• Bem-vindo ao Your Souls - A sua Alma , O seu ser....
 

Isaac e Rebeca

Iniciado por Ziva75, Agosto 27, 2016, 05:35:47

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Ziva75

Isaac, Isaque ou Yitzhak (do hebraico יצחק, literalmente "ele vai rir") é um personagem da Bíblia Hebraica, era filho de Abraão com sua esposa Sara. Após seu nascimento, seu irmão bastardo Ismael foi enviado ao sul e a história do povo judeu segue então a linguagem do filho legítimo de Abraão.


Quando ainda pequeno, Isaac foi instrumento da maior prova de fé de Abraão, quando Deus ordenou que ele levasse Isaac ao alto de uma colina para sacrificá-lo. Ao ver que Abraão, resignado e com uma faca pronta para degolar o seu filho, Deus enviou um anjo a segurar sua mão, impedindo de matá-lo.
 

As duas nações
Isaac casou-se com sua bela prima Rebeca, que foi sua única esposa. E Isaque orou insistentemente ao Senhor por sua mulher, porquanto era estéril; e o Senhor ouviu as suas orações. E o Senhor disse a Rebeca: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor (Gênesis 25;23).

Rebeca assim, teve dois filhos, Jacó e Esaú. O filho mais velho Esaú era o favorito do pai e teria o direito às bênçãos de Deus por ser o primogênito. Mas após Jacó ter enganado seu pai, que era muito velho e estava cego, se apresentou a Isaque como fosse seu filho mais velho e o enganou recebendo assim a bênção no lugar de seu irmão Esaú. Logo após os dois brigaram e ao se separarem, Jacó, o favorito da mãe, ficou sendo o herdeiro da tradição hebraica. Esaú por sua vez, daria início à história dos povos árabes.


A história de Isaac na Bíblia contém muitos eventos similares a outros ocorridos durante a vida de Abraão. Alguns estudiosos debatem se estas coincidências seriam fruto de um recurso estilístico com a finalidade de fortalecer o laço entre ele e seu pai, ou se seriam resultado do longo período de tradição oral desde o tempo em que Isaac foi vivo até o momento em que o livro de Gênesis teria sido compilado.



REBECA

Rebeca (do hebraico רִבְקָה, transl. Rivqá), personagem do Antigo Testamento, era filha de Betuel, irmã de Labão, mulher de Isaque e mãe de Jacó e Esaú. É também a sobrinha de Sara, da qual teria herdado a beleza.

Eliezer
Rebeca foi descoberta por Eliezer, servo de Abraão, que orou a Deus e pediu um sinal, no qual aparecesse uma donzela de grande formosura que dará de beber água a ele e aos seus camelos antes de a si própria (Gênesis 24;43-46). Coisa que não é normal até os dias de hoje. O dote de Rebeca foi o de maior proporção e riquezas da época. Foram oferecidos dez camelos (Gênesis 24;10) e vários utensílios de ouro. Após ter saciada sua sede e a de seus camelos, Eliezer imediatamente deu a Rebeca um pendente e duas pulseiras de ouro (Gênesis 24;47), e o resto do tesouro foi para o seu pai Betuel.

Talentos
Rebeca era ótima cozinheira, e ensinou tudo a seu filho Jacó que por sua vez era muito parecido com a mãe, e estava atento a todas as coisas que Rebeca fazia.
Rebeca tinha certeza que Jacó era o verdadeiro herdeiro da benção de Deus, pois soubera ela interpretar a profecia " o maior servirá ao menor." (Gênesis 25;23) Ora, Esaú de fato era o maior e mais forte, era grande de estatura, e seu corpo era peludo (Gênesis 25;25), não dava muita importância no valor da primogenitura e chegou a trocá-la por um prato de lentilhas (Gênesis 25;34), tomava para si mulheres estrangeiras (Gênesis 23:34). Rebeca ensinou também a Jacó o valor de sua parentela (Gênesis 26:35), no qual ele tomaria para si somente mulheres entre o seu povo: (Que no futuro seria sua sobrinha, a bela Raquel).

Bençãos
Rebeca tinha certeza que estava fazendo a vontade de Deus quando aconselhou a Jacó a se passar por Esaú e receber as bençãos de Deus (Gênesis 27;6-17). Jacó então recebeu todas as bençãos de Deus, Jacó é o pai da nação de Israel junto com a bela Raquel, a mãe, e Rebeca, a avó.

Morte

Rebeca adoeceu durante o exílio de Jacó na casa de seu irmão Labão, e morreu durante o retorno de Jacó a Canaã com sua grandiosa família, empregados, e possessões. Débora foi quem cuidou de Rebeca até o seu falecimento.
Rebeca morreu em um lugar que Jacó chama de Alon Bachut (hebraico: אלון בכות), "carvalho do pranto". A Bíblia só fala a respeito da morte de Débora, ama de Rebeca (Gênesis 35:8 ). De acordo com o Midrash, o formulário plural da palavra Alon Bachut traduz uma "tristeza em dobro", indicando que Rebeca também teria morrido neste lugar.
Conforme a tradição, Rebeca foi enterrada na caverna dos Patriarcas, em Hebron.

 
Fonte: Beraldo L. Figueiredo
Estudioso do Espiritualismo e Projeção do corpo Astral.

"Treina-te para deixares ir tudo o que mais temes perder."