Bem-vindo ao Your Souls - A sua Alma , O seu ser.... Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
406
Total de mensagens
23.195
Total de tópicos
3.859
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
A mente humana é realmente complexa, e aprender sobre algumas facetas de seu funcionamento é uma das coisas mais encantadoras que podemos fazer. A melhor parte disso tudo é que você não precisa ser neurocientista, psiquiatra ou psicólogo para desvendar alguns segredos menos profundos e científicos – às vezes ter curiosidade já é mais do que suficiente.

Aqui, em um site inteiramente dedicado a pessoas realmente curiosas, falamos frequentemente sobre comportamento e psicologia. Hoje, voltaremos ao assunto graças à sugestão do leitor Claudio Rossi Rezende, que nos pediu para que falássemos a respeito da Síndrome da Despersonalização.

O que é?



A Síndrome da Despersonalização é uma condição na qual a pessoa tem a forte e persistente sensação de que tudo à sua volta não é real, o que pode incluir sua própria existência. Os pacientes sentem que suas vidas são como um filme e, em alguns casos, têm a sensação de que conseguem observar a si mesmos, como se houvesse um distanciamento para isso ser possível.

Essa sensação vai além do aspecto visual: a pessoa tem a sensação de que está observando também seus próprios processos mentais, assim como a evolução fisiológica do próprio corpo e do corpo das outras pessoas. O sentimento, além de estranho, é de que tudo parece irreal e sem foco.

Sintomas



Entre as sensações físicas que a síndrome proporciona estão anestesia, sonolência, impressão de mente vazia, falta de concentração, perda de reatividade emocional, vontade de isolamento, apatia, obsessão por padrões de pensamento, sensibilidade extrema à luz e ao som, perda da noção de tempo, alteração da percepção de pessoas e objetos.

"É como se eu estivesse assistindo a um filme em que eu estou por minha conta, no centro de tudo, e nada mais é real. Falo com meus filhos, ouço a minha voz e parece realmente estranho. Isso faz você se sentir muito separado e solitário de tudo, como se você fosse a única pessoa que é real", declarou ao New Scientist Louise Airey, que é portadora da síndrome.

Origem



O processo de despersonalização pode ser também associado a fenômenos psiquiátricos de pânico, ansiedade e outros tipos de dissociação – é bastante comum que a pessoa comece a achar que está ficando "louca". O uso e o abuso de substâncias psicoativas pode desencadear episódios da síndrome, que também pode ter origem genética.

Como ainda não se tem muitas informações a respeito da despersonalização, acredita-se que ela tenha ligação com crises de ansiedade e que seja uma espécie de resposta à ameaça. O problema é que essa resposta se torna uma questão repetitiva e que atrapalha, em diversos aspectos, a vida do portador.

Tratamento



Entre as possíveis causas para a síndrome estão estresse extremo, experiências traumáticas, lesões na cabeça, luto e outros tipos de traumas psicológicos.

É fundamental que a pessoa que se identifique com esses sintomas procure ajuda psiquiátrica e psicológica, pois o tratamento é semelhante ao usado para casos de ansiedade. Possivelmente o uso de medicamento será recomendado, bem como algumas mudanças de hábitos: dormir bem, por exemplo, é essencial, e o uso de drogas (incluindo álcool e café) deve ser banido.

Entre as práticas que podem ajudar a aliviar os sintomas estão a meditação, a acupuntura, a prática de esportes e algumas mudanças de alimentação. De qualquer forma, mudanças precisam ser realizadas em prol de uma vida de qualidade.

***

Você já tinha ouvido falar da Síndrome da Despersonalização?

Comente no Fórum do Your Souls


Já tinha ouvido falar , só não pensei que fosse tão complexo.
Ainda bem que há terapia adequada para isso. Deve ser um sufoco viver assim.

a mediunidade quando esta associada a esquizofrenia tambem nao pode desenvolver estados patologicos semelhantes? http://espiritoinfinito.com/esquizofrenia-livro/ . a propria magia não consiste em desenvolver a accao no individuo apropriada a um estado psicologico? não poderá induzir a este tipo de distorções de personalidade

Citação de: Mestre Cruz em Abril 27, 2016, 03:11:03

Entre as práticas que podem ajudar a aliviar os sintomas estão a meditação, a acupuntura, a prática de esportes e algumas mudanças de alimentação. De qualquer forma, mudanças precisam ser realizadas em prol de uma vida de qualidade.

***

Você já tinha ouvido falar da Síndrome da Despersonalização?

Os "sintomas" indicados parecem coincidir com as doutrinas de certos gurus que defendem a eliminação do ego/mente, através da observação dos nossos pensamentos, para que sejamos espectadores daquilo que a mente produz para nos enganar.

O objectivo é integrarmo-nos com o nosso verdadeiro Eu, em vez do eu mental (ou ego).
Sugerir meditação para casos destes é pouco como sugerir mais vinho para um bêbado. Se o Síndrome da Despersonalização (SD) for, por hipótese, um estado positivo em que a pessoa consegue assistir à sua mente a funcionar, então a meditação tem tendência a ajudá-la a encontrar o seu Eu.
Ou então a SD é mesmo uma doença.
Porque apesar de tantas crenças, opiniões e perspectivas, a verdade é só uma...
Pode ser extensa e complexa, mas é só uma...

Já tinha ouvido falar a respeito. Nunca pensei que fosse algo tão mais complexo do que aquilo que imaginava. Alguns sintomas já se aplicaram a mim em tempos idos, como a sensação de estar a viver um filme e nada ser real. No entanto eu encontrei a causa e tentei resolver o problema.