• Bem-vindo ao Your Souls - A sua Alma , O seu ser....

Aniversário da Extinção da Inquisicao, 8 de Abril

Iniciado por Tokoba de Xango, Abril 08, 2016, 12:08:12

Tópico anterior - Tópico seguinte

Tokoba de Xango

Em 1821 foi extinta formalmente a inquisicao em Portugal.
Durante os seus 285 anos de vigência em Portugal, o Tribunal, considerado santo nos meios e nos fins, processou dezenas de milhares de pessoas e condenou milhares à fogueira; muitas outras morreram na prisão à espera de julgamento.

O Tribunal do Santo Ofício foi extinto um ano depois da vitória de revolução liberal (1820) por decisão das cortes gerais do reino.

Tokoba de Xango

Se ainda existisse inquisição, ja estavamos todos a assar nas fogueiras pela simples razão de pensarmos sem ser com a Bíblia na mão....

Victoria

Ainda hoje, há vários movimentos semelhantes à Inquisição, que de santa, nada tem  :(
Nem todos evoluíram ...  :(

Tokoba de Xango

Uma grande verdade... Nós que vivemos num pais fundamentalista catolico bem sabemos o que é o preconceito dos inquisidoresinhos que nao faltam por aí. ..
Ha por aí muita gente que se pudesse mandava prender e fechar nos as casas e consultórios... 

MrM

Ora bem mais uma questão porreira e não muito bem tratada.

Houve 2 inquisições em Portugal, uma religiosa, outra cívil (que infelizmente tinha religiosos corrompidos).

Sim, no geral, foi uma página negra na história.
Crux sacra sit mihi lux / Non draco sit mihi dux
Vade retro satana / Numquam suade mihi vana
Sunt mala quae libas / Ipse venena bibas

Hugão

Não há nada a dizer.. A não ser questionar a religião e os processos religiosos..

Valkyrie

Não sei se é apenas uma impressão que.eu tenho ou se mais alguém aqui partilha a mesma visão que eu. Mas actualmente e felizmente não me deparo com fanaticos, tirando algumas testemunhas de Jeová que insistem em falar (e falar e falar) na tentativa de vencer pelo cansaço. No entanto no Brasil, continua a existir muito fanatismo e coisas extremas.
"My manner of thinking, so you say, cannot be approved. Do you suppose I care? A poor fool indeed is he who adopts a manner of thinking for others!"
― Marquis de Sade

Endruil

Citação de: Valkyrie em Abril 14, 2016, 01:23:49
Não sei se é apenas uma impressão que.eu tenho ou se mais alguém aqui partilha a mesma visão que eu. Mas actualmente e felizmente não me deparo com fanaticos, tirando algumas testemunhas de Jeová que insistem em falar (e falar e falar) na tentativa de vencer pelo cansaço. No entanto no Brasil, continua a existir muito fanatismo e coisas extremas.

O fanatismo agora toma proporções mais subtis. A malta praticante das suas religiões é muito fanática à sua maneira. Racionalizando as suas crenças tentam por Deus, por exemplo, como a única verdade na mesma, continuam a por as outras de parte como erradas. Enfim, o fanatismo está presente em todas as doutrinas, crenças e até ciências (sim, a ciência é uma religião ao ponto em que está quase).

Portanto, ainda está bem presente. A única diferença é que já não se podem andar a queimar mutuamente nos tempos que correm ;)

maryn

Bom, eu na minha maluquice, acho que poderiam as duas coisas se darem bem...por exemplo sou católica, mas no entanto acho que muita coisa (espiritos etc) existem....não é preciso existir fanatismo....
A verdade anda aí fora

MrM

Citação de: maryn em Abril 14, 2016, 02:21:04
Bom, eu na minha maluquice, acho que poderiam as duas coisas se darem bem...por exemplo sou católica, mas no entanto acho que muita coisa (espiritos etc) existem....não é preciso existir fanatismo....

Acreditar na existência de espiritos não é incompativel com a Igreja católica, antes pelo contrário.
Invoca-los é que é.

Houve um défice de formação na catequse a partir dos anos 60 sobre este tipo de assuntos.
Porém, a teologia mistica e ascética tratam esse tipo de assuntos.

Se puder ajudar neste campo dando a versão e explicação da igreja católica e ortodoxa não hesite em perguntar.
Crux sacra sit mihi lux / Non draco sit mihi dux
Vade retro satana / Numquam suade mihi vana
Sunt mala quae libas / Ipse venena bibas