• Bem-vindo ao Your Souls - A sua Alma , O seu ser....

Pesadelos mais comuns e seus significados

Iniciado por Blue Star, Agosto 03, 2016, 04:56:39

Tópico anterior - Tópico seguinte

Blue Star

Cair:
Todas as pessoas já tiveram um sonho de estara cair em direção ao chão em velocidade absurda. O fato de estar quase adormecido e então ter a sensação repentina de cair, leva alguns cientistas a acreditar, que pode ser causado por determinados fatores.
Como uma mudança na pressão arterial em cair na inconsciência, ou pelo movimento do fluido do ouvido interno, que ajuda a equilibrar. Alguns significados atribuídos a este tipo incluem medo de perder o controle.

Ser perseguido
Freud pensava que estes sonhos representavam medos sexuais específicos: castração para homens e estupro para mulheres. Mas Freud foi amplamente desacreditado como fonte de interpretação de sonho, desde que ele interpretou quase tudo sexualmente.
E interpretações modernas sugerem que os sonhos de perseguição são uma metáfora para insegurança, em si próprio ou nas circunstâncias, ou ainda sobre culpa não resolvida.

Nu em Público
Há duas maneiras principais para interpretação destes sonhos. Uma é o medo de ser exposto, com algum aspecto que se prefere manter em segredo, e outra interpretação sugere um sentimento de inferioridade. Porém, se ninguém percebe que o indivíduo está nu, é estipulado que o sonho simboliza um medo vazio, e que as preocupações não são reais.

Ser Ferido
Ser ferido no sonho pode ter relação com áreas da vida em que é sentida ausência de poder. Se for um machucado causado por si mesmo, pode haver relação com medos que serão sabotados pelos próprios esforços, acidentalmente ou não.
Se o machucado é causado por alguém, pode ser que seja sobre situações em que há sensação de estar sendo eliminado ou colocado para baixo. Se no sonho é possível tratar do próprio ferimento, é no geral bom sinal, sugerindo que também seja capaz de lidar com a situação aborrecedora. Se há dor no sonho, pode haver ligação com lesão física de recuperação, ou lesão emocional.

Perda do Dente
A perda de dentes pode representar autoconsciência, seja acerca da aparência ou idade. Há também explicação mais física para sonhos de perda dos dentes, para aqueles que rangem os dentes, ou apresentam dentes sensíveis, e então com maior chance de ter sonhos deste tipo. No caso de dor de dente, os sonhos deste tipo são mais prováveis de ocorrer.

Estar Perdido
Os sonhos em que a pessoa se encontra perdida, no geral, refletem o sentimento literal de estar perdido. Porém é importante observar como se perdeu no sonho, ao interpretar pesadelos de permanência em lugar estranho sem idéia de como retornar para familiares.
Se a pessoa se perdeu por si, pode ser que esteja incerta do que deseja, ou pode ser relacionado à escolha em que há indecisão. Se a pessoa estiver apenas perdida, pela floresta, ou estranha cidade, então é possível que esteja sentindo preso, sem progresso em aspectos da vida.

Ser Preso
Este tipo de sonho reflete um sentimento de estar preso na vida real. A pessoa pode estar se sentindo presa no emprego, ou incapaz de fazer uma escolha. Mas a interpretação geral é que o subconsciente está mandando o empurrão para agir por meio de metáfora.

Exames
O sonho de estar em exame sem preparação é comum. Os teóricos apontam que o motivo é por exames serem tão estressantes em vida real, que se tornam perfeitos para subconsciente agarrar como símbolo de estresse pela vida toda.
Não estar preparado pra um teste no sonho, representa medos de não estar preparado para desafios da vida. E ainda reprovar em teste no sonho, é estipulado por alguns como bom sinal.

Morrendo
O sonho da morte pode representar recomeço, uma antiga parte de si em descanso para novas oportunidades. Sonhos de sepulturas e túmulos podem representar a preocupação de que partes de si morreram, ou simbolizar partes de si que caíram em esquecimento.

Traição da Pessoa Amada
É mais provável, que sonhos sobre ser traído ou atacado pelas costas por amigos tratem sobre sentir-se abandonado ou alienado por eles. Se eles estão se dedicando em tempo total para outro fator, talvez faça sentido a possibilidade de traição. É claro que, se já havia preocupação sobre infidelidade, o subconsciente pode ter aplicado este medo.

