• Bem-vindo ao Your Souls - A sua Alma , O seu ser....
 

Top 10 dos mitos urbanos em Portugal

Iniciado por Magy, Abril 07, 2016, 07:20:47

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 4 Visitantes estão a ver este tópico.

Magy

Há uma boa dose de mitos urbanos nacionais. Agora, dos 10 que selecionámos, confira em quantos caiu

1  - Ratos gigantes, albinos e vorazes, nos quatros andares subterrâneos (embora só existe um nível, na verdade) do Convento de Mafra, alimentados com cadáveres de cães, gatos e vacas pelos militares da Escola Prática de Infantaria para que não invadam as ruas.

2 - Adolescentes que são apanhados em lojas chinesas, wc de discotecas ou crianças em grandes superfícies e depois são encontrados com uma cicatriz teriam sido raptados para tráfico de órgãos.

3 - Os chineses não morrem em Portugal. E sugere-se que os corpos são desmembrados para os pratos de chop suey ou ocultados para que os documentos possam ser usados por imigrantes ilegais.

4 - Um político influente, carinhosamente apelidado de Catherine Deneuve, passeava-se no Parque Eduardo VII, zona de prostituição e pedofilia. A notícia sempre correu entre os meios jornalísticos e surgiu pela primeira vez no jornal francês Le Point, em 2003, a propósito do caso Casa Pia. Nada foi apurado pela procuradoria.

5 - O ator Diogo Infante teria um caso com José Sócrates. Surgiu estranhamente no Brasil, através de um cronista social e em plena campanha eleitoral de 2005. O boato, lançado com motivos perversos, teve um efeito contrário: Sócrates conquistaria a maioria absoluta.

6 - Laura Diogo, das Doce, foi parar ao hospital depois de ter passado a noite com o futebolista Reinaldo, nos anos 80. O boato foi devastador para a família e profissão de ambos, que saíram do País e "mudaram de ramo".

7 - A 10 de junho de 2005, todos os noticiários abriram com uma notícia que parecia importada do Rio de Janeiro: cerca de quinhentos jovens espalharam o pânico com roubos e ameaças entre os veraneantes. Um arrastão. Mas tratara-se apenas de focos de tensão e incidentes avulsos entre grupos de jovens. Resultado: uma única participação de roubo e quatro detenções.

8 - Inspirado na leitura dramatizada de Orson Welles da Guerra dos Mundos, de H.G. Wells, em 1938, que gerou o pânico de invasão extra-terrestres na Costa Leste dos EUA, também o locutor português Matos Maia, em 1958, levou os ouvintes a crerem que Carcavelos estava a ser invadido por marcianos. Na América, Welles ficou famoso; em Portugal, o locutor foi interrogado e admoestado pela PIDE.

9 - A intenção era boa e partiu da iniciativa de uma senhora que divulgou no Facebook a necessidade de pijaminhas e filmes infantis para as crianças do IPO. Enredado nesta falsa corrente de solidariedade, o instituto teve de desmentir o pedido. O hospital ficou soterrado com roupa e milhares de cassetes VHS, quando os quartos estão equipados com leitores de DVD.

10 - Um ano antes da revolução, a PIDE pôs a circular o boato de que Mário Soares (então exilado) havia pisado a bandeira portuguesa. Por mais desmentidos alguns bastante enfurecidos e ameaças de processo judicial, o boato continuou a perseguir Soares até ao século XXI.

FONTE: Mitos Urbanos e Boatos, de Susana André (Teorema) - http://visao.sapo.pt/actualidade/sociedade/top-10-dos-mitos-urbanos-em-portugal=f828186

Céu Azul

Caí (em parte) no primeiro!  :D

Que não é de todo falso, pois os ratos são mesmo alimentados para não saírem do (enorme) espaço que já ocuparam. Mas é com restos de comida do quartel, por exemplo, não com cadáveres de animais, lol.


Hugão

 O primeiro mito não é totalmente mito. Quando alguém te disser, seja do exército ou não, que a escola práctica de infantaria AKA (entrada para o inferno) não tem pisos subterrâneos, pergunta-lhe onde estão os quadros eléctricos!!
E é verdade, os ratos são alimentados pelas messes de sargentos e oficiais, despejando restos de sopa nos esgotos. Quanto ao tamanho dos ratos, o máximo que vi foi uma vulgar ratazana, mas o que é certo é que os gatos desaparecem...
Nesse convento, no corredor que dá para o bar de praças, existe outro mito urbano.. Diz-se que os monges terão violado uma freira, e para que não se soubesse, enparedaram-na nesse corredor. E vários militares ouviram uma mulher pedir ajuda, outros viram uma mulher vestida de freira... Uma coisa é certa.. Já lá estive, e nesse corredor sente-se aquele frio típico que toda a gente conhece, e o ar é muito denso, para além disso, senti, e não tenho dúvidas de que há espíritos a vaguear por ali. A energia que ali se sente é muito forte.

Quanto ao último mito, há uns anos atrás, vi na televisão um casal de velhotes, que estava emigrado em França, a confrontar directamente o Mário Soares em relação a esse relato, e ele mostrou-se atrapalhado, e esquivo em relação ás afirmações desse casal de idosos.. Se é verdade ou não....

O sétimo mito, não é mito, é contra-propaganda governamental. Talvez não fossem quinhentos, mas foi um arrastão perpetuado por um enorme grupo.

Índia Luna

Sobre o primeiro mito, soube há uns tempos atrás que um grupo de militares tomou a iniciativa de acabar com as ditas ratazanas. Resolveram organizar-se e lançaram uma corda para uma das alas para descerem por lá... resultado, a corda foi roída em três tempos e eles abortaram a missão. Após isso, comentou-se na necessidade de se iniciar a desinfestação, todavia o risco de poluição no local e nos arredores iria ser imenso pela quantidade de veneno que iriam utilizar. Resultado: desistiram da ideia.  :-\

Victoria

Citação de: Índia Luna em Abril 13, 2016, 10:11:26
Sobre o primeiro mito, soube há uns tempos atrás que um grupo de militares tomou a iniciativa de acabar com as ditas ratazanas. Resolveram organizar-se e lançaram uma corda para uma das alas para descerem por lá... resultado, a corda foi roída em três tempos e eles abortaram a missão. Após isso, comentou-se na necessidade de se iniciar a desinfestação, todavia o risco de poluição no local e nos arredores iria ser imenso pela quantidade de veneno que iriam utilizar. Resultado: desistiram da ideia.  :-\

Acredito que haja ratazanas no subsolo em Mafra. Devido à quantidade, será difícil erradicar.

Astaroth

Minha proxima aquisição. Uma ratazana satanica dessas do convento. E ainda com a vantagem de ter sido criada em ambiente eclesiástico com treino militar à mistura... excelente... quero um casal. Vou começar a criá-las e soltar as crias, ja adultas e esfaimadas, em Fátima no dia da procissão.

Há de ser um deus os acuda!


BlondeGirl

O mito de que a Teresa Guilherme ia andava com o Goucha não entra no top 10?  ;D