• Bem-vindo ao Your Souls - A sua Alma , O seu ser....
 

Física quântica: caminhos entre ciência e espiritualidade

Iniciado por Mestre Cruz, Abril 13, 2016, 08:38:30

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Mestre Cruz

Existe ligação entre ciência e espiritualidade?

É possível falar de Deus em termos científicos?

Conversamos nesta manhã com o físico indiano Amit Goswami, doutor em física nuclear pela Universidade de Calcutá, professor emérito pela Universidade de Oregon, nos Estados Unidos.

Amit vem sendo considerado um dos cientistas mais respeitados do mundo porque tenta em seu trabalho destrinchar alguns dos questionamentos mais delicados no campo científico, questões que até hoje a ciência encontra dificuldades em responder: O que é Deus? Existe alma? O que é Espírito?

Para o físico, a ciência materialista não consegue responder a essas perguntas pois considera apenas o universo exterior como objeto de estudo e analisa apenas o mundo material, não levando em consideração o universo interior de cada indivíduo. Para Goswami, há que se levar em consideração esses dois universos para que se tenha respostas mais exatas e plausíveis a respeito de quem somos nós e o que é esse universo que nos abriga.

Amit explica que a Consciência é a origem do nosso estado físico, a origem da existência, vindo antes da questão material. Assim, somos manifestações de uma supra consciência, que pode ser chamada "deus" ou "consciência quântica". Para o físico, essa tese ajuda a quebrar uma série de paradigmas insolúveis e os dualismos que a ciência materialista nos impôs.

O cientista fala muito sobre a ciência materialista, ataca, coloca em xeque. Explica que ele mesmo foi um materialista durante toda a vida, inclusive durante seus 32 anos lecionando na universidade de Oregon. A propósito, alguns dos livros dele são usados por conceituadas universidades como base ao estudo da Física Quântica.

Foi quando passou por uma profunda crise de sentido, que Goswami resolveu estudar questõs mais profundas, responder às questõs tão vitais a ele quanto para quem busca mais do que a ciência nos oferece hoje.

O campo de estudo é vasto e para você que deseja entender mais a relação da física quântica com os novos caminhos da ciência, aqui vai uma lista da obra do Amit Goswami:

O Ativista Quântico - Amit Goswami expõe sua convicção do potencial ilimitado da consciência e propõe uma nova forma de atuação e transformação social. A idéia central do ativismo quântico é a de que somos capazes de mudar o mundo e a nós mesmos partindo de outros fundamentos que não o materialismo: a física quântica, o desenvolvimento espiritual e o nosso poder criativo. Sem abandonar a ciência, Goswami explica os princípios da mecânica quântica.

A Física da alma – A explicação científica para a reencarnação,a imortalidade e a experiência de quase-morte. Aqui, Amit Goswami emprega os fundamentos da física quântica para explicar e provar cientificamente conceitos místicos como imortalidade, reencarnação e pós-vida. Por meio de um trabalho cientificamente fundamentado e, ao mesmo tempo, de leitura fácil e compreensível, o pesquisador indiano tem intenção de revolucionar os principais conceitos da medicina, da física e da filosofia.

O Universo autoconsciente – Como a consciência cria o mundo material. O físico indiano Amit Goswami contesta radicalmente o realismo materialista e desconstrói a convicção de que a matéria é o principal elemento formador da criação. Em vez disso, afirma que o verdadeiro fundamento de tudo aquilo que conhecemos e percebemos é a consciência, aqui entendida como algo transcendental — fora do espaço-tempo, não local e onipresente. Propõe, assim, uma teoria desafiadora, erguendo uma ponte entre ciência e espiritualidade e construindo um novo paradigma científico.

Também são livros de Goswami: a Criatividade quântica, Deus não está morto,  Evolução criativa das espécies, O Médico Quântico, A Janela Visionária.


http://colunas.cbn.globoradio.globo.com/platb/caminhosalternativos/2010/09/18/fisica-quantica-caminhos-entre-ciencia-e-espiritualidade/

Victoria

Penso que a ciência e a religião explicam o Universo de pontos de vista diferentes. Não tem de ser antagónico.