• Bem-vindo ao Your Souls - A sua Alma , O seu ser....
 

O que são os Orixás?

Iniciado por Tokoba de Xango, Abril 15, 2016, 12:09:02

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Tokoba de Xango

Orixá , quer dizer: Senhor da Cabeça
Os orixás  são ancestrais divinizados africanos que correspondem a  forças da Natureza e os seus arquétipos. Estão relacionados manifestações dessas forças. As características de cada Orixá aproxima-os dos seres humanos, pois eles manifestam-se através de emoções como nós. Sentem raiva, ciúmes, amam em excesso, são passionais. Cada orixá tem ainda o seu sistema simbólico particular, composto de cores, comidas, cantigas, rezas, ambientes, oferendas, espaços físicos e até horários.
Historicamente os Orixás começaram a ser cultuados originalmente pelos povos Yorubas, na Africa Ocidental, onde hoje é a Nigeria, o Togo e o Benin.  O seu culto emerge dentro das fomras de totetinimo mais arcaicas ligadas ao culto dos antepassados e aos proprios elementos naturais em si. Pela sua ligação directa à natureza a às entidades vivas do mundo natural, o culto dos Orixás é um dos mais antigos cultos xamanicos que temos registo.
Em Africa, originalmente cada grupo, cada etnia ou cada clan, culturava apenas um Orixa.
Com a ignomia do trafego negreiro, sobretudo a apartir do seculo XV, e o exedo força das populações africanas para outras terras, originalmente peninsula iberica e mais tarde e em muito maior numero para o continente americano, o culto dos Orixás fixou-se e reorganizou-se nos países marcados pela escravidão.
Assim, nos paises do Caribe, os Orixás são cultuados em Cuba, Haiti, Republica Dominicana, Barbados e Trinita. Na America do Sul são cultuados Orixas no Brasil, Venezuela, Colombia, e Belize. E na America do Norte, no Mexico e Sul dos Estados Unidos.
Os Orixás são cultuados no seu ambiente natural e nas casas de culto onde podem ser cultuados vários Orixás, havendo sempre, um Orixa que preside esse espaço.
Todos os humanos têm um Orixá que assume a proteção desse humano apartir dos sete anos. Até lá, segundo a tradição Yoruba, todas as crianças são de Oxum apartir do momento em que nascem... e são de Iemanja quando quatro meses depois de concebidas começa a nadar na barrida da mãe até ao nascimento.
O Orixa acompanha a pessoa que escolheu para viver, sempre em todos os momentos da sua vida.
Os Orixás de cada pessoa, são Orixás individuais, que são parte e manifestação da energia colectiva manifestada por cada Orixá. Assim, se dizemos que uma determinada pessoa é de Oxalá, queremos dizer que o Orixá Oxalá protege e toma conta dessa pessoa. No caso dessa mesma pessoa, optar por se inicia no culto de Cadomblé, por exemplo, "ao fazer o santo" que é o ritual mais importante no Cadomblé, essa pessoa passa a ter um "Oxalá" que é o seu protecto, o seu Deus-pessoal, que é uma parte evocada e "plantada" da vibração de Oxalá, que estará sempre e para-sempre com a pessoa que "fez o santo"....
Para sabermos qual o nosso Orixá, só há uma forma: um jogo de buzios, que é o modelo de comunicação dos Orixás com os humanos.

Indy8

Olá!

Para saber mais sobre este tema e outros do Candomblé e Umbanda, que literatura aconselha?

Obrigada

Victoria


Tokoba de Xango

Citação de: Indy8 em Abril 27, 2016, 12:11:21
Olá!

Para saber mais sobre este tema e outros do Candomblé e Umbanda, que literatura aconselha?

Obrigada

Não é na literatura que vai encontrar os Orixás.
Se não conhece nenhum Terreiro, procure-os onde eles vivem: na Natureza.
:-)
Que Oxalá a Abenço