• Bem-vindo ao Your Souls - A sua Alma , O seu ser....

Animais abandonados

Iniciado por Amunet, Abril 30, 2016, 10:52:56

Tópico anterior - Tópico seguinte

Amunet

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter, e quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem." Arthur Schopenhauer

"Nós, seres humanos, estamos na natureza para auxiliar o progresso dos animais, na mesma proporção que os anjos estão para nos auxiliar. Portanto quem chuta ou maltrata um animal é alguém que não aprendeu a amar."
Chico Xavier

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados." Mahatma Gandhi

"Não importa se os animais são incapazes ou não de pensar. O que importa é que são capazes de sofrer." Jeremy Bentham

Este é um assunto que mexe muito comigo.

Não sei como é que há pessoas capazes de maltratarem e abandonarem animais.
Pessoas usam um animal enquanto querem, depois quando já não querem mais abandonam-no à sua sorte. Será que as pessoas não pensam como o animal vai ficar triste ? Vai passar fome ? Frio ? Vai morrer aos poucos. Um animal tem sentimentos e puros !

Os meus três primeiros cães vieram para minha casa em bebês, mas à dois anos uma vez quando eu ia para o trabalho, vi um cão abandonado, e arrependi-me de não o ter levado comigo e depois quando o queria levar nunca mais o vi, até hoje.
Depois passado uns meses, ia para o trabalho de manhã com a minha mãe e vimos um cão, eu deixei-a no trabalho dela e fui atrás do cão, não queria cometer o mesmo erro novamente e nunca mais o ver, vi-o, parei. Ele estava com medo, dei-lhe o meu lanche para o cativar e para ver se conseguia pegar nele, mas ele estava cheio de medo, depois já estava quase a desistir, e já estava atrasada para o trabalho e ele veio a mim. Meti-o no carro e ele já ia mais contente e levei-o para minha casa. Mas como ia eu meter outro cão em casa, se já tinha três ? Enquanto falava com a minha madrinha para ver se ele podia ficar em casa dela até eu chegar, eu estava a fazer um esforço enorme para não chorar, mas ela também tinha 3 cães, depois lá o deixei em casa da minha avó e fui trabalhar. Já ia bem tarde para o trabalho, mas não tinha mal, se o meu patrão me apanhasse paciência, fiz o que estava certo. À noite quando cheguei a casa fui logo vê-lo, ele conheceu-me logo, tive que lhe dar para aí três banhos, estava cheio de carraças e carrapatos, tirei-as todas uma a uma com a minha mão, se tive nojo ? Já estava com vômitos, mas o bem estar daquele animal estava primeiro.
Não foi fácil os meus outros cães aceitarem-no, ao inicio pegavam-se, ele tentava fugir, mas o tempo ajuda e assim foi. Eu mal pegava numa vassoura para varrer o cão fugia com medo, o que deduzimos daí ? Que lhe batiam. Aos poucos fui conquistando-o, hoje chego a casa ele faz-me uma festa enorme, não se cala, salta-me, e acho-lhe graça pois se eu chamar um dos outros cães ele vem logo, quer a atenção toda para ele e a comida também, mas depois lambe os outros dois cães, com um é que não se dá muito bem. Se fui eu que o salvei, sim fui, e ela agradece-me isso todos os dias, mas ele fez-me tão bem a mim como eu a ele, sempre disse que ele é um anjo que me apareceu. Nem os meus país queriam mais cães em casa, uma vizinha minha queria ficar com o cão, mas eu não queria, queria-o para mim, também cheguei a leva-lo para casa de uma senhora pois ela queria mais um cão, eu só sei que enquanto o cão esteve em casa dela naquele dia, eu torcia para que ele não se adaptasse e assim foi e a senhora depois disse que mal ele me viu ficou logo de outra maneira, todo feliz.

Há dias andava um cão grande abandonado, na aldeia ao lado da minha, já andava a mancar, uma senhora chamou lá o veterinário para ele abater o cão, o veterinário foi lá, tratou a pata do cão mas recusou-se a abatê-lo. A minha avó paterna que vive ao meu lado, arranjou maneira de lhe trazerem esse cão, é enorme, todo preto, mesmo parecido ao labrador. É lindo lindo e meigo. A minha avó ficou com ele e eu também, pois considero-o como se fosse meu. Ele ao inicio também tinha muito medo, nem abanava o rabo, fazia-lhe mimos virava costas e ele ficava a chorar. Agora faço-lhe mimos ele já reage, já fica feliz, já brinca comigo, já me lambe e adora sentar-se ao meu lado bem coladinho a mim. E ele dá a patinha sem ninguém lhe pedir. E é um cão mesmo limpo.

