou directamente a nenhum humano terrestre.

- As mensagens do mundo espiritual, sempre foram e continuam a ser, transmitidas por espíritos de todos os níveis intelectuais e morais e recebidas por médiuns. Evidentemente que, para que uma mensagem seja recebida, o receptor tem que estar sintonizado na mesma frequência do emissor. Isto significa que uma mensagem emitida por um espírito inferior, será captada por um médium de inferioridade moral correspondente. A mesma correspondência se aplica a mensagens emitidas por seres de toda a escala de moralidade e intelectualidade, desde a mais inferior à mais elevada.

- Os textos que o compõe foram escritos* no século II a. C., não tem autoria conhecida, passaram por inúmeras traduções e reflectem uma concepção primitiva da divindade, baseada nos sentidos, necessidades e interesses humanos.

- Até mesmo os profetas, dos quais se destacou Moisés, eram homens e médiuns. Entendiam a mensagem que lhes era transmitida por espíritos, consoante a sua capacidade e transmitiam-na consoante o seu entendimento e interesses.

- A brutalidade contra as mulheres, não foi ordenada por Deus. As palavras foram atribuídas a Deus, mas reflectem o anseio do homem primitivo (no sentido masculino) dominar a mulher a todos os níveis. A explicação é simples e óbvia: só havia uma maneira de o homem ter certezas sobre a paternidade das crianças: controlar a mulher totalmente. Foi fácil fazê-lo, utilizando a força física. Por essa via conseguiu também, directa e indirectamente, ter primazia no acesso ao poder, à instrução, etc.

- Adão e Eva são algumas das figuras alegóricas que se encontram nos textos. Alegorias são representações simbólicas de ideias ou entidades abstractas.

Ainda hoje, a nossa concepção mental de Deus, já não sendo a do homem antigo, certamente continua a ser imperfeita. No entanto, já evoluímos um pouco. As nossas percepções já não se baseiam apenas nas nossas necessidades físicas e os nossos interesses já não se limitam a satisfazer os nossos instintos animalescos grosseiros. Somos capazes de ler o Antigo Testamento com "os olhos e o entendimento" de quem o produziu, pois a única forma de o entender é contextualizá-lo na época e na sociedade em que foi escrito e compilado.

* Espiritualidade » Médiuns e Mediunidade  » Suporte à Mediunidade » Deus impiedoso
"Deus impiedoso" é um texto extenso no qual explico as dificuldades da escrita na antiguidade e os problemas que essas dificuldades causam na interpretação desses textos actualmente.
Rejeito os dogmas e aceito o que para mim faz sentido

misticopt (Conta Encerrada)

Escriba, podemos acreditar que os profetas eram mediuns. Poderiam eles ter sido enganados por espíritos que não queriam que a verdade fosse revelada e dai os erros e as contradições que se encontram nos Livros de Moisés?
Porque no Novo Testamento não se vê esses erros nem contradições, teve que vir Jesus para repor a verdade e ensinar-nos o verdadeiro amor?

escriba

Citação de: Malik em Maio 07, 2016, 11:26:16

Não creio que seja regra. Se o é tem demasiadas excepções...

Só recebemos o sinal de uma emissora de radio se sintonizarmos o nosso transistor na frequência em que ela emite. Certo?
As leis naturais são universais e aplicam-se ao que os nossos olhos vêem e ao que não vêem.

Citação de: Malik em Maio 07, 2016, 12:08:41
Então quando a tentação nos é servida/induzida é através de uma entidade que se encontra na nossa "onda"? ???

Sempre pensei que não. Entre outras, Jesus e deserto dizem-me isso... ;)

Nenhum Espírito tinha autoridade nem moral para obsidiar Jesus. Creio que isso seria uma parabola para nos ensinar que os Espiritos inferiores são capazes de fazer. O Mestre foi o ser mais Puro encarnado na Terra, é um Cristo e nesse estagio jamais cede a tentações ou falha nas suas missões, como não falhou na sua.

escriba

Misticopt, não creio que os profetas tenham sido "enganados por espíritos que não queriam que a verdade fosse revelada".
Creio que os profetas receberam mediunicamente ensinamentos que relataram em alegorias, as quais sempre foram objecto de interpretações convenientes a variados interesses.
Eles próprios, os profetas, especialmente Moisés, tiveram muitas vezes necessidade de fazer entender ao povo que tinha que cumprir regras.
Claro que só conseguiam isso por meio de ameaças, usando o nome de Deus.
E usavam o nome de Deus para tudo o que lhes convinha, como ainda hoje se faz.

