• Bem-vindo ao Your Souls - A sua Alma , O seu ser....
 

O que é Agnosticismo

Iniciado por Hera, Setembro 17, 2016, 10:24:01

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Hera

Agnóstico é aquele que considera os fenômenos sobrenaturais inacessíveis à compreensão humana. A palavra deriva do termo grego "agnostos" que significa "desconhecido", "não cognoscível".

Os agnósticos são seguidores da doutrina denominada "agnosticismo" que considera inútil discutir temas metafísicos, pois são realidades não atingíveis através do conhecimento. Para os agnósticos, a razão humana não possui capacidade de fundamentar racionalmente a existência de Deus.

Um agnóstico pode ser teísta ou ateísta. Um agnóstico teísta admite que não tem conhecimento que comprove a existência de Deus, mas acredita que Deus existe ou admite a possibilidade de que pode existir. Por outro lado, o agnóstico ateísta também admite não possuir conhecimento que comprove a não existência de Deus, mas não acredita na possibilidade que Deus exista.


O termo "agnóstico" foi usado no século XIX pelo naturalista inglês Thomas Henry Huxley (1825-1895), quando descreveu sua dúvida a respeito de algumas crenças religiosas, do poder atribuído a Deus e do sentido da vida e do universo. Desde então, muitos estudiosos escreveram sobre o assunto.

Alguns dos agnósticos mais famosos são: Albert Camus, Bill Gates, Charlie Chaplin, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque, Brad Pitt, Charles Darwin e Albert Einstein.

O escritor argentino Jose Luis Borges afirmou sobre o agnosticismo: "Eu não sei se tem alguém do outro lado da linha, mas ser um agnóstico significa que todas as coisas são possíveis, mesmo Deus. Este mundo é tão estranho, tudo pode acontecer, ou não acontecer. Ser um agnóstico me permite viver em um mundo mais amplo, em um mundo mais futurístico. Isso me faz mais tolerante."


Diferença entre agnóstico e ateu

Num sentido religioso, agnóstico é aquele que não acredita na existência de deus ou de um ser superior, porém não nega essa possibilidade, por se encontrar num patamar racionalmente inacessível. É diferente do ateu, que não tem crença ou religião e que não acredita na existência de deus(es) ou qualquer outra entidade superior.

Fonte: Significados