Eu não me importo de sair da beira deles toda suja, o que eu mais quero é faze-los felizes naquele bocadinho que estou com eles, porque isso enche-me mesmo o coração e os cães sabem quem lhes faz bem.

Agora não hesito em fazer queixa caso veja alguém a abandonar um animal ou a fazer-lhe mal, se visse alguém a bater num animal eu mesma tratava do assunto. Os animais merecem viver com dignidade.

Se nos fazemos bem a um animal, eles fazem muito mais a nós.

Só espero que quem abandone os animais ou lhes faça pior, que um dia pague bem caro.

:)

Incertus

Francamente...

o que mais me chateia neste temática... diria mesmo... o que mais me enoja nesta temática... não é o facto de haver uns animais por aí que abandonam os seus animais de estimação...

é o facto de não lhes dar-mos a hipótese de poderem viver livres...

a arrogância do ser humano é tanta que não consegue perceber que faz parte de um ecossistema em que TODOS os animais têm o direito de viver livres... de alguma forma reservamos-nos o direito de definir em que espaços os outros animais devem existir...

pois para mim era simples...

os animais deviam poder andar livres nas ruas... e quem tive-se medo que fica-se fechado em casa...  ::)

Amunet

Francamente porquê ?

Já alguma vez te aproximaste de algum animal abandonado e foste brindado com o medo que ele sente ? Já viste alguma vez algum animal de rua em pele e osso? Ou algum morto na estrada? Pois é.

Compara um animal de rua a um animal que tem amor e comida e vês a diferença.

Pipoca2

Neste tema posso falar com conhecimento de causa pois tenho no momento 5 cães comigo fora os 3 que estão com os meus pais.
Durante muito tempo todos os cães que apareciam abandonados na minha zona ficavam lá em casa, e hoje só não ficam se não puder.
Para mim os animais fazem parte da família e são tratados como tal cada um no seu espaço mas com todo o amor e carinho, carinho esse que me é retribuído sempre que chego a casa ou que vou brincar com eles.
Todos aqueles que mal tratam ou abandonam animais deveria de lhes acontecer o mesmo pois quem não é capaz de se afeiçoar a um animal que viu crescer e que o acompanhou sempre não o podemos chamar de animal pois ofendemos os mesmos é outra coisa qualquer.

Incertus

Citação de: Amunet em Maio 03, 2016, 05:18:51
Francamente porquê ?

Já alguma vez te aproximaste de algum animal abandonado e foste brindado com o medo que ele sente ? Já viste alguma vez algum animal de rua em pele e osso? Ou algum morto na estrada? Pois é.

sim... já acolhi dezenas de animais abandonados... sou procurado frequentemente por pessoas que "não podem" acolher o bicho mas lembraram-se de mim por tiveram pena e não o quiseram deixar na rua... e a minha casa parece um jardim zoológico porque não consigo arranjar lar para todos... principalmente os "danificados"...

também aqui à uns anos tive um trabalho que implicava em certas situações lidar com animais que muitas vezes pareciam mais carne para hambúrguer... trabalhei alguns anos numa autoestrada e lidava com "situações de emergência"... Se a amiga estiver interessada em ver como fica um cão depois de levar com um carro a 150Kmh eu posso-lhe mandar umas fotos por MP... não vou postar aqui porque acho que a administração não ia achar muita piada...  ;)

mas claro que não tinha que lidar sempre com bichos mortos... a ideia seria detectá-los antes de levarem com um carro ou antes que um camião lhes passa-se por cima e retirá-los da autoestrada... as situações mais chatas era mesmo quando levavam com o carro ou camião lhes passava por cima e eles ficavam todos esborrachados mas não morriam...

e a amiga já alguma vez esteve 2 horas a ver um cão numa situação destas a morrer? ou alguma vez teve que RASPAR bocados de carne e de tripas do alcatrão?  :-\

Amunet

Não, não estive.