Malik, a tentação de Jesus não pode ter acontecido tal como está relatada.
Jesus foi o espírito mais elevado que habitou na Terra.
Ele é nosso governador, modelo e guia, e evolutivamente está numa escala muito superior  à nossa.
Não está sujeito a tentação. 

escriba

Vou tentar explicar melhor o que disse e não é apenas a minha opinião, Malik.

A escala evolutiva é como uma espiral, com muitos degraus e patamares que todos temos que alcançar para chegar a um patamar próximo da perfeição.
Os espíritos evoluem em muitos "mundos". A Terra é um deles. Nós, humanos, habitantes da Terra, somos espíritos numa escala evolutiva ainda muito atrasada.
Em patamares superiores a nós, estão os espíritos que nos acompanham e auxiliam e a quem chamamos santos ou anjo da guarda ou simplesmente amparadores.
Em patamares superiores estão os seres de luz conhecidos como anjos, arcanjos, querubins, serafins....
Acima destes estão os espíritos que já atingiram um nível de perfeição crístico. É neste nível que se encontra o espírito que encarnou na Terra com o nome de Jesus.
Jesus não é Deus. É um espírito que já atingiu o patamar evolutivo dos Cristos.
Não são só os humanos que oram. Todos os espíritos oram. A prece é uma constante em todas as escalas evolutivas a nível espiritual, pois é assim que a assistência se processa. Os que estão num patamar superior, socorrem os que estão num patamar inferior. Oram mais os que maior consciência têm do valor da prece. Jesus orava sim, porque os Cristos também oram.
Jesus é o governador da Terra. Não fomos nós que o elegemos. A Terra foi-lhe confiada, quando foi formada.

escriba

Respeito.

Mas a "santíssima Trindade" é um dogma da igreja católica que não faz qualquer sentido, e esta sim, é uma opinião minha.

Espiritos integrantes de Deus todos nós somos e o nosso objectivo é voltar a estar perto da Centelha Divina. Saímos de lá e o objectivo é voltar, dai a evolução ser necessária. Pois todos nós um dia seremos Cristos. Não nos disse o Mestre: " Vós sois deuses e todos vós filhos do Altíssimo, podeis fazer tudo o que eu faço e muito mais." Ai está mais uma prova que a evolução é necessária, pois em uma vida não podemos alcançar a perfeição e só com a perfeição podemos fazer o que o Cristo fez. E Ainda acrescentou "o que eu faço e muito mais"

Isso do Espírito Santo está mal traduzido, é Um Espírito Santo, não Do Espírito Santo como está na maioria das Bíblias.

Espiritos Santos são todos os trabalhados abnegados de Deus e agem em favor da Humanidade. Se houvesse o Espírito Santo, Deus teria preferência por um dos seus filhos e não é correto. Pois Deus Ama a todos por igual, desde o maior criminoso ao Espírito mais Puro. E todos fazemos parte dele, o Mestre disse que ele e o Pai são um, mas também disse que ele,nós e o Pai também eram um. " Eu estou em vós e vós em mim"

Não credes que estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que vos digo não as digo de mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é que realiza as suas próprias obras.
Crede-me: estou no Pai, e o Pai em mim. Crede-o ao menos por causa destas obras.
Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai.
João 14:10-12

Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim e eu em vós.
João 14:20

Sim é diferente, é Puro e nós não :P Só nos leva uns bilhões de anos a frente :)

Victoria

Ai já estamos a falar de um Deus injusto que tem filhos preferidos dando-lhe a pureza sem esforço! Não concordas? Porque uns tinham que nascer e renascer e sofrer e outros não? Não haveria igualdade. Por isso há muita revolta em relação a Deus.

