Da sexta-feira 13 a andar debaixo de escadas, estas são 25 superstições comuns e as suas origens.
Abrir um Guarda-chuva Dentro de Casa dá Azar
Embora algumas pessoas sugiram que começou com as superstições dos faraós no antigo Egito, a maioria dos historiadores rastrea a crença de volta aos tempos vitorianos, quando o mecanismo de abertura desajeitado de guarda-chuvas de metal enraiados seria um perigo interior legítimo.
Andar a pé Debaixo de uma Escada dá Azar
Esta realmente começaou no antigo Egito. Uma escada encostada a uma parede formava um triângulo e os egípcios consideravam como sagrados, os triângulos (as pirâmides?) Caminhar através de um não era bom.
Espelhos Partidos Trazem Sete Anos de Azar
Na antiga Grécia, a catoptromancia (adivinhação por meio de espelhos) era o ato de olhar para um espelho e prever o futuro através da análise de alguém e um reflexo distorcido não era bom. Quando os romanos introduziram a ideia que as pessoas têm ciclos alternados de sete anos de saúde e doença, a superstição moderna nasceu.
Quando se Entorna Sal, Deve Misturar-se um Pouco Sobre o seu Ombro Esquerdo Para Evitar o Azar
Por volta de 3.500 aC, os sumérios foram os primeiros a fazer isso. Embora o motivo exato seja desconhecido, espalhou-se para os egípcios, assírios e, mais tarde, os gregos.
Bater na Madeira Para Evitar Decepções
Apesar de ser uma das superstições mais populares dos tempos modernos, os historiadores são incertos das suas origens. Uma possibilidade é ter-se originado no hábito de tocar um crucifixo ao tomar um juramento.
Pendurar uma Ferradura na Porta com a Extremidade Aberta Para Trazer Sorte
Durante a Idade Média as pessoas pensavam que as bruxas temiam cavalos e se coíbiam de qualquer sinal deles. Por esta razão, anexavam ferraduras nas suas casas desta maneira.
Se um Gato Preto Cruzar o Nosso Caminho dá Azar
Começou com o povo egípcio que antigamente acreditava que os gatos traziam boa sorte. Até que o rei Charles I, lamentou a morte do seu gato, alegando que a sua sorte tinha ido embora e assim implantou a crença.
O Número 13 dá Azar
Também conhecida como triskaidekaphobia, o medo do número 13 teve origem na mitologia nórdica quando 12 Deuses estavam a jantar e Loki, o Deus da discórdia e do mal, causou a morte de Balder, um dos deuses.
Encontrar um Trevo de Quatro Folhas dá Sorte
Os celtas acreditavam que os trevos de quatro folhas eram objetos poderosos e que poderiam ser usados para afastar o mal.
Pedir Desejos a uma Estrela Cadente
No primeiro século, Ptolomeu teorizou que as estrelas cadentes resultavam de deuses olhando para baixo na Terra.
Segurar a Respiração ao Passar por um Cemitério
Isso normalmente é atribuído à conexão bastante óbvia entre a respiração e a vida. Em algumas culturas nativas americanas, respirar perto do morto é arriscado, porque pode inalar a alma de alguém.
Atirar Moedas Numa Fonte dá Sorte
Isso começou com os antigos romanos e continuou com os celtas. Alguns teorizam que pode ter sido um ato de apaziguar os deuses da água.
Pedir Desejos a um Leão
Mais uma vez, os originários da mitologia celta, acreditavam que o leão poderia curar doenças trazidas pelas Fadas.
Colocar Chapéus Numa Cama dá Azar
Algumas culturas acreditavam que os espíritos maus viviam no cabelo das pessoas e, portanto, nos seus chapéus também.
Colocar Velas nos Bolos de Aniversário
Os gregos antigos usados para fazer bolos de aniversário também. Eles teriam supostamente colocar velas sobre eles para que eles pudessem olhar como a lua em honra da deusa da lua Artemis. Hoje velas em um bolo de aniversário ainda estão associados à boa sorte.
Ver um Limpa-chaminés no dia do Casamento dá Sorte
Em 1066, o Rei William, estava prestes a ser atropelado por um carro, mas foi salvo por um limpador de chaminés que passava. O rei convidou-o para o casamento da sua filha e os limpadores de chaminés ainda são vistos como a sorte para esses dias.
Dá Azar ver o Vestido da Noiva Antes do Casamento
Isto foi visto como azar, porque se isso acontecesse significava que a noiva poderia ficar com dúvidas em relação ao casamento.
Levar a Noiva Sobre o Limiar
Em culturas ocidentais era visto como azar a noiva tropeçar ao entrar na sua nova casa, pelo que o noivo devia carregá-la.
Um Pé de Coelho dá Sorte
Durante o século VII aC, o coelho passou a ser considerado um símbolo talismã e sobrar a pata traseira foi uma maneira de beneficiar a sorte do coelho.
Excrementos de Pássaros na sua Cabeça dão Sorte
Essa crença, possivelmente, decorre da ideia de que se tem azar, a maré logo se transformará a seu favor.
Colocar o Anel de Casamento no Quarto Dedo da mão Esquerda
Uma vez concedido, isto tornou-se mais e convenção e tradição do que superstição, que começou quando os romanos dissecaram cadáveres e descobriram que um certo delgado tendão ou nervo parecia correr a partir deste dedo diretamente ao coração.
Ossos dos Desejos são Associados à Sorte
Os etruscos antigos usavam galinhas nos seus rituais de adivinhação. As pessoas pensavam que, mesmo após o frango morret, ainda se podia beneficiar da magia do oráculo mantendo os ossos.
Acender Três Cigarros com um Fósforo dá Azar
Isto é dito ter origem entre os soldados que pensavam que até o terceiro cigarro um atirador teria tempo para os encontrar. Outros dizer que o jogo magnata Ivar Krueger surgiu com a superstição para aumentar o negócio.
Colocar Sapatos em Cima da Mesa
Anos atrás, quando um mineiro morreu, os seus sapatos teriam sido colocados sobre uma mesa. Isso teria levado à superstição que colocar sapatos em cima da mesa traz azar.
Pisar uma Racha no Chão, Quebrar as Costas da sua mãe
Embora a origem exata seja incerta, este mito tornou-se popular quando foi publicado no livro de Fletcher Bascom Dressler "Superstição e Educação" em 1907.
http://www.relativamenteinteressante.com/2014/06/25-supersticoes-comuns-e-as-suas-origens.html
Ainda bem que tem algumas fácil de realizar! :) :)
-Pedir Desejos a um Leão
Mais uma vez, os originários da mitologia celta, acreditavam que o leão poderia curar doenças trazidas pelas Fadas.
-Ver um Limpa-chaminés no dia do Casamento dá Sorte
Em 1066, o Rei William, estava prestes a ser atropelado por um carro, mas foi salvo por um limpador de chaminés que passava. O rei convidou-o para o casamento da sua filha e os limpadores de chaminés ainda são vistos como a sorte para esses dias.
Citação de: Dolce_Gab em Setembro 22, 2016, 08:48:16
Andar a pé Debaixo de uma Escada dá Azar
Esta realmente começaou no antigo Egito. Uma escada encostada a uma parede formava um triângulo e os egípcios consideravam como sagrados, os triângulos (as pirâmides?) Caminhar através de um não era bom.
Por isso é que o Pitágoras andou a pensar como é que calculava aquilo dos triangulos lol