• Bem-vindo ao Your Souls - A sua Alma , O seu ser....

Cremar ou enterrar?

Iniciado por Hera, Setembro 23, 2016, 09:26:08

Tópico anterior - Tópico seguinte

Hera

A mim que ninguém me enterre que eu quero ser cremada ;)

A diferença entre cada um dos processos funerários, cremar e enterrar, superficialmente, é óbvio de se entender. Cremar é reduzir às cinzas. Já enterrar, como o próprio nome já diz, é colocar sob a terra. Ambos os métodos são muito antigos, mas muitas pesquisas dizem que o sepultamento é muito mais antigo do que a cremação.

Arqueólogos já encontraram indícios de que homens primitivos enterravam os mortos em grutas devido a presença de ossadas e ornamentos ritualísticos.

O Egito Antigo, por exemplo, é a referência mais comum entre os estudiosos para o início dos sepultamentos como rituais funerários. Tanto é referência que, até hoje, as pirâmides egípcias atraem turistas do mundo inteiro querendo matar a curiosidade sobre a técnica de construção dessas obras primas e sobre os métodos de sepultamento.

Antigamente, a cremação era comum na Grécia e Roma considerada um destino nobre para os mortos. O sepultamento era uma opção dada aos criminosos.

Algumas religiões, como o Budismo e o Hinduísmo, têm a cremação como um método oficial para lidar com os mortos. Segundo o Budismo, o fogo tem o poder de regenerar o corpo para prepara-lo para novas encarnações. Mas a cremação deve ocorrer alguns dias após o falecimento, pois acredita-se que o espírito leva um tempo para se desapegar do corpo. Os Hindus, por sua vez, têm o costume de usarem crematórios ao ar livre, ao lado do Rio Ganges.

A Igreja Católica, até 1964, considerava a cremação como algo a ser proibido. Atualmente, a proibição não é formal, e o hábito do sepultamento prevalece em países cristãos.

Quanto às questões ambientais, ambos os métodos, se feitas da maneira correta, não geram riscos ao meio ambiente. A cremação precisa seguir protocolos e filtrar os resíduos tóxicos. O enterro, precisa ter uma distância mínima de 1,5 metros do lençol freático.

maryn

A verdade anda aí fora

Hera

Citação de: maryn em Setembro 23, 2016, 10:16:22
é como eu. Quero ser cremada, assim não ocupo espaço lol ;D

Eu também acho maryn! Não vá o diabo tesselas isto do enterrar tem muito que se lhe diga!  :D :D ;)

carla_30

Eu quero ser cremada, tenho pavor à ideia de ir para debaixo da terra :D

maryn

Citação de: Hera em Setembro 23, 2016, 10:31:24
Citação de: maryn em Setembro 23, 2016, 10:16:22
é como eu. Quero ser cremada, assim não ocupo espaço lol ;D

Eu também acho maryn! Não vá o diabo tesselas isto do enterrar tem muito que se lhe diga!  :D :D ;)

realmente oh Hera, imagina que acontecia como no caso do Carlos Paião e acordava dentro do caixão...assim pelo menos sei que morro mesmo lol :D :D (oh conversa mórbida haha)
A verdade anda aí fora

Hera

Tens razão maryn mais vale prevenir que remediar, eu penso como tu!

Até dá arrepios! :)

E ser comida sem o meu consentimento? Nã.... isso não... :D :D :D :D
Quero ser cremada.  :)

Cassandra

Vocês vejam lá isso, a igreja católica era contra a cremação porque quando chegar o dia do Juízo quem tiver sido cremado não tem um corpo a que voltar...   ::)
"A lei da mente é implacável:
O que você pensa, você cria; O que você sente, você atrai; O que você acredita, torna-se realidade." (Buda)

