Bem-vindo ao Your Souls - A sua Alma , O seu ser.... Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
406
Total de mensagens
23.195
Total de tópicos
3.859
0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.
"Se você falar com os animais, eles irão falar consigo.
E assim, vocês conhecerão um ao outro.
Se você não falar com eles, não os conhecerá...
...E aquilo que você não conhece, você teme.
... E aquilo que se teme, se destrói.
"
Chefe Dan George

Animal de Poder é um arquétipo ou manifestação simbólica das forças interiores do indivíduo, que atua como um Guia ou um Mestre, uma forma que representa a nossa personalidade ou comportamento. Os animais de poder aparecem para ajudar o indivíduo a compreender o que está a viver no momento e/ou para o alertar sobre uma mudança necessária na sua vida.

A sabedoria existente num animal específico não está necessariamente ligada com a sua aparência ou com os preconceitos e crenças criados a respeito desse animal. Cada indivíduo possui o seu animal de poder (ou totem) que corresponde às caraterísticas que esse indivíduo necessita de desenvolver, aprender e manifestar em si, num determinado momento da vida. Por conseguinte, todos nós possuímos um animal que faz parte da nossa Medicina Pessoal. Estes animais estão profundamente enraizados na nossa consciência representando qualidades que necessitamos de desenvolver, lições que devemos aprender com intuição e humildade e que estão ocultas.

É o animal de poder que escolhe o indivíduo e não o contrário. É importante não deixar que o ego interfira no processo de encontro com o animal de poder. Muitas vezes, a pessoa deseja que o seu animal seja o mais bonito e o mais forte na sua opinião e, esses são desejos do ego que acabam por atrapalhar a apresentação do animal que o indivíduo realmente necessita. Não há animais melhores ou piores do que os outros. Todos os animais simbolizam os aspetos instintivos e inconscientes do Ser. Jung considerava o simbolismo animal como uma visualização do EU Inconsciente. Ele afirmava que o homem se torna humano quando conquista a sua individualidade animal.

Quando se descobre o animal de poder devemos estabelecer um relacionamento com o mesmo. Devemos invocá-lo para realizar as nossas tarefas, visualizá-lo frequentemente durante o dia, perto e dentro de nós e procurar aprender a desenvolver e manifestar as suas caraterísticas. Invocar o animal de poder não é invocar algo que vem de fora, mas sim de dentro de nós. Quando invocamos o poder do animal, invocamos a sua essência. Quando aprendemos os aspetos animais da nossa própria natureza, estamos ao nível dos padrões instintivos que guiam o comportamento dos animais e que estão presentes nos seres humanos, como uma fonte inesgotável de sabedoria. Por isso, cada animal possui os seus talentos específicos, ou uma essência espiritual, e através disso, cada um com sua própria medicina, transmitem-nos a sua sabedoria.

Apesar de termos um animal de poder específico, outros podem apresentar-se, dependendo do trabalho que se está a fazer. É muito importante, por isso, estar atento aos sinais e mensagens que o arquétipo do animal nos passa, que podem aparecer em sonhos, no dia-a-dia, em coincidências diárias, entre outros.

É importante ainda ter em conta a forma como o animal se mostra: o seu tamanho, estado de espírito, cor, saúde, olhar, movimento, entre outros. Um animal de poder é um guardião que não somente aumenta a nossa energia física e a nossa capacidade de resistir às doenças, como também aumenta a nossa acuidade mental e autoconfiança.

Encontrar o animal de poder

Uma das ferramentas mais poderosas para o crescimento pessoal é o trabalho com os espíritos animais. Para os mais experientes neste caminho, os animais podem aparecer frequentemente, principalmente quando se necessitam do auxílio deles. Mas encontrar um Animal de Poder, às vezes, pode ser uma tarefa difícil. Assim que você estabelecer uma conexão forte com seu animal de poder, você poderá invocá-lo quando desejar para auxiliá-lo e aconselhá-lo. Geralmente essa comunicação dá-se através da Viagem Xamânica ou uma voz interna.

Outro modo Xamânico que você pode usar para conectar os seus animais de poder, é utilizar um enfoque (um objeto físico para representar o animal) que pode ser um quadro, uma imagem, uma reprodução em miniatura, uma parte do corpo (um dente, uma asa). Qualquer um desses objetos poderá ser-lhe útil na sua conexão com ele. Segure o objeto e procure sentir a energia fluindo pelas mãos e tomando conta de todo seu ser dando-lhes a paz e o respeito necessário para a conexão. É muito importante dentro do Xamanismo, que você se transforme regularmente no seu animal, para que ele sinta-se satisfeito e possa permanecer ao seu lado. Esse espírito animal que existe na nossa mente-corpo deseja ter a alegria de existir na forma material. Temos que encarar esse fato como uma permuta, pois tal como o ser humano deseja sentir a realidade incomum tornando-se num Xamã, também o animal de poder deseja sentir a nossa realidade entrando no corpo de um ser humano vivente. E você pode fazê-lo imitando os seus movimentos, criando uma 'dança' que vai possibilitar o animal a expressar-se através de seu corpo. Na maioria das vezes, esses animais são seus aliados, e para saber isso, é melhor pedir uma confirmação física de algum tipo. Entre em sua mente e pergunte se tal animal é seu aliado; peça que ele revele isto para você de alguma maneira dentro de uma semana. A confirmação pode ser de muitas formas: encontrar pegadas, vendo um programa de televisão e então surge o animal, quadros ou estatuetas dos animais. Espere para ver o que vai acontecer. Você poderá ser surpreendido! Para que você comece a trabalhar com seu animal de poder, tudo o que você precisa, é ter respeito por seu animal. Lembre-se que o animal veio fazer com você uma parceria que visa orientar você no seu crescimento pessoal e espiritual.

