• Bem-vindo ao Your Souls - A sua Alma , O seu ser....

O que é ser católico não praticante?

Iniciado por Ziva75, Agosto 26, 2016, 08:10:55

Tópico anterior - Tópico seguinte

Ziva75

Pela primeira vez vou falar de mim!
Os meus pais casaram na igreja religião católica como os meus avós e até à 7ª geração paterna tenho dados que comprovam que também o fizeram.
Apesar da minha mãe dizer que é católica não praticante e não ir a missa à semana e ao domingo não ir porque tem que fazer o almoço e a missa termina ao meio dia. O meu pai enquanto foi vivo dizia que era ateu.
Tanto os meus irmãos como eu  fomos batizados, e eu, fiz a Primeira Comunhão, profissão de Fé, e Crisma.
Como filha mais velha era impensável eu à 20 anos não casar pela igreja, porque a minha mãe matava-me! e como tal casei como manda o figurino. 
Passado 5 anos fui mãe uma única vez até hoje tal como casada. Nessa altura, só falavam em batizar a criança. Vocês com certeza que sabem ou já ouviram o que dizem enquanto a criança não é batizada. Até que o fiz quando ela tinha um ano!
Eu desde à muitos anos que não sou praticante mas também não me considero católica.
A vida ensinou-me a questionar e quando tinha 12 anos e terminei a minha formação católica eu fiz uma pergunta.
Que foi: Se deus criou a terra o Adão e a Eva, era só um casal como se reproduziram? Teve que ser pais com filhos ou irmãos com irmãs?
E a resposta, foi levar uma bofetada da catequista.
Mas porquê? Foi o que me andaram a ensinar, o Adão e a Eva. Se fosse hoje diria que foi uma grande orgia, naquela altura ainda não conhecia essa palavra. 
No meu dia a dia com colegas, familiares, ou até desconhecidos ouço conversas do tipo.

Eu sou católica/o mas não sou praticante, o meu filho/a é católico mas está junto.

Qual é a tua religião? Sou católica não praticante, vivo junta e tenho dois filhos e tive que pagar ao padre 30 euros por um papel de autorização para batizar os meninos.

Eu sou católica mas não vou a missa e quando quiser confessar-me confesso-me a deus.

Estes são alguns exemplos, mas há muitos... muitos mais.

E agora digam-me ou tentem me explicar. 

O que é ser católico não praticante?

Quais os deveres de um católico não praticante? 

Não sendo praticante pode-se ser católico?
"Treina-te para deixares ir tudo o que mais temes perder."

smaiza

Ziva, normalmente quando se diz católico não praticante, são os crentes na igreja catolica mas que por norma não se fazem presentes no culto (missa).

Eu daria outra interpretação. Para mim um não praticante, sendo catolico ou não, é alguém que se identifica com determinada religião ou doutrina, mas não segue os preceitos na mesma. Poderão até estar diariamente no culto, bater com a mão no peito e afins, mas se na sua vida quotidiana não colocarem os seus ensinamentos em pratica, são meros espectadores.

Eu, tal como tu, influenciada pelos meus pais, cresci no seio da religião católica, mas actualmente identifico-me com o espiritismo.
Há uma ou duas teorias, as quais eu não comungo, mas no geral parece-me a mais coerente.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
(Confúcio)

Cassandra

Citação de: smaiza em Agosto 26, 2016, 08:36:45
Ziva, normalmente quando se diz católico não praticante, são os crentes na igreja catolica mas que por norma não se fazem presentes no culto (missa).

Exacto, isto é o que as pessoas geralmente querem dizer. Pessoalmente, acho que não existem católicos não praticantes.

Isto é uma expressão que terá nascido na altura em que a igreja começou a perder força, mas ainda ficava mal as pessoas dizerem que não iam à igreja ou que não eram crentes. Então surgiu a explicação do católico não praticante que acabou por pegar na linguagem corrente e manteve-e até aos dias de hoje.

Para se perceber como a expressão não faz sentido, tiremos o católico para pôr outra coisa qualquer. Por exemplo, se eu disser que sou uma corredora de ultra maratonas não praticante, o que é que vocês retiram daqui?