Amunet

_Indigo_

Boa tarde,

Já li que em alguns países, enterram os mortos de pé. Em vez de abrir uma cova de 2 ou 3 metros de comprimento, abrem apenas com 1 metro e colocam o caixão de pé lá dentro. O que aconteceria se for enterrado de cabeça ao contrário? Defunto a fazer o pino  ;)

Hera

Citação de: _Indigo_ em Setembro 23, 2016, 02:18:28
Boa tarde,

Já li que em alguns países, enterram os mortos de pé. Em vez de abrir uma cova de 2 ou 3 metros de comprimento, abrem apenas com 1 metro e colocam o caixão de pé lá dentro. O que aconteceria se for enterrado de cabeça ao contrário? Defunto a fazer o pino  ;)

É por essas e outras que enzinha quero ser cremada! Fico tonta a fazer o pino! :)  :)

Dolce_Gab

september_morning

Eu quero ser enterrada, voltar a fazer parte do ciclo da vida, mesmo que indiretamente, e da forma mais simples possível. Para mim, bastava-me só ser enterrada num lençol, para que é que eu quero um caixão de madeira caríssimo depois de morta? :\

Cassandra

Citação de: september_morning em Setembro 23, 2016, 04:51:22
Para mim, bastava-me só ser enterrada num lençol, para que é que eu quero um caixão de madeira caríssimo depois de morta? :\

Não sejas assim... então e a economia? Hum? Temos de participar na economia e alguém tem de lucrar com a nossa morte.   :o

Citação de: _Indigo_ em Setembro 23, 2016, 02:18:28
Já li que em alguns países, enterram os mortos de pé. Em vez de abrir uma cova de 2 ou 3 metros de comprimento, abrem apenas com 1 metro e colocam o caixão de pé lá dentro.

Há uns bons 40, 50 anos atrás, as pessoas em Cabo Verde eram tão pobres que nem dinheiro para o caixão tinham, de modo que o cortejo fúnebre seguia com o morto sentado numa cadeira à vista de toda a gente, indo depois directamente para a cova.

Citação de: Amunet em Setembro 23, 2016, 01:34:49
Parace que eu sou a única que vai reencarnar  :P
Ao Julgamento pelo menos vais, por isso não te esqueças de escolher uma roupa bonita para o enterro :P

Já que falei em economia, os que querem ser cremados digam aos vossos familiares para se certificarem que o vosso caixão não é em segunda mão. É que há quem faça esse número: tiram o morto do caixão, queimam o corpo e reutilizam o caixão, sendo que os próximos ocupantes do mesmo pagam-no por inteiro como se ele fosse novo...  ::)
"A lei da mente é implacável:
O que você pensa, você cria; O que você sente, você atrai; O que você acredita, torna-se realidade." (Buda)

Hera

Citação de: Cassandra em Setembro 23, 2016, 05:36:42
Há uns bons 40, 50 anos atrás, as pessoas em Cabo Verde eram tão pobres que nem dinheiro para o caixão tinham, de modo que o cortejo fúnebre seguia com o morto sentado numa cadeira à vista de toda a gente, indo depois directamente para a cova.

Já que falei em economia, os que querem ser cremados digam aos vossos familiares para se certificarem que o vosso caixão não é em segunda mão. É que há quem faça esse número: tiram o morto do caixão, queimam o corpo e reutilizam o caixão, sendo que os próximos ocupantes do mesmo pagam-no por inteiro como se ele fosse novo...  ::)

Interessante. Cassandra e depois eram enterrados assim sentados nas cadeiras? Ou eram colocados num lençol e enterrados?
Á cada coisa! Mas é compreensível tendo em conta o ano e a pobreza da altura!

Aí, eu não dou o meu caixão a ninguém! Aí deles.... Que eu venho atazana-los :)  :) :)

A família já sabe quero: ser cremada, vestido branco até aos pés simples, descalça, cabelo solto  ;)
Se der claro! O caixão pode ser à escolha e possibilidades deles, não oponho a nada.
(oh conversa mórbida! Mas é a realidade) e dessa não tem com fugir.