Mas já vi muitos mortos, esmagados.

Se já viste tantos animais mortos como é que defendes que devem ser livres ? Isso era evitado se todos tivessem um lar.

Ana P (Conta Encerrada)

Citação de: Amunet em Maio 04, 2016, 09:28:15
Não, não estive.

Mas já vi muitos mortos, esmagados.

Se já viste tantos animais mortos como é que defendes que devem ser livres ? Isso era evitado se todos tivessem um lar.

Ora bem apesar de toda a frontalidade que roça um pouco a brutalidade com que o incertus escreve, penso que consigo perceber o que ele diz, ele não fala que existem condiçoes para ser assim nesta sociedade e mundo em que vivemos, mas penso que fala como supostamente deveria ser.
Nenhum animal deveria viver aprisionado, nem condicionado a um espaço. Por muito amor que lhes demos estamos a "castrar" a sua essencia....

Contra mim falo... fui educada por alguem que nao podia ver um animal abandonado ou em perigo a nossa casa parecia um canil, e eu hoje ainda sou assim também. No entanto por egoismo não os deixo livres , tenho receio que lhes aconteça alguma coisa, que fujam sejam atropelados  enfim .... porém sempre que os solto na praia tenho a prova que eles sao bem mais felizes soltos e sem rédeas :-\

Amunet

Concordo contigo Ana P, mas por exemplo os meus têm espaço em casa para correr e fazer o que lhes apetece, e depois se vão para a minha cama vê-se o quanto eles são felizes por terem conforto, dormem de barriga para cima, parecem mesmo uns bebes.

Um dos meus cães andava abandonado numa estrada, se era feliz por andar livre ? Obviamente que não. Andava assustado e cheio de fome. Nenhum cão que conheça o amor e seja abandonado é feliz. E agora sei que ele é feliz. Sei porque nota-se cada vez que ele me vê.

Mas quando os levo a algum sitio, a um campo ou assim, sei que eles adoram, vão a correr, esfregam-se nas ervas, correm na água, no entanto um animal precisa de amor.

Ana P (Conta Encerrada)

Citação de: Amunet em Maio 04, 2016, 11:13:52
Concordo contigo Ana P, mas por exemplo os meus têm espaço em casa para correr e fazer o que lhes apetece, e depois se vão para a minha cama vê-se o quanto eles são felizes por terem conforto, dormem de barriga para cima, parecem mesmo uns bebes.

Um dos meus cães andava abandonado numa estrada, se era feliz por andar livre ? Obviamente que não. Andava assustado e cheio de fome. Nenhum cão que conheça o amor e seja abandonado é feliz. E agora sei que ele é feliz. Sei porque nota-se cada vez que ele me vê.

Os meus tambem têm, e dormem comigo ou com os meus filhos , enfim mandam mais em casa do que eu;)
Na sociedade em que vivemos claro que nao podem ser felizes em TOTAL liberdade, no entanto também não é saudavel quando eles se devotam totalmente a nós, pois quando nos acontece alguma coisa acabam por ficar doentes ou morrer pela nossa falta (falo por experiencia... 1 semana internada e a minha menina não comeu e nao saiu da beira da porta da rua)

Amunet

Mas isso é muito amor que eles sentem por nós. Ao menos sabemos que eles nunca nos vão desiludir, estão ali para tudo. O amor que os animais sentem é puro.

Ana P (Conta Encerrada)

Citação de: Amunet em Maio 04, 2016, 11:23:40
Mas isso é muito amor que eles sentem por nós. Ao menos sabemos que eles nunca nos vão desiludir, estão ali para tudo. O amor que os animais sentem é puro.

Nisso tenho que concordar a 100%

smaiza

E eu que o diga. :) o meu príncipe, é o meu amigo, companheiro... E não há amor mais puro, nem ser tão leal, quanto ele. :-*

Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
(Confúcio)

Amunet

Citação de: smaiza em Maio 04, 2016, 11:36:56

E eu que o diga. :) o meu príncipe, é o meu amigo, companheiro... E não há amor mais puro, nem ser tão leal, quanto ele. :-*

Adoro ;)

Quando puder também quero um orelhinhas desses ;)

Blue Star

Gostava de vos apresentar a minha gatinha...chama-se Bela   ;D