Incertus

Então o Senhor falou assim a Moisés: Números 31:1
Depois o Senhor falou-me outra vez: Isaías 8:5
O Senhor disse a Moisés e a Arão: Levítico 13:1
Disse o Senhor a Josué: Josué 20:1
O Senhor deu mais estas instruções para o povo de Israel: Números 6:1
O Senhor disse-lhes pois, através de nova comunicação por meio do seu mensageiro Ageu - Estou convosco, abençoar-vos-ei Ageu 1:13
O anjo do Senhor falou para Josué, com solenidade:• Zacarias 3:6
Então o Senhor disse a Samuel: 1 Samuel 15:10
O Senhor falou a Jeremias novamente, dizendo-lhe:s Jeremias 33:23
Nova mensagem do Senhor veio até mim: Ezequiel 12:21
Não chegarás a alcançar as cidades - cairás em campo aberto; fui eu quem disse isto; eu o Senhor Deus falei. Ezequiel 39:5
Não muito depois disto, o Senhor mandou mais esta mensagem ao rei Acaz: Isaías 7:10
O Senhor respondeu ao anjo que estava de pé ao meu lado, falando-lhe palavras de conforto e confiança. Zacarias 1:13
Certa noite, o Senhor falou a Paulo numa visão:Atos 18:9
Depois da morte de Moisés, o servo do Senhor, Deus falou àquele que tinha ido o ajudante de Moisés, e cujo nome era Josué, filho de Num, e disse-lhe: Josué 1:1
Mas ele replicou-lhe: Não te disse eu que havia de falar apenas o que o Senhor me dissesse? Números 23:26
E sendo que Abraão acabou de conversar com o Senhor, este foi-se embora. Abraão regressou a casa. Gênesis 18:33
Aceita esses donativos, disse o Senhor a Moisés, e usa os carros para o serviço do tabernáculo. Dá-os aos levitas para aquilo de que tiverem necessidade. Números 7:4
Quando o povo passou em perfeita segurança, o Senhor disse a Josué: Josué 4:1
Então o Senhor disse a Gad, o profeta na corte de David:1 Crônicas 21:9
Não digas mais nada! Escuta agora o que o Senhor me disse esta noite!Mas que foi?, perguntou Saul. 1 Samuel 15:16
Mas nessa noite o Senhor disse a Natã: 2 Samuel 7:4
O Senhor falou-lhe de novo na península de Sinai, dizendo:Números 3:14
Então o Senhor falou novamente a Jonas:P Jonas 3:1
Foi esta a resposta do Senhor:- Zacarias 7:4
O Espírito do Senhor falou por mim,a sua palavra estava na minha boca. 2 Samuel 23:2

CitaçãoOh, se vocês não fossem tão orgulhosos e tão duros! Então ouviriam o Senhor, porque ele falou-vos. Dêem glória ao Senhor vosso Deus antes que seja demasiado tarde, antes que deixe cair sobre vocês uma profunda e impenetrável escuridão que vos fará tropeçar nas escuras montanhas; nessa altura, quando andarem procurando anciosamente a luz, só encontrarão terríveis trevas. Recusam ainda ouvir? Então, solitariamente, o meu coração contristado lamentar-se-á por causa do vosso orgulho. Os meus olhos serão inundados de lágrimas, porque o rebanho do Senhor será levado para fora, como escravos. Jeremias 13:15

escriba

Os espíritos superiores são os mensageiros de Deus. Falam em nome de Deus porque foram "mandatados" para isso. Não conhecemos da história humana que os mensageiros dos reis saiam a cavalo levando as ordens do rei escritas, as quais liam em voz alta quando chegavam às povoações? Transmitiam a mensagem em nome do rei, tal como estava escrita. "Eu, o soberano fulano de tal... ordeno que....".

Os espíritos dizem-nos textualmente: "Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas."  Não nos dizem que é um ser nem um espírito. Dizem que Ele é uma Inteligência. A razão diz-nos que entre a inteligência suprema e nós, outros elos haverá e os  espíritos dizem-nos que são eles esses elos. São eles próprios, os espíritos moralmente elevados, os ministros de Deus e os agentes de Sua vontade, que têm por missão instruir e esclarecer os homens.

Fonte: O Livro dos espíritos.
Citação: 1. Que é Deus? "Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas."  (Allan Kardek in Livro dos Espíritos - Capítulo I )
Citação: Os Espíritos anunciam que chegaram os tempos marcados pela Providência para uma manifestação universal e que, sendo eles os ministros de Deus e os agentes de sua vontade, têm por missão instruir e esclarecer os homens, abrindo uma nova era para a regeneração da Humanidade.  (Allan Kardek in Livro dos Espíritos - Prolegomenos)
Citação: A razão nos diz que entre o  homem e Deus outros elos necessariamente haverá (...) (Allan Kardek in Livro dos Espíritos - Prefácio )

Incertus

ok... sou gajo para perceber isso...

mas então... na prática não podemos afirmar nem que Deus falou directamente com um homem... nem que não falou...  ::)

escriba

Certezas absolutas não as podemos ter porque não temos acesso a toda a verdade.
Eu, pessoalmente, aceito as revelações que para mim fazem sentido.