Segues os preceitos que são exigidos aos bons católicos, aceitas do dogmas da igreja católica, segues as regras do "clube"? Penso que a melhor definição no teu caso seria "sou uma simpatizante do catolicismo por via familiar".
"A lei da mente é implacável:
O que você pensa, você cria; O que você sente, você atrai; O que você acredita, torna-se realidade." (Buda)

Fleite

Pelo que vou apreciando de conversas quem se diz católico não praticante é alguém que se identifica com os ensinamentos do catolicismo, mas se abstém das práticas dominicais de ir à missa ou participar em procissões, por exemplo.

São pessoas que nunca chegaram a interiorizar como verdade absoluta os dogmas da fé cristã, mas sentem necessidade de se acreditarem em alguma coisa. Normalmente os seus conhecimentos acerca do cristianismo são escassos e não mostram interesse em aumentá-los.

Joao

Por acaso é engraçado esta conversa dos católicos não praticantes! Como já disseram, e bem, isso não existe. É como dizer que se é um banqueiro não praticante ou um policia não praticante, ou um piloto de fórmula 1 não praticante. Não faz qualquer sentido.

Só é católico quem segue a preceito as regras da instituição igreja católica apostólica romana.

Os outros das duas umas: ou se identificam com alguns valores divulgados pela igreja católica, ou são supostos seguidores das ideias deles por "legado" familiar... é católico porque os pais também eram... católicos por hábito, não por convicção parece-me. Às tantas a maioria dos que se dizem católicos o são por hábito, porque se analisar-se as suas acções no dia a dia provavelmente nem correspondem ao prescrito pela igreja pelo menos é o que me dizia uma ex-amiga minha que ia à catequese e tal que muita gente que ia à missa eram supostamente um exemplo lá dentro e uma vergonha fora da igreja.

"Se deus criou a terra o Adão e a Eva, era só um casal como se reproduziram? Teve que ser pais com filhos ou irmãos com irmãs?"
A catequista provou que era ignorante e parva... bater porque ela mesma não sabia a resposta, se calhar era a técnica de antigamente, quando não sabemos batemos para que os meninos não se atrevam a fazer perguntas que a gente não faz a mínima ideia da resposta.

Adão e Eva e muitos outros seres que servem de modelos para os seres humanos aqui na Terra originaram-se da separação que ocorre a determinada distância da Luz com o arrefecimento que permite que os espíritos possam separa-se em negativo (passivo) a mulher, mais intuitiva por tanto, e em positivo (ativo) o homem, mais grosseiro por tanto, despertando assim para a auto-consciência... isto acontece para os lado do topo da Criação... nenhum ser humano que se desenvolve na Terra lá chegará, a sua pátria é muito mais abaixo no último plano do paraíso eterno onde se encontram os espíritos humanos.

Então e na Terra, que foi provavelmente a sua grande dúvida, como apareceram aqui os seres humanos? Depois de um grande período de evolução e de serem trazidos os elementos necessários para criar vida a mesma foi-se desenvolvendo lentamente ao longo de muito tempo, quando a determinada altura os animais começaram a atingir a perfeição máxima que lhes era possível, era necessário que viesse o ser humano para que evolução não estagnasse e sim progredisse, e desses animais mais evoluídos, uma espécie de babuínos que depois desaparecer deu origem aos receptáculos onde vieram a incorporar os seres humanos. Note-se que os babuínos não eram seus pais! Apenas formaram o invólucro terreno onde puderam incorporar os seres humanos... as mulheres incorporaram nos mais belos e delicados receptáculos/ invólucros de acordo com a sua espécie. Os babuínos fizeram o melhor que puderam para ensinar os humanos mas depois estes ficaram por sua conta pois a espécie teve de desaparecer. Os humanos contaram naturalmente com o auxílio dos seres da natureza que lhes ensinaram tudo quanto precisavam, e ainda hoje o fariam se tivessem se mantido de acordo com vontade do Criador e não tivessem elevado o raciocínio ao lugar que lhe deram até agora e que deveria pertencer ao espírito.

A explicação aí está... muito resumido, mas se procurar realmente e persistir nessa procura poderá encontrar toda a informação sobre "o nascimento da Terra" e o seu desenvolvimento incluindo o aparecimento dos humanos nela. E muito mais há a saber, é só procurar realmente disposta a aceitar a informação verdadeira que encontrará.