• Bem-vindo ao Your Souls - A sua Alma , O seu ser....
 

Quercus alerta população de Ovar para presença de vespa asiática

Iniciado por Hera, Outubro 15, 2016, 10:44:48

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Hera

Quercus e Associação Amigos do Cáster pedem à população de Ovar para estar alerta para o problema da vespa asiática, na sequência da destruição de um ninho na segunda-feira, descoberto no final de setembro por populares.

Quercus alerta população de Ovar para presença de vespa asiática
12 outubro de 2016 | 17h09 | João Filipe Oliveira
Quercus e Associação Amigos do Cáster pedem à população de Ovar para estar alerta para o problema da vespa asiática, na sequência da destruição de um ninho na segunda-feira, descoberto no final de setembro por populares.
sociedade

Em comunicado, a associação ambientalista revelou que foi descoberto por um apicultor um ninho de vespa asiática, com 90 centímetros de diâmetro, no centro de Ovar, no alto de um cedro numa casa devoluta localizada junto ao Hotel Meia-Lua, tendo sido destruído pela autarquia na passada segunda-feira.

Outra situação registada no portal SOS Vespa dá conta de mais um ninho de vespa asiática, desta vez na rua Tenente Coronel Camossa, junto ao Bairro de S. José. O ninho terá sido avistado anteontem, dia 10, no cimo de uma árvore e deverá ser menor que o já exterminado, com perto de 50 centímetros de diâmetro.

Além de sublinhar que a responsabilidade de destruir os ninhos de vespas asiáticas cabe exclusivamente à Câmara Municipal e à Proteção Civil, a Quercus pede à população que em caso de deteção ou suspeita de ninho ou exemplares de vespa asiática denuncie a sua existência através da página da internet www.sosvespa.pt, para a linha SOS AMBIENTE (808 200 520), para a Câmara Municipal de Ovar ou para a Junta de Freguesia mais próxima do local.

Segundo adianta a autarquia, desde janeiro de 2016 foram já destruídos 20 ninhos de vespa asiática no concelho de Ovar.

"Consideramos importante a vigilância da população para este problema dadas as possíveis consequências na segurança pública e certas as repercussões no ambiente, na produção de mel e na produção agrícola", é realçado.

Segundo o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a introdução da vespa asiática involuntária na Europa ocorreu em 2004 no território francês, tendo a sua presença sido confirmada em Espanha em 2010, em Portugal e Bélgica em 2011 e em Itália em finais de 2012.

"A infestação tem progredido a grande velocidade de norte para sul de Portugal. Inicialmente só ocorriam colónias no norte de Portugal, nomeadamente no Minho, atualmente já ocorrem com muita frequência na região de Aveiro", de acordo com o ICNF.

João Filipe Oliveira
http://pontovirgula.pt/