• Bem-vindo ao Your Souls - A sua Alma , O seu ser....

Crenças versus Realidade

Iniciado por onetruth, Junho 03, 2016, 03:17:07

Tópico anterior - Tópico seguinte

onetruth

Há pouco tempo perdi um familiar.

Apesar de ter tido esse(a) familiar à minha frente, já falecido, aconteceu um fenómeno que me fez pensar no conflito que há entre as nossas crenças, desejos e a realidade que sabemos ser como é. Noutras situações perdi familiares relevantes e não tive esta sensação.

Via a pessoa falecida à minha frente, mas não conseguia acreditar que tinha falecido. Como podia pensar tal coisa, tendo a pessoa à minha frente? A situação inesperada e o desejo de querer a pessoa viva talvez cause esta sensação. Ainda hoje tenho momentos rápidos em que não acredito que isso aconteceu. Mas os meus olhos dizem-me que sim. Porque razão penso o contrário?

Faz-me também pensar que quando acreditamos numa coisa, isso sobrepõe-se a qualquer prova que venhamos a ter do seu oposto. Queremos tanto acreditar que rejeitamos as provas que o desmentem.

Já vos aconteceu isto?
Porque apesar de tantas crenças, opiniões e perspectivas, a verdade é só uma...
Pode ser extensa e complexa, mas é só uma...

Fleite

Citação de: onetruth em Junho 03, 2016, 03:17:07
Faz-me também pensar que quando acreditamos numa coisa, isso sobrepõe-se a qualquer prova que venhamos a ter do seu oposto. Queremos tanto acreditar que rejeitamos as provas que o desmentem.

Já vos aconteceu isto?

Nesta frase Onetruth faz juz ao seu nome. Diz uma verdade que o orgulho dos humanos não os deixa admitir. Queremos tanto acreditar que rejeitamos até as provas que afirmam o contrário.

O nosso cérebro por vezes satisfaz-nos o desejo e deixa-nos ver o que queremos e não necessariamente o que existe.

Acontece até com membros aqui do forum que relatam casos que não são mais que pura auto-alucinação provocada pelo desejo e também pelo medo intimo que determinada situação lhes provoca.

onetruth

Gerir percepções não é fácil e quando estamos a lidar com o paranormal/espiritual/esotérico pode tornar-se duvidoso o que é real e o que é imaginação. Mas quem passa por isso acredita naquilo que viu/sentiu/ouviu... Pode ser falso. Mas e se for verdade? E se for ilusão?
Porque apesar de tantas crenças, opiniões e perspectivas, a verdade é só uma...
Pode ser extensa e complexa, mas é só uma...