• Bem-vindo ao Your Souls - A sua Alma , O seu ser....

Adultério

Iniciado por smaiza, Abril 11, 2016, 01:49:23

Tópico anterior - Tópico seguinte

smaiza

Citação de: _Indigo_ em Abril 11, 2016, 07:49:23

Sim, claro :)
Mas o que quis dizer, é que todos estão contra aquilo que "Deus" supostamente pretende. Mas quem é que vai ligar ao que "Deus" pretende?  ;)

Depende do que acreditas que "Deus pretende". O meu Deus, não acredito que condene quem vive a vida, conforme a sua consciência, sem acarretar prejuízos a terceiros.

Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
(Confúcio)

Astaroth

deus ama o adultero e abençoa o incestuoso.

Querem a prova? Olhem quantos não ha prai...

::)

Blue Star

A sério...fiquei quase sem palavras... como é possivel colocar incesto num assunto sobre adultério?!
....

Fleite

A conquista do paraíso bíblico ou da evolução espirita, assenta sempre na necessidade de sofrimento moral e físico através da retração da vontade própria a favor de valores morais, alguns deles controversos e até perversos.

Toda a gente sabe que a satisfação de desejos de índole sexual é uma forma de conseguir uma vida mental mais saudável e menos depressiva. Os humanos não têm períodos de cio porque foram feitos para usufruir dessa satisfação quando lhes aprouver, desde que tenham parceiro ou parceira com igual desejo e atração.

Impôr um matrimónio como uma fidelização física, para além do tempo que o amor leva a esgotar-se é condenar qualquer um(a) a ser infeliz para o resto da vida.

Isso não é viver é sentir-se objecto que se dá por obrigação, e por isso mesmo entendo que se a relação não acaba por estar presa somente pela ideia de que é pecado fazê-lo, o adultério é uma via como qualquer outra para atingir o bem estar mental e físico que o sexo proporciona, porque existe também com esse fim para além de gerar filhos.

A vida deveria ser tempo de felicidade e não de submissão a pessoas, ideias e preconceitos.

Blue Star

Para mim adultério pode acontecer a quase qualquer um...o incorrecto é não resolver e esclarecer a situação com o companheiro(a)/marido(esposa).

Fleite

Citação de: smaiza em Abril 11, 2016, 07:56:22
Depende do que acreditas que "Deus pretende". O meu Deus, não acredito que condene quem vive a vida, conforme a sua consciência, sem acarretar prejuízos a terceiros.

Essa parte do sem acarretar prejuízos a terceiros, acaba por incluir sempre o tal castigo, porque adultério pressupõe que a relação não é do conhecimento de um dos elementos, pelo que causará sofrimento moral quando este o descobrir.

Causar sofrimento moral ou físico é causar prejuízo. Até a vergonha de saber que alguém sabe ou sabia da relação extraconjugal do cônjuge é uma forma de sofrimento.

Se a mulher sendo espancada pelo marido o abandona (porque este se nega à separação por ser parvo, maluco ou possessivo) e se entrega a uma nova relação, está a cometer adultério e dessa forma a fazer sofrer o ainda marido por este ser pancado da mioleira.

Quer deus que ela continue com o marido para que este, coitadinho, não sofra? Ou será condenada pelo sofrimento que lhe causa?

smaiza

Citação de: Fleite em Abril 11, 2016, 09:32:54

Essa parte do sem acarretar prejuízos a terceiros, acaba por incluir sempre o tal castigo, porque adultério pressupõe que a relação não é do conhecimento de um dos elementos, pelo que causará sofrimento moral quando este o descobrir.

Causar sofrimento moral ou físico é causar prejuízo. Até a vergonha de saber que alguém sabe ou sabia da relação extraconjugal do cônjuge é uma forma de sofrimento.

Se a mulher sendo espancada pelo marido o abandona (porque este se nega à separação por ser parvo, maluco ou possessivo) e se entrega a uma nova relação, está a cometer adultério e dessa forma a fazer sofrer o ainda marido por este ser pancado da mioleira.

Quer deus que ela continue com o marido para que este, coitadinho, não sofra? Ou será condenada pelo sofrimento que lhe causa?

F.Leite retirou a frase do contexto. Quando a escrevi, referi-me ao swing e não ao adultério.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
(Confúcio)

Victoria

F. Leite

No caso que referiu, de violência doméstica, acho que o marido será castigado por ter tratado mal a mulher.
Se ela iniciar uma nova relação, está no seu direito.
Estão separados, pessoalmente não considero adultério. Duas pessoas casadas que se separam e vivem 15 ou 20 separadas e vivem com outros companheiros, pode não ser adultério, pois apesar de não ser uma relação "regular " de pessoas descomprometidas, podem ser relações em que há cumplicidade, companheirismo e respeito.

O que acha F Leite?

DoceLuar

Citação de: Fleite em Abril 11, 2016, 09:07:08

Impôr um matrimónio como uma fidelização física, para além do tempo que o amor leva a esgotar-se é condenar qualquer um(a) a ser infeliz para o resto da vida.

Isso não é viver é sentir-se objecto que se dá por obrigação, e por isso mesmo entendo que se a relação não acaba por estar presa somente pela ideia de que é pecado fazê-lo, o adultério é uma via como qualquer outra para atingir o bem estar mental e físico que o sexo proporciona, porque existe também com esse fim para além de gerar filhos.

