• Bem-vindo ao Your Souls - A sua Alma , O seu ser....
 

Verdades relativas

Iniciado por Marta149, Agosto 30, 2016, 10:17:49

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Marta149

Verdades relativas

Em minhas reflexões e segundo orientações de Hermes, passei a crer que no estudo da sabedoria espiritual jamais devemos julgar os ensinamentos como certos ou errados, verdadeiros ou falsos. Acredito no conceito de verdades relativas.
(...) Afirmamos que a verdade é relativa, pois ela é um reflexo da percepção limitada de cada época, de cada cultura e de cada povo. A Verdade Absoluta de Deus é uma só mas cada um a concebe e a interpreta conforme a compreensão e o entendimento propiciados pelo seu momento evolutivo. Com o avanço da consciência e compreensão espiritual dos alunos da "escola Terra", a verdade vai se revelando de forma mais ampla, iluminando-nos e libertando-nos de antigos preconceitos e crenças limitantes.

Dentro desse contexto, podemos entender as religiões como formas diversas de se compreender as verdades espirituais, com o objetivo de promover a evolução espiritual baseada no nível de compreensão de seus adeptos e de sua cultura. E nenhum irmão pode afirmar que a sua verdade é melhor do que a de outro irmão pois ainda não há na Terra quem consiga captar a Verdade Absoluta de Deus. Logo, estão todos certos dentro de suas limitações. Em outras palavras, estão todos relativamente corretos dentro de seu nível de entendimento e evolução.

Podemos conceber, portanto, que as normas religiosas e sociais do passado representavam o entendimento limitado de cada época; a verdade daquele momento evolutivo de nosso mundo. Refletiam a capacidade evolutiva de compreensão daquela humanidade, que era a mesma de hoje, mas que estava em sua infância espiritual. Logo, o que é verdade hoje poderá ser uma meia verdade amanhã, porque a humanidade estará sempre em constante evolução. O que acreditamos como sendo o máximo da sabedoria, dentro de 10 ou 20 anos, será um pálido esboço dessa verdade. Como a evolução é uma lei natural da vida criada pelo Pai, o entendimento espiritual também deve evoluir sempre. A expansão da consciência deve ser um processo sereno, harmonioso, constante e progressivo. Eis a razão de existir do Universalismo Crístico: promover o avanço do entendimento espiritual em uma época de nossa evolução em que estamos propensos a dar rápidos saltos conscienciais.

Em Seu amor infinito, o Pai provê as necessidades de seus filhos conforme o que é necessário a cada um para melhor impulsionar a sua caminhada evolutiva. Portanto, todas as religiões provêm de Deus.  Compete a cada um fazer a sua análise, conforme o seu entendimento, das verdades que pode trazer para si, para o seu contexto evolutivo. O papel do Universalismo Crístico é convidar todos a refletirem sobre esses ensinamentos e verificarem se aquela "verdade relativa" que creem ainda é necessária para a sua caminhada evolutiva. Ou seja, refletir se já não está na hora de analisar com mais profundidade as suas crenças e procurar ter visões mais universalistas e mais tolerantes com o pensamento do próximo, avaliando ainda se o que acredita está de acordo com o bom senso e a lógica dos tempos atuais, sem, jamais, obviamente, afastar-se do amor, que é a única verdade absoluta que possuímos em mãos no atual estágio evolutivo de nosso mundo.

Autor: Roger Bottini Paranhos

Hera

Verdade! Como dizia Nietzsche.

A maior inimiga da verdade não é a mentira, pois esta se dilui com o tempo.
A maior inimiga da verdade é a convicção, pois esta é a mãe da alienação.

Nietzsche