• Bem-vindo ao Your Souls - A sua Alma , O seu ser....

Causa e Efeito

Iniciado por smaiza, Agosto 15, 2016, 05:36:50

Tópico anterior - Tópico seguinte

smaiza

Causa e Efeito

"O Karma não cria nem planeja nada. É o homem quem planeja e cria causas, e a Lei Cármica ajusta o efeito. Tal ajustamento não é um ato, mas a harmonia universal que tende sempre a reassumir sua posição original, tal qual um galho de árvore que, puxado violentamente para baixo, retorna com igual violência. Se o braço que o puxou se deslocar ou quebrar, quem teria sido o causador do sofrimento? O galho ou a nossa insensatez?"
(A Doutrina Secreta)
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
(Confúcio)

Fleite

Citação de: smaiza em Agosto 15, 2016, 05:36:50
Causa e Efeito

"O Karma não cria nem planeja nada. É o homem quem planeja e cria causas, e a Lei Cármica ajusta o efeito. Tal ajustamento não é um ato, mas a harmonia universal que tende sempre a reassumir sua posição original, tal qual um galho de árvore que, puxado violentamente para baixo, retorna com igual violência. Se o braço que o puxou se deslocar ou quebrar, quem teria sido o causador do sofrimento? O galho ou a nossa insensatez?"
(A Doutrina Secreta)

A Smaiza não leve a mal eu retrucar e expôr o meu ponto de vista. Não estou aqui para pegar com ninguém, para criticar, nem tão-pouco com intenções de criar conceitos religiosos como já me acusaram, apesar de saberem que eu não me acredito em deuses que falam ou já falaram com os homens.

Entendo porém que um fórum é um local de troca de ideias e por isso mesmo tento animar um pouco este, incitando ao debate dessas mesmas ideias e convicções, para que não se transforme num depósito de mensagens que cada um retira da net, muitas vezes só porque acharam bonitas, mas das quais não compreenderam o alcance benigno ou não do conteúdo.

Para quem acredita no Karma, dizer que ele não cria nem planeia nada é porque não compreende o que significa o karma na vida de uma pessoa.  A lei do Karma, passo a citar, é aquela lei que ajusta o efeito à sua causa, ou seja, todo o bem ou mal que tenhamos feito numa vida virá trazer-nos consequências boas ou más para esta vida ou próximas existências. A lei do Karma é imodificável, e é conhecida em várias religiões como "justiça celestial". Portanto o karma é um processo de criação e planeamento do futuro de forma constante, porque qualquer ato praticado agora está a criar um ato a ser praticado no futuro como consequência deste.

O homem não planeia nem cria causas, quando mundo pratica atos de sobrevivência e para tal tem que interagir com a natureza e com seus semelhantes que por sua vez e também por necessidade de sobrevivência criam um ciclo natural de causa e efeito. Só não seria assim se passasse-mos a vida a dormir, mas mesmo desse modo poluiríamos a natureza obrigando-a a reagir contra isso.

A harmonia da natureza (universal), não tende a repôr a sua situação original. Quando constata que algo não funciona ela cria condições para que deixe de existir. Os dinossauros foram extinguidos por um meteorito porque devido ao seu tamanho não conseguiram quantidade de alimento suficiente no meio da devastação que cá ficou. A natureza não mais criou animais de tal envergadura porque se apercebeu que não serviam para povoar a terra, conseguindo assim uma nova harmonia com animais mais pequenos e melhor adaptáveis a mudanças.

A história do galho é muito bonita para encher corações porque leva o nosso inconsciente para as parábolas de Jesus, incitando o nosso intimo a ligar todo o conteúdo do paragrafo aos ensinamentos que ele nos deixou. Não são só os pokemones que condicionam a mente dos homens. Outros há ainda mais condicionantes.

smaiza

FLeite não levo nada a mal, nem tenho que o fazer.

O Forum é de todos nós, e o intuito é cada um partilhar exactamente o que pensa, as suas experiências...

Não temos, nem devemos, comungar todos dos mesmos ideais. É exactamente no "confronto" de ideias que, crescemos e evoluimos.  ;D
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
(Confúcio)