A vida deveria ser tempo de felicidade e não de submissão a pessoas, ideias e preconceitos.

Ora, aqui está alguem que pensa como eu... Todo o matrimonio deveria ser um contrato a prazo :)

Fleite

Citação de: Aurora em Abril 11, 2016, 09:39:57
No caso que referiu, de violência doméstica, acho que o marido será castigado por ter tratado mal a mulher.
Se ela iniciar uma nova relação, está no seu direito.
Estão separados, pessoalmente não considero adultério. Duas pessoas casadas que se separam e vivem 15 ou 20 separadas e vivem com outros companheiros, pode não ser adultério, pois apesar de não ser uma relação "regular " de pessoas descomprometidas, podem ser relações em que há cumplicidade, companheirismo e respeito.

O que acha F Leite?

ADULTÉRIO =  Relacionamento amoroso com pessoa do sexo oposto com intenção ou não de relacionamento sexual, onde qualquer uma das partes já possua um relacionamento compromissado
Segundo a palavra de deus, biblicamente falando, mesmo que você não tenha contacto físico com o sexo oposto fora do casamento, mas só tenha pensado neste relacionamento já adulterou.

O tópico tema foi colocado dentro de contexto religioso, acentuando causas e consequências kármicas. Importa discuti-lo mantendo-o na forma que foi insinuado.

Numa visão religiosa, seja qual for o motivo do adultério, dará origem à necessidade de um castigo, pois o livre arbítrio não permite não querer evoluir como opção do próprio. Dessa forma não obedecer às leis de deus é pecado a ser punido.

Eu, que acredito num deus criador (que não é o deus da bíblia, nem nunca cá veio impor-nos leis absurdas e em total desacordo com as características físicas e mentais com que nos criou), entendo que cada um tem o direito de procurar a felicidade da maneira que lhe aprouver, embora devam sempre existir normas morais que impeçam que a felicidade de uns seja obtida à custa do sofrimento de outros.

Se uma relação, matrimonial ou não, deu origem a adultério, serão os visados com os problemas que irão enfrentar entre eles e perante a sociedade em que vivem, os únicos que irão sofrer. Cometer ou não adultério é uma opção que só os envolvidos devem julgar.

Essa do karma, eu respeito quem assim pensa, mas não alinho. A vida é algo demasiado grande e belo que nós, com a nossa incompreensão a respeito dela, não nos cansamos de tornar mesquinha e sem interesse.

MrM

Só as religiões que seguem Yahweh (que para mim é o único Deus verdadeiro e revelado) é que têm em conta a questão do adultério sob o ponto de vista monogamico.

Acho super interessante estas novas tedências espiritualistas em que se mistura tudo numa blender e se assume que tudo pode ser encarado como certo.

Quanto à questão "kármica".
Eu não acredito no karma no seu sentido lato, porque assumo que a única vida que tenho para tomar as decisões corretas é esta.
Toda via, há karma. O karma das consequências dos nossos atos. Se se cometer adultério vai haver consequências.
Crux sacra sit mihi lux / Non draco sit mihi dux
Vade retro satana / Numquam suade mihi vana
Sunt mala quae libas / Ipse venena bibas

Hugão

Bom.. Vou abordar esta questão, como sempre tento fazer, colocando a religião de parte, pois afirmo e volto a afirmar, que practicamente todas as religiões do mundo são fantochada, no entanto, afirmo que Deus existe, mas enfim, esta é outra discussão.
Em relação ao adultério.. É errado, a traição é má idéia, faz parte de practicar o bem não magoar o próximo. Quando esse próximo é a pessoa com quem vivemos... tanto pior.
Acredito na reencarnação, e acredito na interligação cósmica, universal. Posto isto, acredito no chamado Karma, que é muito mais do que o destino, acredito que tudo se pague, e como eu costumo dizer ou se paga nesta vida ou noutra, mas que se paga, ai isso paga-se. JMas enfim, isto é aquilo em que acredito, poderá não corresponder ao que os outros acreditam, não estarei nem mais certo, nem mais errado do que qualquer um... Bom tópico, mais um.

Índia Luna

"Aquilo que Deus uniu"...

Bem e se forem dois homens? Ou duas mulheres? A vossa posição sobre o adultério mantém-se? Foi Deus que os uniu  :-\

Fleite

Citação de: Índia Luna em Abril 13, 2016, 10:58:38
"Aquilo que Deus uniu"...

Bem e se forem dois homens? Ou duas mulheres? A vossa posição sobre o adultério mantém-se? Foi Deus que os uniu  :-\

O casamento entre casais do mesmo sexo escapou a sua omnisciência e por isso as respectivas leis inibitórias nunca foram postas no papel.

Julgo eu...

Amunet

Citação de: DoceLuar em Abril 11, 2016, 10:27:44
Citação de: Fleite em Abril 11, 2016, 09:07:08

Ora, aqui está alguem que pensa como eu... Todo o matrimonio deveria ser um contrato a prazo :)

Olha que ja houveram propostas no parlamento europeu para isso. Por exemplo, os casamentos durarem 5 anos, findo esse tempo ou renova ou dissolve-se, mas foi rejeitada. E claro, era tudo um jogo de interesses para pôr a economia a mexer.