- Relaxe e respire fundo para ficar calma/o.
- Escolha um sítio escuro, tranquilo, que não seja interrompida/o.
- Deite-se no chão sem almofada e sente-se confortável, tire os sapatos.
- Pode colocar uma venda nos olhos tapando-os.
- Visualize uma abertura na terra, algo que conheça ou que se recorde, um buraco de uma escavação ou um túnel. Qualquer entrada serve, desde que seja um buraco, feito por um animal ou numa árvore. A entrada certa é aquela que lhe parecer confortável. Observe-a e veja os detalhes dessa entrada.
- Entre nela, comece a sua viagem. Atravesse a entrada e entre no Túnel. Este pode ser escuro e nebuloso. Pode também não ser direito e ter curvas. Podem surgir declives também.
- Firme no seu pensamento que esta viagem tem como intuito encontrar/fortalecer os laços com o seu animal de poder.
- Fique atenta/o pois ele virá ter consigo. Não pense que aparece só um. Podem aparecer vários, mas o seu, terá que aparecer 4 vezes. Peça-lhe que se mostre em posições diferentes. Se ele assim proceder, então esse será o seu animal de poder. Esteja atenta/o, no entanto, para outros animais que possam surgir.
- Fale com ele e pergunte-lhe o que é que ele precisa.
- Fale de si, veja os pormenores dele e tente estar com ele mesmo. Pode falar também sobre um problema específico seu, da sua vida e pedir-lhe ajuda, que lhe mostre o caminho.
- Adore o seu animal, brinque com ele e passeie. Peça-lhe que lhe leve a passear, que lhe mostre o caminho...

Quando descobrir o seu animal, não o poderá esquecer, pois ele pode ir-se embora. Fale com ele, lembre-se dele, faça os sons que ele costuma fazer para que ele se sinta sempre em si. Poderá perdê-lo por qualquer razão e nesse dia ficará desanimada e triste e é preciso encontrar outro ou recuperar o perdido. E isto, só com a ajuda de um Xamã.

Fonte: Adaptado de .xamanismo.com




Interessante...
Mas não deixa de ser uma versão "ligth" de uma verdadeira viagem iniciática :-)

Parabéns pelo tópico. Interessante.

Tokobá: como seria, então, a verdadeira viagem iniciática?

Obrigada
Aurora :)

Aurora, não sou dono de nenhuma verdade.
E não posso dizer como É !
Posso dizer como é que faço, que foi como aprendi...
Copei do que disse ontem no link sobre a raposa:
" é um processo de iniciação, que começa com uma semana antes de abstinência sexual, jejum a carnes e a álcool, e que culmina num ritual ao nascer do sol, em que após um banho de ervas, defumação e meditação com oração cantada num circulo sagrado, o iniciante, entra num estado de meditação profunda, sempre acompanhado pelo seu Xama mentor, em que "viaja" mental e espiritualmente até ao encontro com o seu Animal Totémico. A partir desse encontro, tornam-se inseparáveis"
É basicamente isto
Mas há toda uma prepação anterior do espaço e da pessoa, com alimentação conduzida para a "purificação" do corpo e com "ginástica mental" e canções e batuque :-) sempre com o tambor da marcar o ritmo!
Por isso é que eu disse que era um processo "ligth" :-) e a India Luna, não levou a mal o que escrevi!


Citação de: Tokoba de Xango em Abril 08, 2016, 12:42:49
Interessante...
Mas não deixa de ser uma versão "ligth" de uma verdadeira viagem iniciática :-)

É uma versão soft da viagem em si. Mas também depende da raiz dessa viagem, ou seja, esta está ancorada nos índios americanos. Sei que há tribos no Brazil que também realizam com algumas diferenças. Cada tribo deverá ter a sua própria forma de encontrar o animal de poder.

O interessante, no entanto, é que mesmo assim, esta também traz resultados :)

Adoro mochos/ corujas...quem sabe não será o meu animal..ou águia quem sabe. Ou se calhar nenhum deles  ;)

Citação de: gardenfairies em Abril 09, 2016, 11:34:43
Adoro mochos/ corujas...quem sabe não será o meu animal..ou águia quem sabe. Ou se calhar nenhum deles  ;)

Pode ser sim, porque não tenta fazer a meditação e se for.... ele surgirá!