Fonte: http://top10mais.org/

smaiza

Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
(Confúcio)

maryn

já tive sonhos em que ia a cair e também ser perseguido.

O mais estranho é em alguns sonhos, estar a falar com alguém, mas sentir os olhos demasiado pesados para os ter abertos no sonho
A verdade anda aí fora

smaiza

Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
(Confúcio)

Cassandra

Nunca esqueçam a contextualização dos eventos.

O contexto em que as coisas surgem faz muita diferença na interpretação.
"A lei da mente é implacável:
O que você pensa, você cria; O que você sente, você atrai; O que você acredita, torna-se realidade." (Buda)

maryn

A verdade anda aí fora

Cody Sweets 4ever

Cassandra

Citação de: maryn em Agosto 04, 2016, 04:13:30
a mim por norma é alguém conhecido, numa conversa banal ???
Da proxima vez que sonhares com isso, podes sempre partilhar connosco, para vermos se conseguimos chegar a alguma conclusão. Um sonho fresquinho, cheio de detalhes!   :D

Isto porque, se é recorrente, deve ter algum significado.

Citação de: Cody Sweets 4ever em Agosto 04, 2016, 05:42:50
Por acaso não costumo ter pesadelos com estas coisas :)
E com outras coisas?  ;D
O que você pensa, você cria; O que você sente, você atrai; O que você acredita, torna-se realidade." (Buda)

Blue Star

Tenho um sonho recorrente...estou na praia, vejo uma onda gigante (mesmo muito gigante) e quando esta chega perto de mim acordo. Só e apenas.  :-\
Isto já acontece há muitos anos  ::)

Cassandra

Citação de: Blue Star em Agosto 04, 2016, 07:05:18
Tenho um sonho recorrente...estou na praia, vejo uma onda gigante (mesmo muito gigante) e quando esta chega perto de mim acordo. Só e apenas.  :-\
Isto já acontece há muitos anos  ::)

Sonhar com ondas também é comum.

A água está ligada às emoções, ao inconsciente. Se o sonho é só isso, há qualquer coisa dentro de ti que quer sair, mas ainda não estás pronta para começar a fazer esse trabalho (não há mais detalhes por onde pegar).

O que quer que seja, por muito que o tentes conter, tem força. Tanta força quanto o tamanho dessa onda. Essa força arranja sempre forma de sair, de se manifestar. Mas como não é expressa de forma consciente, não é resolvida e por isso fica por aí, a exercer a sua influência sobre os teus pensamentos, emoções ou acções que tenhas no dia-a-dia.

Blue Star

Tenho este sonho desde a minha infância...já tenho 39 anitos... :(
Obrigada Cassandra  :)

Cassandra

Tiago2015

Muito interessante..  O único sonho que tenho muito frequente é com uma cobra enorme que me persegue e eu por mais que tente não consigo fugir, mas ela também não me  ataca...  Ou então q estou dentro de um saco cheio de cobras todas enroladas... Sonho mesmo muito com cobras, e é coisa que não tenho medo... 
"Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos de realmente nosso, de impenetravelmente e inexpugnavelmente nosso."
Fernando Pessoa

Cassandra

Citação de: black_venus em Agosto 04, 2016, 11:13:28
Muito interessante..  O único sonho que tenho muito frequente é com uma cobra enorme que me persegue e eu por mais que tente não consigo fugir, mas ela também não me  ataca...  Ou então q estou dentro de um saco cheio de cobras todas enroladas... Sonho mesmo muito com cobras, e é coisa que não tenho medo... 

Tal como tu, houve um tempo bastante prolongado da minha vida em que sonhei muito com serpentes/ cobras.

Apesar de serem animais mal vistos nesta sociedade, muito por causa das interpretações de uma certa história do Velho Testamento, as sociedades mais antigas referenciam muito as serpentes e é dessa época que ficou estabelecido o significado da serpente como animal de iluminação, conhecimento, renascimento.

Aliás, se pensarmos bem na tal história do Velho Testamento, se não fosse pela serpente a humanidade nunca teria tido a noção de que vivia "nua" e nunca teria visto as verdadeiras cores dos seres que eram os seus supostos criadores/ cuidadores.

Assim, apesar de geralmente se associar sonhar com serpentes a traições e coisas do género, penso que esse tipo de interpretações standard apenas reflectem uma noção imposta pela sociedade do carácter das serpentes, longe das mensagens que a serpente pode estar a querer enviar.